FALANDO SÉRIO

Plano de segurança para o campo

O projeto faz o mais detalhado mapeamento das estradas e fazendas da região...

Wellington Cardoso
Publicado em 19/04/2012 às 11:08Atualizado em 19/12/2022 às 20:08
Compartilhar

Escrito nas estrelas

Há um mês, FALANDO SÉRIO noticiou que alguns dos próprios “tucanos” que inventaram a candidatura de Maurício Cecílio o estimularam a “jogar a toalha”. Como “consolo” disseram-lhe que, se sua decisão fosse por continuar, eles estariam juntos. “Somos parceiros” – garantiram. A “renúncia” de Maurício estava desenhada desde o início do ano. A nota de renúncia por ele publicada ontem no JM deixa a incontestável interpretação de que o “inocente” Maurício saiu magoado do processo. Só faltou ele dizer com quem.

Como Zagalo

Nas voltas que o mundo dá, a indisfarçável tentativa de “bota fora” de Fahim Sawan agora se transformará em “estratégia” para recolocá-lo no cenário eleitoral. A forma como ocorreu o lançamento da pré-candidatura de Maurício, em torno de quem não houve nenhuma mobilização efetiva, deixou claro que o ex-deputado estadual era “patinho feio” na roda. Só que, agora, ele, com certeza, poderá repetir Zagal “Vocês vão ter de me engolir”.

Falta vocação

Mesmo reconhecendo a baixa remuneração dos professores, em todos os níveis, a superintendente de Ensino sentencia que esse não é o único problema na educação. Educadora Vânia Célia acha que o sistema é prejudicado também pela falta de vocação de muitos profissionais para a atividade. E cita que muita gente atua no Magistério por falta de alternativas no período de formação.

Estaca zero

Delegado Edson Morais admite dificuldades em elucidar a execução de sargento (Mendes) do Corpo de Bombeiros, morto ao sair de casa, na Vila Celeste, no ano passado. A suspeita de envolvimento de colega do graduado não avançou – diz o policial, que, contudo, não se dá por vencido. Edson assegura que não deixará o crime cair no esquecimento na Aisp/Olinda.

Carências ignoradas

Contando com agentes penitenciários desviados de função – o que provoca insatisfações entre aqueles que se encarregam da segurança do complexo –, a Penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira” apresenta uma série de carências. Faltam servidores administrativos, psicólogo, assistente social e médico e o número de agentes é insuficiente. São pouco mais de 200, divididos em turnos, zelando de mil e 100 detentos, alguns deles da mais alta periculosidade.

Telefone surdo

Um dos telefones da penitenciária parece estar permanentemente ocupado ou simplesmente fora do gancho. É missão quase impossível manter contato por um dos números. Na faixa das 12h às 14h, consegue-se linha, mas ninguém o atende. Ontem, durante boa parte do dia, a secretária eletrônica informava: “esse número não está programado”.

Música

Correndo risco de desaparecer nos próximos cinco anos por falta de músicos, a banda da Polícia Militar passará a fazer pequenas apresentações em asilos e outras instituições assistenciais de Uberaba. Coronel Laércio dos Reis está empenhado em evitar o desaparecimento do grupo – afirmou o regente subtenente Neoclides Santos. Há anos não há concurso para a recomposição dos quadros, desfalcado por uma sequência de aposentadorias.

Uai, sô!

Sem autorização, helicóptero aterrissou, terça-feira, no bem cuidado gramado do Parque Fernando Costa e dele desceram três mulheres e o cantor Milton Nunes. Interceptado por funcionários da ABCZ, cantor se identificou como parente de um ex-presidente, mas nem por isso deixou de ser convidado a retirar o aparelho imediatamente do parque, sob pena de comunicação à Infraero. Os cuidados dispensados pela ABCZ ao gramado impedem qualquer atividade no local sem autorização da diretoria.

Ação contra o crime no campo

Produtores rurais de Uberaba terão em breve o mais bem elaborado plano de segurança para o campo de Minas Gerais. Fruto de parceria entre o Sindicato Rural (leia-se Rivaldo Machado Borges) e o Comando Regional da PM, o projeto (“Cinturão Rural”), ontem explicado pelo coronel Laércio dos Reis, capitão Santiago e Roberto Oliveira, faz o mais detalhado mapeamento das estradas e fazendas da região jamais conhecido.

Uso da tecnologia

Policiais-militares estão há seis meses “vasculhando” o campo e lançando no sistema tudo o que possa facilitar uma rápida intervenção da PM em defesa de quem mora na zona rural. E, para agilizar ainda mais o trabalho, Rivaldo anunciou a doação de mais dois aparelhos GPS para o Comando Regional. Todo fazendeiro que vier a ser cadastrado estará compartilhando as informações inseridas no sistema e que não sejam reservadas por questões de segurança.

Metadinha

Ainda ontem o presidente do Sindicato Rural anunciou que irá procurar o Ministério Público ambiental para fazer uma “justa postulação”. Ele quer que parte do dinheiro saído do bolso dos fazendeiros com a celebração de Termos de Ajustamento de Conduta seja destinada à Patrulha Rural, e não exclusivamente à Polícia de Meio Ambiente.

Uma e outra

Senadora Kátia Abreu, a “musa” dos ruralistas, estará em Uberaba no dia 2 de maio para um café da manhã com os fazendeiros.// João Pedro de Lima Filho é o mais novo integrante do Rotary Uberaba Aeroporto.// Associado da AABB pode se vangloriar do clube de que desfruta. Poucos do gênero oferecem tanto e são tão bem cuidados.

“Nada mais tolo que o orgulho, nada mais duro e odioso que a intolerância, nada mais perigoso ou ridículo do que a vaidade”. (Rui Barbosa)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por