E como!
Ao dar posse a Romeu Zema, o ainda presidente da Assembleia disse que o novo governador poderá contar com aquela Casa, “que é parceira e participativa”.
Uai, sô!
Como ninguém, Adalclever Lopes pode dizer o quanto a AL, com o seu bloco majoritário, foi parceira do desastre que foi a administração de Pimentel. Principalmente, ele.
Como assim?
E como poderia assegurar que a AL será parceira de Zema, se não estará lá? Aventurou-se na disputa pelo Governo mineiro e pagou “mico”.
Esperto
Com a aproximação do início do calendário escolar de 2019, Zema preferiu manter de fora das exonerações de ontem os superintendentes de Ensino.
Uberaba
Isso vale também para a Superintendência de Ensino em Uberaba, comandada pela ex-vereadora Marilda Ribeiro.
Desafio
Deputado Heli Grilo iniciará seu mandato propondo um pacto entre a Assembleia, Judiciário e MP.
Todos juntos
O uberabense quer que todos os servidores, independente do Poder a que estejam atrelados, recebam na mesma data.
Sem crise
Na Assembleia, no MP e no Judiciário não houve parcelamento de salários. Todos receberam em dia.
Calote
Ao revogar, no apagar das luzes, resoluções que asseguravam repasses financeiros aos municípios, o Governo Pimentel oficializou o calote.
Prejuízos
Ficaram prejudicados a compra de medicamentos, os repasses a hospitais conveniados, a atenção básica e especializada à saúde, a saúde mental e bancos de leite.
UPAs
No pacote de áreas atingidas pelo calote estão as Unidades de Pronto-Atendimento.
Presos
E o Estado deixou exclusivamente por conta da Secretaria de Saúde, em Uberaba, também a assistência médico-hospitalar aos detentos.
Reação
Temendo que Romeu Zema não restabeleça de imediato os repasses do Fundeb, alguns municípios retardarão o início do ano letivo.
Confirmados
A decisão de reiniciar as aulas somente no dia 18 de fevereiro já foi tomada por Contagem e Betim, que devem receber a adesão de outras cidades da RM de BH.
Conclamando
O presidente da Frente Mineira de Prefeitos, Alex de Freitas, está conclamando as demais prefeituras mineiras a se posicionarem.
Continência
Como os demais hospitais das universidades federais, o HC de Uberaba estará sob a gestão do general da reserva Oswaldo Ferreira.
Despesas
Se nada mudar, cada um dos deputados federais custará este ano, ao contribuinte, mais de R$ 2,2 milhões em salários, verbas indenizatórias e assessores pessoais.
Ajuda de custo
Para começar, cada um receberá em fevereiro R$ 33,7 mil a título de ajuda de custo para “se mudar para Brasília”.
Para todos
Quem está saindo também para fazer o caminho inverso, mesmo que não tenha um passarinho no Distrito Federal e que sua mudança caiba no porta-malas de um carro popular.
À distância
Nos cursos superiores presidenciais, as aulas à distância poderão representar, a partir de agora, até 40% do total.
Exceções
A medida não vale para cursos de Saúde e de Engenharia e a faculdade precisa ter conceito institucional no mínimo 4.
Que pressa!
Esse foi um dos últimos atos do atual ministro da Educação e a pergunta que se faz é simples: não podia deixar a decisão para o seu sucessor? O que motivou a pressa?
No páreo
Iniciando seu último mês na Assembleia Legislativa, Lerin faz planos para 2020. Pretende, assegura, disputar a Prefeitura pela terceira vez.
Sonho
“Não vou desistir do meu sonho de administrar Uberaba” – destacou ele à coluna no 1º dia do ano.
O imbróglio
Os documentos do MEC que tratam da nomeação abortada de Fábio Fonseca como diretor da UFTM não foram vazados, mas obtidos via Lei da Transparência.
Já assinou
Marcos Montes assinou ontem o termo de posse como secretário-executivo do Ministério da Agricultura, mas assumirá o cargo apenas no dia 1º de fevereiro.
Até o fim
O ex-prefeito de Uberaba pretende cumprir integralmente o seu terceiro mandato de deputado federal.
Demissões
Com seis demissões em 2018, a Prefeitura chegou a sessenta e cinco demissões motivadas de servidores a partir de 2013, em processos conduzidos pela Controladoria.
Apurações
Somente este ano, o controlador Carlos Bracarense determinou a abertura de 1,1 mil processos disciplinares.
Presente
Representado por Gabriel Mendes, o Partido Novo em Uberaba marcou presença na posse de Romeu Zema.
“A obra da caridade tudo transforma em poder do bem”.
(Emmanuel)