Manifestação dos enfermeiros, em frente ao Centro Administrativo da PMU (Foto/Jairo Chagas)
Já não existem esperanças entre os enfermeiros da Secretaria de Saúde de que terão correção salarial via lei do piso, pois a Prefeitura considera que toda a categoria tem remuneração compatível com a legislação ainda subjudice.
Chocados
Participantes da comissão de enfermeiros que se reuniu com a secretária da Administração, nesta 6ª feira, se disseram “chocados” com o que ouviram como manifestação da prefeita. Elisa não participou do encontro, agendado por Eclair Gonçalves.
Inexistente
As servidoras ouviram que “não existe lei do piso” (para a Prefeitura), em razão dos ganhos da categoria com as suas diferentes cargas horárias. E foi reiterado o que a coluna já havia noticiado: receberão pelo piso os técnicos (70% dos enfermeiros) e os auxiliares de enfermagem (50%).
Consolo
Como “prêmio de consolo”, os enfermeiros souberam que o plano de cargos e salários da categoria será enviado à Câmara ainda este mês, junto com o da Guarda Civil. Mas, não lhes foi mostrada a minuta do plano, que gostariam de ter visto.
Privilegiados
Na reunião anterior, da qual participaram também o secretário de Saúde e alguns vereadores, os enfermeiros ficaram indignados com uma fala de Sétimo, que os considerou privilegiados em termos de salários.
Indignados
E mais indignados ficaram quando souberam que enfermeiros contratados como pessoa jurídica estariam recebendo R$ 12 mil/mês e não teriam nenhum conhecimento de saúde pública e sobre vários aspectos do funcionamento de uma UBS. Estariam aprendendo com as efetivas.
Não sabe
Pela SAD foi dito que desconhece o salário pago aos pejotizados por ser um regime diferente de contratação, que não passa pela secretaria.
O tempo passa
Lá se foram quase dois meses dos seis que a SMS teria disponíveis para fazer a licitação de terceirização da gestão de duas Unidades de Pronto Atendimento, e a vencedora se estruturar. O prazo restante é praticamente insuficiente para isso.
Sem resposta
Para agravar a situação, a SMS submeteu com atraso ao promotor Rafael Moreno os seus argumentos que justificariam a terceirização. Uma exigência do representante do MP, que foi embora de Uberaba sem analisar as razões da secretaria.
E agora?
E o substituto de Moreno, Eduardo Fantinati, somente assumirá a Promotoria da Saúde na quinta-feira pós-carnaval.
Controle de agenda
Decreto publicado no Porta Voz desta 6ª feira facilita ao cidadão saber o que a chefe do Executivo, o vice e os secretários estão fazendo em seu horário de trabalho. Todos eles passam a ter a obrigação de publicar na página de suas pastas na Internet os compromissos agendados do dia. Excluídos ficam os temas que comprometem a segurança.
Despacho interno
Até mesmo os horários reservados para despachos internos deverão constar da agenda de cada um. Caberá à Controlaria fiscalizar a veracidade do lançamento. Tudo com citação de local, data, horários e até mesmo os nomes participantes de reunião.
Importunação
Comum em períodos de festas populares, mas inadmissível, a importunação sexual, enquadrada como ato libidinoso, é crime e pode resultar em prisão de 1 a 5 anos de reclusão. Ou seja: caia na folia, mas respeite as mulheres.
Folha
Vereador Jammal está requerendo à Prefeitura o detalhamento das despesas com pessoal em 2022. Justifica que ajudarão na fiscalização e na comparação dos gastos com outros anos. É sabido que nos últimos dois anos as despesas aumentaram consideravelmente.
Corrupção
Irá para o Fundo de Prevenção e Combate à Corrupção todo o dinheiro arrecadado com a restituição de verbas por vereadores da legislatura 2005/2008, por pagamentos a assessores com base em lei que foi declarada inconstitucional. É o que diz o promotor José Carlos Fernandes.
Nova postura
Presidente do Legislativo está deixando o gabinete para mostrar situações que por si só falam contra a administração municipal. Nesta sexta-feira, Fernando Mendes mostrou o estado de abandono de academia ao ar livre no Tancredo Neves. Não só abandonada, mas “engolida” pelo mato. Há tempos.
Candidatura
Pastores têm estimulado o evangélico Fernando a disputar a Prefeitura em 2024.
Scheilla
Comemoração da fundação da Casa Espírita de Scheilla, na rua Venezuela, Fabrício, está programada para a sessão de 2ª feira. Presidido por Fábio Antônio, o centro é um dos vários fundados por Chico Xavier em Uberaba.
Desrespeito
Em 2010, a Prefeitura deu o nome do fisioterapeuta Vimerson Hilário de Paiva, falecido aos 33 anos, ao Centro de Fisioterapia instalado na rua Afonso Rato. Servidor muito estimado pelos pacientes.
Pois é!
Com a construção do CER (Tancredo Neves), que reúne especialidades em reabilitação, o antigo espaço foi ocupado pela Cemdhi, que cedeu as suas instalações para a UPA “provisória” das Mercês, e levou a sigla para a Afonso Rato.
Sumiu
O CER recebeu outro nome no início da sua construção e havia a promessa de a homenagem póstuma a Vimerson ser transferida para um dos equipamentos do Centro Especializado, o que não ocorreu. Foi dado outro nome ao espaço.
Semente de feijão
Ex-deputado Franco Cartafina recorreu à EMATER e ao Sindicato Rural para levantar as necessidades dos agricultores e distribuir em Uberaba e região as 909 sacas de sementes de feijão recebidas do Governo Federal. A mesma quantidade foi destinada a cada um dos outros 52 deputados federais por Minas, no final do ano passado.
O único
Beneficiando os pequenos agricultores, Franco, agora sem mandato, distribuiu as sementes em muitas cidades, entre as quais, Veríssimo, atendida na 5ª feira. Para aquela cidade, o deputado reeleito André Janones destinou 55 sacas. Até agora, de todos os deputados que receberam votos em Uberaba, apenas Franco Cartafina beneficiou os produtores locais com 169 sacas de sementes de feijão.