Fundação Cultural abriga Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico (Foto/Reprodução)
Nem tudo são flores nas relações entre integrantes do novo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba, de composição surgida em meio à crise sobre os imóveis inventariados eclodida em 2023. Em dezembro, dois deles se manifestarem contra o que consideraram falas ofensivas de uma colega.
Incidente
O imbróglio surgiu durante discussão em torno de um imóvel de inventariamento sob análise. Com um dos que se sentem ofendidos, a reclamada chegou a bater boca e teria perguntado ao ouvido do outro: “quanto é que você está ganhando para votar contra tudo aqui no Conphau(?)”.
“É duro”!
Disse o ofendido, de carreira empresarial construída na educação e uma liderança da “velha guarda”, que o comportamento da colega “foi muito desagradável (...) é duro ouvir isso”. Já o conselheiro envolvido na discussão se considerou constrangido ao ser questionado sobre o motivo do próprio voto.
Desrespeito
Afirmou o conselheiro, advogado, que a colega, professora, não respeitou o seu “sagrado direito de opinião (...) Não admiti e nem admitirei qualquer tipo de intervenção nesse sentido”.
Incorporação
O competente servidor de carreira Jorge Macedo acabou ficando de fora do 1º escalão municipal, depois de anos à frente da Assessoria de Orçamento e, nos últimos meses, no comando da SeFaz. Roberto Tosto voltou à secretaria, enquanto a assessoria perdeu o status e a remuneração de 1º escalão. Ela será absorvida pela própria SeFaz.
Reforma
Na prática, uma medida antecipada da reforma administrativa já esboçada por comissão, mas não decidida pela chefe do Executivo. Por enquanto, a Assessoria de Orçamento, para a qual Jorge foi reconduzido, permanece na estrutura do Gabinete.
Gestão
Elisa já externou o desejo de agregar “Gestão” na nomenclatura e na função da Secretaria de Planejamento. Agregar o trânsito à SEPLAN é uma possibilidade em análise, assim como o desmembramento da Secretaria de Administração, do que surgiria uma Secretaria de RH.
Tartaruga
Anunciada em dezembro de 2022, a revisão dos projetos de construção (ou conclusão) da Praínha era para ser feita entre 4 e 6 meses. Era a previsão. O tempo passou e, na 5ª feira, dois anos depois, a Codau assinou novo aditivo prorrogando por mais 59 dias o prazo para a conclusão, não da obra, mas da revisão dos projetos.
Ressurgindo
Com meses de atraso, atas das reuniões do Comupda somente na semana passada começaram a ser publicadas no Porta Voz. O Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais tenta sair da inércia que o caracterizou ao ponto de ficar sem diretoria e inativo por mais de um ano.
Castramóvel
No seu encontro de novembro, o conselho, ainda que timidamente, se posicionou sobre a assistência veterinária aos animais, pedindo à SMS que contrate outras clínicas além do Hospital Veterinário. E abordou a situação do castramóvel há tempos estacionado na área do HV e sem utilidade.
Então tá!
Na reunião foi informado que a licitação para a compra de equipamentos para o castramóvel estava “em fase final” de licitação. E que a previsão é de que ele funcione de forma itinerante, atendendo também a comunidade rural, a partir do 2º semestre deste ano. A idéia é boa.
Tarifa zero
Enviado ao Legislativo projeto de lei do Executivo que cria a tarifa zero para os estudantes. A proposta é do novo prefeito de Uberlândia e, de início, se aprovada, beneficiará 43 mil estudantes cadastrados no sistema integrado do transporte coletivo naquela cidade.
Antes da hora
Em Uberaba, o benefício chegou a ser anunciado pela Semed em 2023, antes mesmo de qualquer análise do impacto financeiro que a medida acarretaria aos cofres do município. Demorou, mas a Prefeitura admitiu a impossibilidade da tarifa zero mais de um ano depois do anúncio.
Gabriel Riccioppo e o troféu conquistado em Santa Catarina (Foto/Divulgação)
Destaque
O uberabense Gabriel Riccioppo, de 24 anos, foi eleito Destaque Empresarial de 2024 pela Associação de Jovens Empresários do Balneária Camboriú/SC. Filho do artista plástico Pedrinho Riccioppo, Gabriel é o CEO da NR TECH, responsável pela gestão, área comercial, marketing e desenvolvimento de softwares de mais de 150 clínicas.
Recibo para IR
Receita Federal lembra que desde quarta-feira os profissionais de saúde estão obrigados a emitir de forma digital os recibos destinados ao abatimento do Imposto de Renda pelos pacientes. Para isso devem usar o sistema Receita Saúde, disponível desde abril do ano passado.
Pré-declaração
A partir da declaração pré-preenchida do exercício de 2025, em 2026, o contribuinte verá o que pagou automaticamente lançado nas despesas dedutíveis. O profissional de Saúde também.
Pagamento
Agora secretária de Administração, Taciana Balduíno diz que, segunda-feira, a Prefeitura estará pagando os salários de dezembro dos servidores. A folha é de R$ 41 milhões 197 mil 429.
Autêntica aula
Na quinta-feira, o biólogo Luiz Gustavo, do Departamento de Zoonoses, deu uma aula sobre escorpiões e outros “bichos” em entrevista à Rádio JM. E, certamente, deixou muita gente com vergonha de reclamar, mas não se prevenir contra os pequenos, incômodos e perigosos animais.
Pelo ralo
O profissional detalhou que escorpião é animal artrópode invertebrado e urbano, aparecendo em residências, em 90% dos casos, pelos ralos não tampados (após o banho ou qualquer outro tipo de uso). E esse “bicho”, de aparência assustadora, é responsável por até 1000 vítimas/ano necessitadas de atendimento médico em Uberaba.
A disposição
O surgimento de três ou mais escorpiões em casa é motivo para o morador acionar a Zoonose, que tem profissionais capacitados para identificar de onde eles aparecem e dar orientações “in loco” aos residentes do imóvel.
Antigos
Escorpiões existem há 450 milhões de anos, segundo estudos, e chegam a 2,2 mil espécies no mundo. Diz o Instituto Butantã que são de 180 a 185 as espécies que vivem no Brasil. Todas são venenosas, mas quatro são as mais perigosas. Podem matar o ser humano, vivem de 4 a 5 anos e “tamanho não é documento”.
Temor
Um começo de estresse nesta 6ª feira no grupo de Whatsapp de servidores municipais. “Descobriram” que o novo presidente do sindicato da categoria, Luiz Carlos, é filiado do PSD. E temem que ele sucumba aos motivos partidários para compor com o Executivo.
Nada a ver
O próprio Luiz Carlos tentou acalmar o pessoal. Ele diz em áudio dirigido aos colegas que realmente é filiado do PSD, mas que isso em nada interferirá na sua postura enquanto sindicalista. E que estará lutando pelos interesses coletivos da categoria, da qual espera união em torno dos objetivos comuns.
Bronca continua
Recondução de diretoras de escola denunciadas por assédio moral colocou parte do professorado municipal insatisfeito. Para esse grupo, uma demonstração de que não haverá mudanças na postura da SEMED em relação aos professores.
Feira livre
Reconduzido, o secretário do Agronegócio coloca nos seus planos a revisão do regulamento das feiras livres de Uberaba, o que inclui a definição de espaços para as bancas e a realização de licitação. Aguinaldo Silva quer também atualizar a legislação das vias rurais, o que precisa ser melhor detalhado para compreensão.
Irritação
Codau fez leitura errada do consumo de água de empresário e não quer resolver a questão por telefone, exigindo que ele se dirija ao balcão. Pense em um homem irritado...!