FALANDO SÉRIO

PMU investe R$ 500 mil em projetos de meio ambiente

Entre os projetos estão a implantação de Centro de Estudos (Leia mais...)

Wellington Cardoso
Publicado em 13/08/2013 às 10:14Atualizado em 19/12/2022 às 11:36
Compartilhar

 Investigando

Diversos equipamentos desaparecidos do Cemea/Abadia ao longo do tempo somente mais recentemente teriam sido alvos de denúncia de furto em ocorrências lavradas pela polícia. Isso, agregado à suspeita de uso de nota fiscal falsa para alicerçar compra de uma geladeira, motivou a investigação conduzida pela própria Secretaria de Educação.

 Revisão

Dezenas de servidores municipais aposentados por invalidez tiveram seus processos revistos nos últimos meses pela assessoria jurídica do Ipserv. E estão sendo republicadas, concedendo aos inativos direitos assegurados pela legislação federal. O principal deles é o pagamento dos proventos na sua totalidade e não mais proporcional ao tempo de serviço.

 Caso Stacciarini

O inquérito que “ainda investiga” o assassinato de Antônio Stacciarini está voltando para as mãos do delegado Alexandre de Oliveira, da divisão especializada da PC em Belo Horizonte. Policial havia requerido algumas providências judiciais e agora competirá a ele analisar os dados obtidos – segundo o promotor Laércio Conceição, que com esse objetivo se manifestou no final de julho.

 Ainda o mensalão

Decisão a ser tomada nesta 4ª feira pelo Supremo Tribunal Federal poderá levar alguns condenados do “mensalão” a um novo processo, com alteração das penas que lhes foram aplicadas. Se a Corte admitir os chamados embargos infringentes contra as decisões já tomadas – o que o ministro Joaquim Barbosa rejeitou em relação a Delúbio Soares – as condenações poderão ser revistas e atenuadas, livrando alguns dos acusados da cadeia.

 Formação de quadrilha

Se prevalecer no STF o entendimento já externado pelos ministros Teori Zavascki e Roberto Barroso, quanto à caracterização do crime de formação de quadrilha, alguns “mensaleiros” se livrarão da condenação. Para os dois, em manifestações em outro processo, o que caracteriza quadrilha é a formação de um grupo para a prática específica de crimes.  O entendimento livrará a pele de alguns.

 Transparência

Transparência tem novo nome: as redes sociais. É o que diz Paulo Piau, que as considera instrumento de fiscalização e fomentador da democracia.

 Constituição

Para o prefeito, a Constituição vigente no País não é a ideal, pois nasceu dentro dos gabinetes e não em consequência dos movimentos populares.

 Menos confusão

Moradores da Leopoldino de Oliveira e ruas transversais inseridas no projeto Água Viva estão livres dos transtornos causados pelas obras que se arrastam há dois anos. O que tinha de ser feito nas ruas que chegam à avenida está concluído – diz o presidente do Codau. Luiz Guaritá explica também que as obras das transversais da Guilherme Ferreira serão executadas simultaneamente com as da avenida para que os transtornos não sejam prolongados, diferentemente da Leopoldino.

 Meio ambiente

Para a execução de alguns projetos de proteção e educação ambiental, ainda este ano, a Prefeitura precisará remanejar recursos, o que necessita de aprovação solicitada à Câmara de Vereadores. Entre os projetos estão a implantação de Centro de Estudos e Pesquisas Ambientais, no Parque das Acácias, com a participação da UFTM na área técnico-científica, e a revitalização dos parques. Os investimentos nesses dois projetos serão de mais de R$ 500 mil.

 É isso aí

Ótima a entrevista de Renata Gomide com Paulo Henrique Amorim (no JM de ontem). Dentre outras verdades, o jornalista disse aquilo que muitas autoridades pensam, mas não têm coragem de dizer publicamente: os que protestam precisam respeitar os direitos de quem não quer fazê-lo. Democracia é isso.

 Contestação

As perícias médicas do Estado que têm barrado o ingresso de alguns concursados da educação são contestadas judicialmente pelo Sind-UTE. E, segundo a advogada Suzane Bauer, do sindicato, algumas decisões já foram favoráveis. Professor tem sido considerado inapto, por exemplo, por ter “voz rouca”.

 Como estamos?

Pesquisa de fôlego será feito em Uberaba, em breve, com a participação do Sebrae, para verificar como anda a prestação de serviços na cidade, em diferentes áreas. Em relação ao serviço público há muita reclamação, mas isso ocorre também na iniciativa privada. Um dos setores que têm gerado muita reclamação por causa da demora da tramitação de documentos é o de cartórios.

 Faltam provas

Delegado belo-horizontino Alexandre Oliveira que indiciou Djalma Ferreira Bessa ainda continua correndo atrás de provas do crime que tirou a vida do então presidente do DEM, Antônio Stacciarini. A verdade é que não as conseguiu até agora. Nem mesmo durante a prisão preventiva de Djalma, por ele requerida, a pretexto de diligências a serem feitas.

 Uma e outras

Enviado à Câmara, ontem, projeto que reajusta os salários dos professores da rede municipal em Uberaba.// Em Uberaba para prestigiar o encontro regional do PMDB, o senador Clésio Andrade se disse candidato ao Governo de Minas.// Tony Carlos saiu do encontro mais animado com a própria candidatura a deputado. Dialogou com peemedebistas de outras cidades.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por