FALANDO SÉRIO

Pedida à Justiça decretação de prisão para dois advogados

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 08/09/2023 às 19:56Atualizado em 09/09/2023 às 19:02
Compartilhar

Em investigação ainda mantida sob sigilo pela Polícia Civil, e à qual a coluna já fez referência, dois advogados tiveram a decretação de sua prisão oficialmente pedida ao Judiciário. Investigação ocorre em inquérito devidamente instaurado.

Alvarás
O funcionamento de hospital sem alvará sanitário também despertou a atenção da Polícia Civil nos desdobramentos de outra investigação. Esclarecimentos foram pedidos à Secretaria de Saúde e, na ausência de resposta, o Ministério Público foi acionado oficialmente no relatório final da apuração.

Dor de cabeça
Juiz federal Fabiano Verli, de plantão em Minas no feriado de 7 de setembro, quer que a Corregedoria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública apure o descumprimento de ordem judicial para a soltura de mulher presa em Uberaba durante a “Operação Antagônico” (contra cigarro eletrônico).

Despacho
Acolhendo petição do advogado Yago Abrão, a 2ª Vara Criminal da JF em Uberaba determinou a soltura logo após a prisão ocorrida na terça-feira. Providências foram inicialmente tomadas junto ao SETARIN, órgão que analisa todo alvará do gênero para verificar se o preso não tem outra condenação. Não havia impedimento.

Recusa
Consta da manifestação do juiz Fabiano Verli, no feriado, que policial penal teria se recusado, na 4ª feira, a colocar a mulher em liberdade. Razão pela qual, o magistrado federal quer também a identificação do agente encarregado de processar e dar cumprimento à determinação.

Urgente
O juiz plantonista deu, na quinta-feira, duas horas de prazo para que a presa provisória fosse colocada em liberdade. E autorizou o oficial de Justiça federal que fosse à penitenciária a dar voz de prisão a quem descumprisse a ordem, fazendo-se acompanhar de força policial. Não foi necessário.

“Tucanos” e Zé Renato em conversa não apenas de bar (Foto/Arquivo Pessoal)

Conversa vai...
Com o PSDB decidido a não caminhar com Elisa, uma conversa entre o secretário-geral Luiz Cláudio Campos e os filiados Márcia Moreno e Lee com o ex-secretário José Renato Gomes foi flagrada na véspera do feriado. Como político raramente “joga conversa fora”, um processo de sedução pode estar em curso.

Tornozeleira
Uberabenses presos em Brasília durante e em consequência das manifestações de 8 de janeiro, e foram liberados mediante condições, retornaram à cidade com tornozeleiras emprestadas pela PF do Distrito Federal. Aqui, tiveram de trocá-las por tornozeleiras do Estado.

Uniforme
Mais constrangedor do que ser presa em Brasília por me manifestar pacificamente, foi ter de, em Uberaba, vestir o uniforme usado pelos detentos da penitenciária e ser “fichada” para a troca da tornozeleira – disse à coluna uma das que viveram a experiência. Antes de ir a Brasília, ela passou 70 dias diante do Tiro de Guerra em Uberaba.

Solidariedade
Uma das mulheres ouvidas com exclusividade pela coluna, com o compromisso de não ter o nome divulgado, disse também que não faltaram manifestações de solidariedade entre as presas de diferentes regiões no período em que estiveram na Colméia.

Azarada
Dentre os dramas pessoais que ouviram, ela contou também que uma das presas – residente em outro Estado – estava com casamento marcado para o fim de semana seguinte ao da manifestação. Resultado: teve de mandar recado para o noivo.

Ranking
Na comparação com 2022, Uberaba melhorou duas posições no ranking nacional do saneamento. Passou de 27ª para 25ª. À sua frente, em Minas Gerais, apenas Uberlândia, a 3ª no Brasil, atrás de São José do Rio Preto (1ª) e Santos (2ª).

Perdas
Para a formação do ranking, são reunidos pela oscip Instituto Trata Brasil diversos dados e, no item perdas na distribuição, a Codau perde apenas para a SEMAE de Piracicaba (54,56%). Em Uberaba a perda aferida é de 43,88%.

Curso superior
Aprovada pela Câmara dos Deputados e dependendo agora da análise do Senado, a Lei Geral da Polícia Civil exigirá curso superior para o ingresso também no quadro de investigadores, em todo o País.

Para todos
O Conselho Superior da instituição terá de contar com representantes de todos os cargos efetivos, com a possibilidade de eleição dos seus membros e participação paritária.

Delegados
Nos concursos para delegados, a Ordem dos Advogados participará de todas as fases do certame e nenhuma outra força policial poderá se fazer representar na comissão.

Transferência
O policial civil de um Estado poderá ser cedido a outro e, após dois anos, até ser transferido definitivamente, desde que haja concordância do Estado de origem e do próprio agente.

Zero a zero
Boletim epidemiológico da SMS desta 6ª feira diz que, nas 24 horas anteriores, não houve, em Uberaba, registro de morte por Covid nem contaminação.

Registros
Entre janeiro a agosto, de acordo com levantamento do ativista do SUS Jurandir Ferreira, houve 42 óbitos de pacientes Covid. A partir de 2020, 1 mil 675 uberabenses perderam a vida vítimas do vírus.

Internações
Nos hospitais da cidade estavam internados pelo SUS nas 24h completadas na tarde desta 6ª feira 132 pacientes em UTI e outros 574 em enfermaria.

Decepção
Depois de permanecer com os filhos por onze anos e perder a guarda para a ex-esposa, pai se considera vítima de situações inverídicas e estende sua decepção também à Defensoria Pública. Segundo ele, na representação ele teria sido aconselhado a se conformar até que possa pedir uma revisão do caso, depois de oito meses.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por