FALANDO SÉRIO

Pesquisa eleitoral só com registro a partir de janeiro

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
wellingtoncardoso@terra.com.br
Publicado em 20/12/2021 às 20:04Atualizado em 19/12/2022 às 00:44
Compartilhar

Memória curta

Por mais absurdo que possa parecer, 67% dos uberabenses entrevistados pela Didática Pesquisa de Opinião Pública e Comunicação não sabem em quem votaram para deputado estadual em Uberaba. E outros 75% não recordam o nome do federal.

E não é só!

Consulta ouviu 500 uberabenses nos dias 11 e 12 de dezembro e 51% disseram não se lembrar em quem votaram para presidente da República. Dos 49% que sabem, 38% foram de Bolsonaro e 8% com Hadad.

Para todos

Projetando eventuais confrontos para o 2º turno da eleição presidencial, o Didática Pesquisa mostra que Bolsonaro perderia para Lula, Ciro Gomes e Sérgio Moro.

Com maior diferença de votos (22%) para o petista.

Centro

Ainda de forma estimulada é mostrado também que o centro da cidade é o setor em que Bolsonaro tem a preferência de 34% contra 32% de Lula, o que significa empate técnico. E a margem de erro da pesquisa é de 4,5%.

Registro

A partir de 1º de janeiro, pesquisas eleitorais somente poderão ser divulgadas se registradas. Resolução do TSE que normatiza o registro e a divulgação delas foi aprovada na semana passada. Uma das novidades é que enquete, quando apresentada ao público como pesquisa, também precisará de registro, sem o que estará irregular.

Nomeações

Como era esperado, a Secretaria de Educação terá de lançar mão de professores não aprovados nas etapas de habilitação para preencher vagas de direção em várias escolas municipais.

Insuficientes

Os aprovados e eleitos representam 48% dos setenta e cinco estabelecimentos, o que levará a nomeações de quem não passou em todas as etapas de seleção, incluída a eleição pela comunidade escolar. Para vice-diretor o quadro é ainda pior. 

Presidente eleita da OAB/Araxá

Demissões

A Universidade de Araxá demitiu de uma só vez seis professores do Curso de Direito. No pacote estão a atual vice-presidente e presidente eleita da OAB daquela cidade, a advogada Débora de Melo Vale, o vice eleito Wisley Cill Farney e a conselheira Mariana Candini.

Insatisfação

Os demitidos fazem parte de um grupo de insatisfeitos com alguns posicionamentos da UniAraxá como a extinção do Núcleo de Práticas Jurídicas. Houve recuo, mas ficaram sequelas.

Animosidade

A inclusão de diretores da OAB pode ter sido consequência de desentendimento recente entre representante da OAB no Conselho Fiscal da UniAraxá e diretoria. Conselheiro fez questionamentos que estremeceram as relações e foi substituído.

Silêncio

A coluna tentou ouvir representante da universidade. A pessoa indicada para isso pela secretaria não atendeu às ligações feitas para o telefone da sala em que trabalha.

Substituição

Prevista para março troca na presidência do Fôro Eleitoral da Comarca com o término do mandato do juiz Fabiano Veronez. Caberá ao sucessor, ainda indefinido, comandar as eleições gerais de 2022. Veronez continua na direção do foro estadual.

Um ou outro

Na dependência de editais de remoção está o seu sucessor, entre a juíza Raquel Agrelli e o juiz Adelson Soares.

Sem perspectiva

Permanece sem expectativa de data a definição de um novo titular para a 1ª Vara Criminal, vaga desde a promoção de Ricardo Motta a desembargador. Veronez, titular da 2ª Vara, tem responde por ela.

Mais essa!

Na semana passada, o vereador Túlio Micheli, depois de elogiar a postura do presidente da Codau em sessão do Legislativo, sentenciou que “a Prefeitura precisa realizar um intensivão para alguns secretários sobre como tratar bem as pessoas”. Pegou pesado.

Desigual

Na Câmara, secretários e assessores pisam em ovos. Os vereadores tendem a ser mais corporativistas que o secretariado.

Pé quente

Na rede social, torcedor do USC pediu à prefeita para chegar mais cedo ao “Uberabão” em outras oportunidades para evitar o susto que levou no sábado, quando o Varginha fez 2x0 no 1º tempo. Elisa chegou para o 2º tempo e o USC virou o jogo.

Imagem popular

Se no sábado a prefeita foi torcedora e vibrou com a virada do USC, no domingo experimentou um patinete elétrico no Shopping Uberaba.

Vai aumentar

Referindo-se à chamada burocracia para a aprovação de um loteamento na Prefeitura, o vice Moacyr Lopes assegura que “em favor do certo ela aumentará”.

Alfinetando

Segundo ele, “quem (loteador) for do bem e fizer a coisa certa, não terá problemas. Mas, os mal acostumados que se preparem”. Não disse quem nem porque, e acrescentou: “E se acharem ruim, sabem onde me achar”.

Leitura errada

Codau perde faturamento também com a medicação incorreta de hidrômetro, em que o consumo de água é lançado a menor. A revelação é da própria autarquia em relatório aos vereadores. A mensuração dessa perda não consta do documento, que culpa também a fraude.

Despedida

Depois de mais de vinte anos representando expressiva parcela dos funcionários da UFTM, Rolando Malvázio deixou a presidência do Sindttae e o sindicalismo. Sindicato passa a ter Daniela Nespoli e Ana Paula de Azevedo como coordenadoras.

Reiterando

Na ausência de uma resposta ao pedido anterior, o Sindicato dos Servidores volta a reivindicar tíquete-alimentação extra de R$ 800 para todos. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por