FALANDO SÉRIO

PC faz intimações para depoimentos no inquérito das Notas Fiscais

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 03/07/2024 às 19:22Atualizado em 05/07/2024 às 21:55
Compartilhar

Entre esta 4ª feira e a 5ª feira, a Polícia Civil terá expedido intimações, dando início à coleta de depoimentos no inquérito das notas fiscais denunciadas por Marcos Jammal. Vereador colocou sob suspeita a autenticidade de NF expedidas para prestadora de serviços de recapeamento asfáltico.

Muita gente
O presidente do inquérito é o delegado Eduardo Garcia, que teria uma lista inicial de no mínimo oito pessoas a serem ouvidas nos próximos dias. Recentemente, o delegado revelou a FALANDO SÉRIO ter dedicado várias semanas à análise de centenas de documentos requisitados.

Notas fiscais
Ao falar à PC sobre as suas suspeitas a respeito das notas fiscais que, segundo ele, foram obtidas na forma de “vazamento” na Prefeitura, Jammal as entregou ao delegado Eduardo Garcia. Antes disso, o vereador havia recorrido à Justiça para ter acesso aos documentos pedidos à Prefeitura. Em parte, recebidos depois disso.

Emperrado
Secretaria do Tesouro Nacional voltou a pedir correções e informações complementares para continuar analisando o pedido de autorização feito pela Prefeitura para contrair empréstimo internacional de US$ 72 milhões. Análise resultado do fato de essa modalidade de empréstimo precisar do aval da União.

Diligências
Explicou o secretário de Governo que a Prefeitura está atendendo a diligência aberta no dia 19 do mês passado pelo Tesouro Nacional. Essa é a segunda vez que a STN pede mais dados à Prefeitura. A tramitação do processo, incluída a aprovação da Câmara de Vereadores, completará um ano no mês que vem. E ainda precisará passar pelo Senado.

Sem parecer
Nesses imbróglios que agora cercam a campanha “Ela faz, Ela cuida” – já fora do ar – o que mais se ouve são perguntas sobre aonde estava a ProGer quando a publicidade foi aprovada. A verdade é que as campanhas institucionais da Prefeitura não passam pelo crivo da Procuradoria Geral.

Autonomia
A relação do Executivo com a agência de publicidade contratada é feita exclusivamente pela Secretaria de Comunicação.

Nada ilegal
Tem 23 laudas a defesa de Elisa na ação eleitoral formalizada pelo PDT e que resultou na suspensão da publicidade polêmica e até mesmo no uso do slogan “Ela faz, Ela cuida”. Assinado pelo advogado Marcelo Venturoso, o documento contesta as denúncias e pede que o magistrado julgue improcedente a ação. 

Sem promoção
A chefe do Executivo contesta que a publicidade representasse promoção pessoal, reforçando que o “Ela” é a própria Prefeitura e não a pré-candidata. E que não faz qualquer referência às eleições deste ano, concentrando-se na divulgação de serviços prestados pelo município.

Obrigação
E ressalta que “a publicidade não é privilégio concedido ao poder público, é dever constitucional”.

Melou
Como FALANDO SÉRIO havia antecipado, houve realmente pedido de impugnação do edital de pregão eletrônico 044/2024, destinado à contratação do transporte escolar rural. A concorrente Siga Bem Transportes e Turismo apontou algumas anormalidades que dificultariam a formalização de uma proposta.

Republicação
E o pedido de impugnação surtiu efeito. A Prefeitura comunicou à empresa que a disputa foi suspensa para adequações no edital, o que exigirá uma nova publicação com outros prazos. Uma oportunidade para corrigir também o local de início da contagem de quilometragem para o pagamento do prestador de serviços.

GCM e fiscais
Aprovado nesta 4ª feira pela CCJ do Senado a PEC que inclui entre os órgãos de segurança pública não apenas as Guardas Municipais, mas também os agentes de fiscalização de Trânsito. Em relação à GM, isso já consta em lei ordinária, mas estar na Constituição dará mais status aos agentes municipais, que, aos poucos, vão rompendo as barreiras do preconceito.

Importância
Relator da PEC, que é de 2022, o senador agora licenciado Efraim Filho destacou em seu parecer não restarem dúvidas de que as GCM foram concebidas como polícias municipais e reforçam as ações das outras polícias no combate à criminalidade. O projeto agora passará por votação em plenário.

Protesto
Ativista social nas redes sociais, Ana Quirino, moradora em um dos Girassóis, pergunta, no grupo Política Uberaba 2024: “Por que o nosso CEMEI (dos Girassóis) não anda, se foi lançado no mesmo dia que o do Alfredo Freire (que já está pronto)? Será por que somos feios ou por que somos bobos?”.

Perda
Ninguém da PMU se manifestou, mas o ex-deputado Franco Cartafina lamentou a falta de licitação para a obra do Anaté, sentenciando que “daqui uns dias perde o dinheiro”. Recursos foram conseguidos por ele e disponibilizados em 2020.

Chapéu
fábrica de craques no passado, o Nacional FC tem história marcada também por “chapéus” levados em transferências de atletas. Um dos casos mais “escandalosos” foi a liberação de Rodrigo Mendes, ainda no infantil, para o Flamengo no início dos anos 90.

História contada 
Conta o dirigente Toninho (Antônio Carlos de Oliveira) que “alguém pediu ao então presidente que colocasse a sua assinatura no documento de liberação do Rodrigo”. E que diante da pergunta “qual dos dois Rodrigos(?)” teria dito ser o Rodrigão (atual diretor do USC), que iria para o Fabrício.

Custo zero
E assim teria sido feita a transferência do já desenhado craque Rodrigo Mendes para o Flamengo. A estreia dele aconteceu em 1993 como profissional, aos 17 anos.

Faltou pouco
Voltando ao presente, Toninho contou também que faltou pouco para o Nacional se antecipar ao USC e ter os serviços de Rodrigão Alcino para o campeonato da segundona deste ano.

Patrocínio
Condutor do USC desde o fim das relações do clube com a SAF, Rodrigo Alcino anunciou ter fechado com três patrocinadores que exporão suas marcas nas camisas coloradas. Um deles, master. Rodrigão disse também que já tem sete jogadores apalavrados para defender o USC na Segundona.

O vice
Questionada nesta 4ª feira pelos colegas Paulo Garcia e Mozart Júnior (“De frente para a notícia”, na JM) sobre a escolha do seu vice, Elisa deixou claro que, “com base na minha experiência, será uma pessoa em quem eu possa confiar e tenha equilíbrio emocional”. 

As críticas
A chefe do Executivo entende que as críticas à sua administração estão “na bolha política” e não entre o povo. Segundo ela, as críticas dessa “bolha” não anulam as suas realizações na cabeça dos uberabenses. Apesar do bombardeio dos últimos dias, Elisa estava tranquila e até deu boas risadas com Paulo Garcia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por