FALANDO SÉRIO

Perfil dos criminosos mudou

Os furtos e roubos já não são alimentadores da dependência química, mas do desejo dos...

Wellington Cardoso
Publicado em 02/04/2012 às 03:02Atualizado em 19/12/2022 às 20:27
Compartilhar

Vaidade e não necessidade

O perfil dos criminosos uberabenses mudou. Os furtos e roubos já não são alimentadores da dependência química, mas do desejo dos autores de usarem roupas de marca, carros caros, e “gozar do bom e do melhor”. É o que garante o chefe da Polícia Civil em Uberaba e região, Francisco Gouvêa. E não é por puro “achômetro”, mas pela análise dos inquéritos em tramitação ou já enviados ao Fórum Melo Viana. Um detalhe permanece o mesm a maioria dos ladrões está na faixa dos 17 aos 28 anos.

Juiz prega endurecimento

“Piora o crime, abranda a lei”. Um contra-senso no Brasil, na análise do juiz Renato Zupo, de Araxá, em artigo publicado pela imprensa da vizinha cidade. Magistrado enfatiza a necessidade de endurecimento da lei para enfrentar a intensificação da criminalidade, frisando que “no Brasil não acontece o que é lógico. Faz vinte anos que o crime só aumenta, o caos social degringola, e a nossa lei penal, que já era um maná para criminosos, sofre uma micro-reforma que a amolece ainda mais”.

Na cadeia

O juiz Zupo dá um puxão de orelhas nos defensores ardorosos da ressocialização facilitando a vida dos criminosos. “Reeducar e socializar criminoso é importantíssimo, mas depois que ele estiver atrás das grades, e por um longo tempo. Sem intimidação, pena alguma funciona” – afirma. Ele lembra aos congressistas, responsáveis pela produção das leis, que “o cidadão probo e de bem quer bandido na cadeia”.

Média

Alguns vereadores estiveram, sexta-feira, com o promotor José Carlos Fernandes. Foram se “inteirar” das investigações do MP que culminaram com a denúncia à Justiça de servidores acusados de fraudarem processo de contratação de serviços de manutenção de ambulâncias. E se ofereceram para ajudar o promotor “no que for possível” para a “elucidação dos fatos”. Desnecessário qualquer comentário.

A bola da vez

A suspeita de que homens do Corpo de Bombeiros estejam envolvidos com o tráfico de drogas arranha a imagem da corporação, que reinava absoluta na lista das instituições mais simpáticas à população uberabense pelas características de suas atividades (prestar socorro a acidentados, principalmente). A investigação é conduzida pelo delegado Edson Morais e já resultou na prisão de um cabo. Há suspeitas de que a execução de sargento bombeiro, no ano passado, na Vila Celeste, tenha sido em consequência de ligações perigosas do graduado.

Diplomata

Nem sempre respeitado em entrevistas dadas pelos adversários dentro do PMDB, o secretário de Governo foi polido ao falar sobre seus concorrentes à indicação de candidato a prefeito. Aos microfones da Rádio JM, Rodrigo Mateus disse que, “no PMDB, não tem candidato melhor ou pior, tem candidatos diferentes, cada um com as suas qualidades”. Deu lição de diplomacia.

Uniforme

Caminhão da Citerol – a fabricante dos novos uniformes adotados pelos Colégios Tiradentes de Minas – fica em Uberaba amanhã e depois, a pedido do coordenador da escola na cidade, major Abimael Martins Leal. Muitos pais se queixaram do pouco tempo que tiveram na sexta-feira para a compra do uniforme que fica em R$ 204,60 (ou R$ 238 o feminino, com calça e saia incluídos).

Carência no Judiciário

Advogados já não sabem a quem recorrer – como diz Edilberto Martins Silveira – para que a Justiça de Conceição das Alagoas tenha melhores condições de trabalho. As carências são muitas. A comarca conta com apenas um oficial de Justiça e o Tribunal de Justiça se recusa a autorizar a contratação de outro. O último concurso para o cargo em 1ª instância é de 2005. Advogados pretendem ir em comissão ao TJ em busca de alternativa, pois o acúmulo de processos desgasta as relações entre as partes, os juristas e o Judiciário.

Fazendo a festa

Na semana passada, mais dois ônibus que faziam viagens interestaduais foram interceptados em rodovias do Triângulo Mineiro por bandidos fortemente armados.  Um dos assaltos ocorreu na BR-153, no Prata, e o outro na BR-050, chegando em Uberlândia. Um dos passageiros chegou a ligar para a Polícia Rodoviária Federal, mas ela não chegou a tempo de prender os criminosos.

Autoajuda

Estrela na TV Mundi/SP, a uberabense Eliana Barbosa – lançada na telinha pela TV Universitária – deslancha também em sua carreira literária. Em junho, ela estará lançando um novo livro no Brasil, tendo como coautor o norte-americano Richard Krevolin. Em julho, os dois farão em Hollywood o lançamento da versão em inglês. O título da publicação (a história de vida dos autores) está escolhid “Seja o herói de sua história”. No fim de semana, Eliana recebeu em São Paulo, o prêmio “Mulher em ação” de 2011.

A troco do quê?

Não entendo essa Polícia Civil mineira. Prende em Palmas/TO um dos maiores assaltantes de bancos e carros-forte do País, Rubens Araújo, e anuncia que ele planejava ações para Uberaba. Ora, se esse tipo de criminoso não age sozinho, o anúncio do que Rubão planejava não serviu de alerta para os seus eventuais comparsas ainda em liberdade? O silêncio seria mais lógico para que todos fossem presos.// A Printlog (3319.4242) busca e entrega gratuitamente o seu cartucho a ser reciclado com qualidade. 

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por