Obras à vista
Será no início de fevereiro a assinatura do contrato da Petrobras com a empreiteira Toyo-Setal para a construção da fábrica de amônia em Uberaba. Paralelamente, o Estado faz concorrência para a contratação do projeto que especificará o trajeto do gasoduto a ser construído entre Betim e Uberaba para alimentar a planta de amônia. As duas obras estarão concluídas em 2016.
Mensalão
Ex-vice-governador de Minas pelo PSDB e ex-ministro do PT, Walfrido dos Mares Guia está livre do processo do “mensalão mineiro”, que teria sido o precursor do esquema que levou à prisão diversos colaboradores do ex-presidente Lula. Walfrido completou 70 anos e o crime de que é acusado está prescrito. O ex-governador Eduardo Azeredo deve ir a julgamento no STF este ano.
Ainda as perícias médicas
A capacidade de um médico contestar laudo sobre doença de que não seja especialista está em discussão. Isso não ocorre no dia a dia dos consultórios, mas é rotineiro na Justiça Federal, em se tratando de busca de aposentadoria por segurados do INSS. E a cada dia se tem informações que tornam o procedimento ainda mais compreensível pelos leigos. Como entender, por exemplo, ortopedista contestando laudo de psiquiatra?
Um só contesta muitos
Mais recentemente, FALANDO SÉRIO tomou conhecimento de segurada do INSS que, enquanto aguarda decisão judicial sobre seu pedido de aposentadoria, está impossibilitada de trabalhar e passando por necessidades. E, mesmo com manifestações de diferentes especialistas, que relacionam vinte e quatro problemas de saúde de paciente, alguns muito graves, no coração e no pulmão, a perícia a serviço da Justiça se mostra desfavorável à postulação.
Cura rápida
No rol das enfermidades da segurada figuram “capacidade vital reduzida”, enfisema pulmonar e asma grave não controlada sequer por medicamentos. Mas, na perícia foi dito que suas doenças podem estar curadas em quatro meses, e não consta na manifestação contrária que sua hipertensão tivesse sido aferida durante o exame. Claro está, com todas as informações que têm chegado a FALANDO SÉRIO, que as perícias judiciais precisam ser discutidas no âmbito das sociedades e conselhos de medicina.
Polêmica
Expondo foto e comentários com polêmica à vista, o espírita Thiago Baccelli lança em fevereiro o livro “Com amor e livre de preconceitos”. Na capa, foto do autor, criança, com Chico Xavier.
Tratamento injusto
Situação como a do soldado que evitou assalto em bar do bairro Universitário e baleou o assaltante poderá ter tratamento diferenciado em breve. No modelo atual, ele foi preso e tem de aguardar a liberação pela Justiça Militar. O que pretende o deputado Guilherme Mussi, em projeto já tramitando na Câmara, é que sejam proibidos a prisão e o afastamento do policial que fizer uso de arma de fogo no cumprimento do seu dever, enquanto estiver sob investigação ou processado. Seria preciso sentença condenatória.
Adicional
A Câmara discute também proposta de emenda à Constituição para estender o adicional noturno aos militares. “Os PMs não são máquinas” – justifica a autora, deputada Andréia Zito.
Prótese
No contexto da judicialização da Saúde, a Prefeitura de Uberlândia foi obrigada a comprar prótese peniana semirrígida e ajustável para uberlandense de 46 anos portador de disfunção erétil.
Como se fosse mixaria
Superior Tribunal de Justiça quer aumentar para 80% do salário inicial dos juízes a bolsa paga aos candidatos a magistrado durante o curso de formação. Isso significaria mais de R$16 mil/mês. Diz o STJ que o atual valor da bolsa – mais de R$10 mil – “desencoraja candidatos advindos de outras carreiras para a magistratura federal, em vista da perda salarial que isso poderia acarretar”. Onde está o sacrifício de trocar uns poucos meses de “salário reduzido” pelo teto salarial do país e a estabilidade que a carreira proporciona? Sem comentário.
É o sistema
Notícia de ontem do JM (“Assassino de André Nascimento está desaparecido no interior de São Paulo”) é bem o retrato da bagunça nacional. Considerado doente mental, Carlos Otávio Gomes Silva deveria estar internado, mas o sistema não dispõe de vagas suficientes em hospitais especializados. Consequência: o desequilibrado – autor de bárbaro homicídio – vai para as ruas com o “compromisso” de se tratar. E ninguém fiscaliza se isso ocorre de fato. É Uberaba? Não. É Brasil.
Uma e outras
Deputado e agora secretário de Estado Zé Silva estará em Uberaba neste fim de semana.// Vereador Franco Cartafina circulou ontem com o deputado Lerin.// Deputada Antônia Lúcia (PSC/AC) propõe em PEC o fim do auxílio-reclusão e a criação de benefício mensal de um salário para vítima da violência, transformada em pensão para a família em caso de morte.// Projeto tem longa caminhada pela frente. Será analisado por todas as comissões técnicas da Câmara e precisará de duas votações em plenário.
"Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre.”
(Charles Chaplin)