FALANDO SÉRIO

Pichação: bombeiro recorre ao silêncio e não "abre" o celular

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
wellingtoncardoso@terra.com.br
Publicado em 15/07/2022 às 19:49Atualizado em 18/12/2022 às 20:40
Compartilhar

Ellen Miziara teve reação preponderante para a elucidação do caso

Identificados os possíveis autores da pichação da sede do PL, na madrugada de 4ª feira. Um deles foi preso ainda em flagrante pouco mais de 48 horas depois, em ação de campo da Polícia Civil, liderada pelo próprio chefe do 5º Departamento, delegado Felipe Colombari.

Surpresa

Até agora a maior surpresa dessa identificação é o fato de o investigado ser cabo do Corpo de Bombeiros, lotado em Frutal, mas com familiares em Uberaba. Ele, inclusive, foi preso na residência da mãe. Policiais mal podiam acreditar ser alguém da segurança pública.

A investigação

Desde a 4ª feira, Colombari, mesmo estando em Belo Horizonte, determinou que seus agentes buscassem a imediata identificação dos autores da pichação. Inspetor Ricardo, subinspetor Mathias e investigador Rodrigo levantaram informações que os conduziram aos suspeitos.

Papel importante

Quem também teve papel importante na investigação foi a presidente do PL. Ellen fez levantamentos por conta própria, recorrendo a imagens de câmeras de segurança e dados de rede social, retransmitindo as informações que coletava diretamente aos policiais.

Flagrante

A persistência de Ellen em ver o caso solucionado, até mesmo para eliminar qualquer suspeita de ter sido uma “armação” de bolsonaristas, possibilitou que a prisão do graduado do CB ocorresse em flagrante presumido.

Perseguição

O Código Penal foi alterado há poucos anos e passou a reconhecer que a perseguição ininterrupta feita pela própria vítima, e não apenas pela polícia, pode caracterizar o flagrante. Como ocorreu neste caso.

Ouvida

Ellen prestou depoimento na tarde desta 6ª feira, assistida pelo advogado Carlos Bracarense.

Silêncio

Na delegacia, mesmo depois de ter admitido o delito ao delegado Colombari, o bombeiro preso não quis se manifestar. Optou pelo silêncio diante da delegada que ratificou o flagrante. Recorreu ao direito de se manifestar apenas na Justiça.

Sigilo

Com ele foi apreendido celular, do qual se negou a fornecer a senha. A PC já antecipou que pedirá a quebra do seu sigilo telefônico à Justiça. O acesso às mensagens

armazenadas no aparelho poderá, diante dos conteúdos, agravar a situação dos suspeitos.

Mensagens

Os policiais já viram pelos avisos de mensagens que aparecem mesmo com o celular bloqueado que há algumas enviadas por grupo identificado como petista até na própria denominação. O conteúdo dessas mensagens poderá, eventualmente, agravar a situação dos dois investigados e até mesmo levar ao indiciamento de outras pessoas.

Ponto na Saúde

Pelo que diz o secretário Sétimo Bóscolo a decisão já está tomada, o que significa que é questão do tempo necessário à aquisição dos equipamentos para que a SMS passe a adotar o ponto eletrônico dos servidores. Também nas UBS, alvo de queixas de descumprimento de horário.

Facial

E o registro de presença deverá ser feito por reconhecimento facial, valendo inclusive para os médicos. Afirma o secretário inexistir justificativa para que o servidor não cumpra a sua carga horária diária e semanal.

De olho na lista

Com anúncio de exposição da fila eletrônica aos pacientes SUS que nele estejam, alguns detalhes da ferramenta de controle popular ainda estão sendo discutidos. Um deles é como alguém da fila saberá por que outra pessoa foi passada na sua frente com justificativa de prioridade.

Faltosos

A desistência a um procedimento, possivelmente pela longa espera, e a alteração no número telefônico de contato, dentre outros motivos, fazem com que cerca de 28% dos que seriam chamados para atendimento não apareçam. Os números são da SMS.

Quem viu?

Não foi a denúncia de assédio moral feita ao Gabinete pelos denunciantes que levou a Codau a instaurar procedimento de apuração. O documento entregue no Centro Administrativo nunca chegou à mesa do presidente da autarquia, segundo ele mesmo.

Resposta

José Waldir explica ter recebido cópia da denúncia protocolada pelos queixosos no Ministério Público, enviada pelo promotor José Carlos Fernandes com pedido de esclarecimentos. E, ainda de acordo com o presidente, houve resposta da Codau.

De confiança

Ao tomar café com servidores da Codau no R-6 (Nenê Sabino), esta semana, Elisa reforçou a eles a sua total confiança em José Waldir, e até detalhou ter sido o servidor de carreira escolhido por ela para presidente.

Ciclovia

SDS está fazendo estudos para a possível criação de uma ciclovia no canteiro central da avenida Nenê Sabino, entre o aeroporto e a avenida Santana Borges – revela o superintendente de Trânsito, Rodrigo Carmelito.

Tabuleiro

Nova mexida no tabuleiro político mineiro pode ser boa para Franco Cartafina e Aelton Freitas. O também PP Marcelo Aro foi convidado por Zema para ser o seu candidato ao Senado. A resposta ainda não foi dada, mas os dois estavam juntos no Norte de Minas nesta 6ª feira.

Incentivador

Em 2018, o deputado federal Aro incentivou Franco Cartafina a concorrer à Câmara Federal, e não à AL, que era o plano inicial do então vereador. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por