FALANDO SÉRIO

Perda da representação política de Uberaba pode refletir também em 2026

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
wellingtoncardoso@terra.com.br
Publicado em 04/10/2022 às 20:12Atualizado em 16/12/2022 às 00:45
Compartilhar

A perda de cadeiras na Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados refletirá negativamente na liderança política regional de Uberaba. Os seus efeitos tendem a repercutir também em 2026 ou mais, a prevalecer a pulverização de votos no município.

Espaço ocupado

O espaço que os atuais deputados uberabenses desocuparão a partir de janeiro em outros municípios certamente será ocupado por detentores de mandato. E isso significará retrocesso depois de décadas de protagonismo de lideranças políticas de Uberaba na região. Recuperar esse terreno será outro desafio.

Pichação

A Polícia Civil concluiu o inquérito destinado a apurar responsabilidades no episódio da pichação à sede do PL, mesmo não tendo acesso aos dados dos celulares dos suspeitos. Foi negado pela Justiça em 1ª instância.

Complemento

O Ministério Público recorreu ao Tribunal de Justiça e, havendo decisão favorável, o inquérito voltará à delegacia para a ampliação das investigações. Continuam sendo dois os investigados, identificados em menos de 72h após a pichação, graças a câmeras de segurança.

Pulando fora

Advogado uberabense Geovane Soares renunciou à defesa do vereador verissimense Marçal Monteiro por incompatibilidade de idéias sobre a linha a ser defendida na investigação conduzida pela Polícia Civil.

Foragido

Marçal ainda é considerado foragido da Justiça. Ele teve dois pedidos de revogação do seu mandato de prisão indeferidos, aqui e no Tribunal de Justiça.

Culpa da elite

Criticando a “mesquinha elite política”, que considera responsável pelo insucesso de Tony e Franco em razão dos votos dados a “candidatos sem expressão e aos de fora”, o vice-prefeito licenciado diz que em 2024 “devemos mostrar quem foram esses”.

Sem nomes

Moacyr Lopes não fez referência a nenhum nome dessa “elite política” em sua fala no grupo Política Uberaba 2022. 

Tony é abraçado por simpatizante durante a campanha

Sai da frente

Do alto dos seus 38 mil votos obtidos em Uberaba na eleição de domingo, que lhe deram a condição de 1º suplente do MDB na AL a partir de janeiro, Tony Carlos é o primeiro dos recém-saídos das urnas a admitir ser candidato a prefeito (em 2024).

A quem procurar?

Tony também dá uma sugestão às entidades de classe de Uberaba: “Chamem os deputados eleitos da região para uma conversa”. Sem representação, a cidade terá de construir pontes.

À disposição

Quem antecipa estar à disposição para servir Uberaba é o reeleito Leonídio Bouças, de Uberlândia, que assumiu esse compromisso com o ex-colega de Assembleia. Disse ele que o resultado das eleições aqui é um prejuízo para toda a região.

Sinal de fumaça

Franco Cartafina não disse sim, mas também não negou, ao ser entrevistado no JM News 1ª edição de terça-feira, que possa ser candidato à chefia do Executivo. Segundo ele, vai depender da vontade do seu partido, o PP.

Minimizando

Prefeita voltou a minimizar o prejuízo político de Uberaba com a perda de representação na Câmara dos Deputados e Assembleia. Ouvida no Pingo no J (Rádio JM), ela disse, em outras palavras, que deputado é do Estado e não do município.

Desidratação

Dos detentores de mandato por Uberaba quem mais perdeu votos na cidade nesta eleição, comparada com a de 2018, foi o delegado Heli Gril 81,55%. Franco perdeu 28,86%, enquanto Aelton Freitas experimentou aumento de 153,87%.

Menos votos

Em relação ao 1º turno de 2018, Bolsonaro também perdeu votos, domingo, em Uberaba: 21,15%. Os votos do PT aumentaram 41, 44%, mas a diferença é que em 2018 o candidato foi Fernando Haddad e agora é Lula.

Para cima

Zema também teve melhor desempenho este ano. Sua votação de 1º turno aumentou 20,23% na reeleição.

A voz cristã

O petebista pastor Eloísio não votou no candidato do seu partido a presidente da República, mas rotula o padre Kelmon de “a voz do cristianismo”. O vereador considera o polêmico padre representante da insatisfação dos cristão com o discurso da esquerda.

“Eu gostaria”

Eloísio acrescentou que gostou muito de algumas colocações do padre Kelmon dirigidas a Lula no debate da TV Glob “Alguns dos comentários foram exatamente o que eu falaria para Lula”.

Lamento

Polícia Civil lamenta o resultado das eleições para Heli Grilo, Aelton Freitas, Ismar Marão e Franco, responsáveis por praticamente 90% dos recursos que a instituição recebeu nos últimos anos via emendas parlamentares, que lhe deram viaturas, armamento e outros recursos.

Vacas magras

Receia-se que comece em janeiro o período de “vacas magras” que quase sempre ronda a Polícia Civil.

Juiz Veronez mostra Museu da Justiça a estudantes

Judiciário

Prejudicado pela pandemia nos dois últimos anos, o projeto “Conhecendo o Judiciário” foi retomado na comarca de Uberaba na semana passada. O diretor do foro, juiz Fabiano Veronez, recepcionou na sexta-feira alunos da EE José Acácio da Silva e da EM General Osório, de Água Comprida.

Museu

Estudantes assistiram a vídeo sobre o Poder Judiciário e visitaram o Museu da Justiça, acompanhados também pelo juiz auxiliar Marco Antônio Macedo, as servidores Brenda Martins e Juliana Lacerda, e ainda os professores Luís Fernando Oliveira e Maria Angélica da Silva. O museu conta com objetos e processos que ajudam a contar a história da Justiça e da comunidade – explica o juiz Veronez.

Metade

Candidato a deputado estadual por Delta, Luizinho Zanuto saiu das urnas com 54.71% dos votos daquela cidade. Mais de 2 mil 600 eleitores do município, emancipado de Uberaba na década de 90 por decisão da Assembleia Legislativa, deram o seu voto ao representante de Delta. Em Uberaba, Luizinho teve mais 291 votos.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por