Servidor do CODAU que não optar pelas 40 horas semanais não terá promoção nem outros benefícios do plano de carreira, de acordo com o projeto de lei submetido ao Legislativo e em análise pela Procuradoria Geral da Casa. Isso provocou pelo menos duas reuniões quinta e sexta-feira. Vereadores estão sendo procurados por trabalhadores. Mas, os indicativos são de “fechamento de questão” sobre a matéria e que emendas não serão admitidas.
Mudou, mas...
O anteprojeto esboçado com consultoria paga não previa a possibilidade de o servidor se manter nas 30h, que é o regime adotado por toda a administração municipal. Como houve reações em contrário, o PL chegou à Câmara mais de um ano depois admitindo a opção, mas com prejuízos para quem não migrar para as 40h.
Conflito
Além disso, o projeto sobre os quais as discussões dos vereadores sequer começaram estaria revogando alguns dispositivos que afetam toda a administração municipal, e não apenas a Codau.
Escolha de Sofia
Há quase dois anos a Secretaria Municipal de Saúde sabe de irregularidades no Hospital da Criança, todas elas comunicadas ao Ministério Público. Aparentemente, praticou-se a chamada “escolha de Sofia” diante da inexistência de outro hospital dedicado à pediatria.
Prazo
Prazos de meses teriam sido dados ao HC para que as irregularidades fossem sanadas e muitas delas persistem ainda hoje, de acordo com informações extraoficiais.
Entre elas...
As anormalidades estavam em praticamente todos os setores, indo de ambientes sujos a falhas de identificação dos pacientes. Documentos de prescrição médica, evolução clínica e outros registros estavam com caligrafias ilegíveis e até com rasuras.
Aos montes
Ao todo foram apontadas mais de trezentas situações que precisavam de regularização. E diagnóstico mais recente, encomendado pela chefe do Executivo, impulsionou Elisa a decretar intervenção no hospital, de forma precipitada, mas, aparentemente, estimulada pelo que leu no documento ainda sigiloso.
Danos morais
Em assembléia geral extraordinária da Cohagra, no final do mês passado, o presidente Gledston Moreli criticou a retomada de imóveis feita no passado. Sem citar nomes, mas se referindo aos “gestores passados”, ele disse que essas retomadas resultaram em mais de duzentas ações judiciais, muitas delas de reintegração de posse e danos morais. E, por isso, segundo Gledston, a Cohagra precisa de mais advogados.
Contratações
A partir de segunda-feira, a companhia terá pelo menos seis caras novas entre os seus contratados. E também a exonerada secretária Gicele Gomes (Seds), que passará a ocupar a Superintendência de Relações Sociais e Institucionais da Cohagra.
Riscos
Mais uma vez o Conselho de Administração do IPSERV comenta em reunião o atraso de repasses da Prefeitura ao instituto. E não apenas da contribuição patronal, mas também aquela descontada na folha do servidor. Até o final de maio não havia sido repassados os valores completos de pelo menos três meses.
Banheiro unissex
Tribunal de Justiça de Minas julgará na última semana de julho a Ação Direta de Inconstitucionalidade formalizada pela Aliança Nacional LGBT contra lei municipal que proíbe banheiros unissex em ambientes públicos e privados em Uberaba.
Vício
Prega a Aliança, sediada em Curitiba, que o município não tem competência para legislar sobre o tema. Discorre na ação que a vedação afeta diretamente a comunidade LGBTQIAP+ no mais básico da sua dignidade humana, estimula o preconceito e a não aceitação desses indivíduos.
Advogados
A ação leva as assinaturas dos advogados Milena Callegari, Odo Adão Neto, Ney Lusvarghi Neto, uberabenses, e do brasiliense Fernando Otto.
E tem mais
Os dois projetos apresentados nos últimos dez dias por Diego Fabiano e pastor Eloísio também têm vício de iniciativa na avaliação da advogada Milena Callegari. Para a diretora da 14ª Subseção da OAB, as duas propostas não trariam qualquer benefício à população.
De saída
Recentemente nomeada secretária adjunta, Anne Roy Nóbrega estaria de saída da Secretaria de Administração e voltando para a iniciativa privada.
Nobel
Médico uberabense José Humberto Henriques tem proposta de indicação do seu nome ao Prêmio Nobel de Literatura. A iniciativa é da Academia de Letras do Triângulo Mineiro e das editorias dos periódicos culturais Primax e Nexo.
Produção
Com o seu conjunto de obras literárias elogiado pelo presidente da ALTM, João Eurípedes Sabino, e o historiador Guido Bilharinho, Henriques tem 404 livros publicados na Amazon (online). Diz Guido que o escritor consegue escrever três ou quatro romances simultaneamente. José Henriques é dos quadros da Unimed.
Concluída
SESURB concluiu a iluminação do Estrela da Vitória. Com compromisso firmado com o Ministério Público, a Prefeitura pagará a conta da energia consumida pelas famílias até que regularize as ruas do local. A falta disso impede que a CEMIG instale padrão em cada residência.
Silêncio
Com o memorial que leva o seu nome fechado há tempos, fez nesta 6ª feira 21 anos do desencarne de Chico Xavier, ainda hoje o médium mais reverenciado pela comunidade espírita de todo o País.
Bivalente
Até o dia 19 deste mês, 36 mil 166 uberabenses tomaram a vacina bivalente, tida como a mais eficaz na prevenção ao coronavírus e as suas variantes. Os dados não foram atualizados esta semana pela Prefeitura.
Júri
Ao firmar posição pela inconstitucionalidade da “legítima defesa da honra” em feminicídios, o ministro Dias Toffoli voltou a se manifestar a favor da extinção do Tribunal do Júri, sugerindo que a frente parlamentar feminina no Congresso apresente PEC com esse objetivo.