Curral
A cada manifestação de Belo Horizonte sobre as eleições em Uberaba fica ainda mais claro que o interesse pela cidade se resume ao chamado projeto Aécio. Nos últimos 8 anos, enquanto milhões de reais foram despejados pelo Governo mineiro em Uberlândia, as modestas e baratas reivindicações uberabenses (Olho Vivo, IML, sede para a PC) ficaram nas gavetas. Nem mesmo os parceiros de Anastasia conseguiram transformá-las em realidade.
Compensação
Como os milhões de reais investidos por Minas foram insuficientes para evitar a fragorosa derrota do projeto Aécio em Uberlândia, as atenções do Governo estadual agora – somente agora – se voltam para Uberaba. Os “tucanos” de alta plumagem instalados em BH veem o município como a última chance no Triângulo para se opor ao Governo de Dilma, responsável pelo dinheiro que possibilitou os inegáveis avanços experimentados por Uberaba. É política pura.
Cabeça esfriando
“Humildemente acato meu destino, ninguém vem a esse mundo sem uma missão e tento entender qual será a minha próxima” – escreveu Fahim Sawan, ontem, em seu mural no Facebook. Diferentemente do pós-eleição de 2010, desta vez ele não se isolou, o que traz alívio aos seus correligionários.
Em comum
O PROBEM está em alta nesta reta final das eleições. Lerin e Almir Silva passaram por lá na adolescência. Nascido e fortalecido nas administrações Hugo Rodrigues da Cunha/Naná e Silvério Cartafina/Terezinha, nos idos anos 70/80, o então Combem foi responsável pela formação de milhares de jovens em estado de vulnerabilidade social. Almir, o vice, já declarou que com a eventual eleição de Piau o projeto será ampliado e melhorado.
Subestimando os pobres
“Lerin tenta se identificar como o candidato dos pobres, mas subestima a inteligência dos menos favorecidos”, disse ontem o vereador Borjão, lançando-lhe um desafi que ele não aceite então as doações dos segmentos que vem chamando de elite e ruralista. “A quem ele quer enganar com essa conversa (?)” – questionou.
Prótese
É no mínimo corajoso o artigo “A prótese do PT no Supremo”, do jornalista Ricardo Fiúza, publicado pela revista Época. Ele mais do que rotula de petistas os ministros do STF, Ricardo Lewandowsk e Dias Tofolli. Chama-os de “advogados medíocres, cultivados à sombra do poder (do PT)”, e menciona, dentre outras coisas, que Tofolli, assessor jurídico do então ministro Zé Dirceu, tem em seu currículo duas reprovações em concurso para juiz de Direito.
Nem cócegas
Cantora Ivete Sangalo terá, por decisão do TRT/5ª Região, de pagar indenização de R$ 120 mil por danos estéticos, morais e materiais a trabalhadora que se acidentou enquanto puxava trio elétrico durante apresentação da artista em Camaçari/BA, em 2001. Soma, certamente, não abala as finanças de Sangalo, que fatura até R$ 400 mil por show. Na ação havia outros demandados, que foram excluídos a partir de acordo celebrado.
Destituição de presidente
Mantida para segunda-feira, a assembleia em que o Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares analisará denúncias de irregularidades contra o presidente Milton Ferreira Amaral. O acusado, suspenso do cargo desde setembro, chegou a publicar edital cancelando a assembleia, mas a intenção de voltar à presidência não foi acolhida liminarmente pela Justiça do trabalho. A assembleia está mantida e poderá, inclusive, determinar a destituição definitiva de Milton.
Boa ideia
Petição apresentada pelo deputado Aelton Freitas, tendo como destino o Banco Central, pleiteia que os boletos de cobrança bancária possam ser pagos em qualquer instituição também depois de vencidos, e não apenas no banco emitente. A restrição em vigor – afirma o parlamentar “uberabense” – prejudica não apenas o devedor, mas também o credor.
PT adia decisão
PT fez mais uma reunião na quinta-feira e rolou para a semana que vem a tomada de posição quanto ao 2º turno da eleição em Uberaba. A tendência é de neutralidade. Enfraquecido pelas urnas, o partido perdeu forças e a eventual condição de “fiel da balança”. Seu conjunto de candidatos a vereador somou pouco mais de 9 mil votos, número alcançado por apenas três postulantes do PSL (parceiro de coligação) eleitos. Depois de três mandatos consecutivos, o PT ficará sem representante no Legislativo a partir de janeiro.
Previsão negativa
Em editorial, o informativo eletrônico das representações dos professores das redes estadual, municipal e privada em Uberaba põe em dúvida a capacidade de na próxima legislatura a Câmara contar com Comissão de Educação “que dê conta do recado”. Apoia-se na constatação de que as urnas negaram mandato aos candidatos a vereador afinados com o segmento (os professores Marilda, Godoy, Alan Carlos, Renilda e Maurício), afirmando que o setor educacional saiu enfraquecido da eleição.
P.S. O Homocentro está precisando com urgência de doadores de sangue. Há vidas em risco.