Erro histórico
Na opinião do advogado Cláudio Fontoura, que diz não defender homicida, o “caso Stacciarini” está encaminhando para o que poderia vir a ser “o maior erro do judiciário” uberabense. Ele reafirma que o delegado Alexandre Oliveira – da divisão especial de Homicídios da PC mineira – não conseguiu provar que Djalma Bessa seja o executor do empresário, apesar de ter obtido a prisão do zootecnista para completar as diligências que considerava importantes.
Muito perigoso
Para ele, a prisão de Djalma além do prazo determinado pelo juiz Ricardo Motta representa uma ameaça para toda a sociedade. O acusado – agora indiciado oficialmente – permaneceu cerca de 20 horas na Penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira”, depois de encerrado o período da prisão temporária decretada pelo magistrado. A ele ficou a sensação de que, no presídio, esperavam que houvesse a decretação da prisão preventiva pedida pelo delegado.
Falta de empenho
A denúncia de que policial civil uberabense teria se omitido nas investigações, feita em meio a especulações que atingiram toda a apuração inicial, poderá resultar em processo administrativo. Episódio passará à avaliação da Corregedoria da Polícia Civil, não se sabendo ainda se por seu representante em Uberaba ou por Belo Horizonte. Possibilidade pega muita gente de surpresa.
Fatos novos
Pouca coisa consistente teria sido levantada nos trinta dias de “fôlego” conseguido pelo presidente do inquérito. O que pode ter sido acrescentado ao investigado foram informações “chupadas” da Internet, como a acusação de assédio moral contra Djalma Bessa, à época em que chefiou a Vigilância Sanitária da Prefeitura. Teriam sido especulados que os honorários de Cláudio Fontoura – “um advogado bom e caro” – estariam sendo pagos por partido político e a possibilidade de ter sido alterado o cenário do crime – visitado por estranhos à investigação antes da perícia.
Mais rigor
Os números indicam que o DETRAN/Uberaba está mais rigoroso na aprovação de candidatos à habilitação como motoristas. Enquanto os Centros de Formação de Condutores conseguiram aprovar no mínimo 50% dos alunos examinados em 12 de 19 grupos de motociclistas inscritos, 18 de 19 turmas de motoristas ficaram abaixo de 30%. Apenas uma turma aprovou 40%. Quanto à legislação, nenhum CFC obteve índice menor que 50% de aprovação. Tudo isso em abril.
Suspeitas
Também o ex-secretário de Saúde acredita que a judicialização da saúde levou à formação de “uma máfia” em Uberaba. Segundo Valdemar Hial, o SUS não suportará a carga de despesas determinadas pelo Judiciário a partir da ação de advogados. À sua época, os gastos do gênero somaram mais de R$ 4 milhões.
Desistência
Vinte e seis supervisores escolares aprovados em processo de seleção e convocados pela Secretaria Municipal de Educação não apareceram para assumir o cargo. Isso levou a secretária Silvana Elias a fazer nova chamada no “Porta-Voz” de sexta-feira. Também foram convocados mais vinte e quatro educadores para a rede.
Longe do teatro
Djalma Bessa precisará de outro advogado se for levado ao Tribunal de Júri como acusado do assassinato de Stacciarini. O seu defensor Cláudio Fontoura revelou a FALANDO SÉRIO que não atua nesta área. Para ele – que ressalta respeitar os colegas que trabalham em sessões do gênero –, o julgamento popular raramente leva em consideração aspectos técnicos colocados pelas partes.
Aferição de nomeados
Assim como os servidores de carreira, também os detentores de cargos comissionados (de confiança) na Prefeitura passarão por avaliações periódicas. Paulo Piau não quer tratamento diferenciado para uns e outros. Também os “chefes” estão sujeitos às regras do serviço público, que incluem pontualidade, assiduidade e qualidade, independentemente das questões político-partidárias.
Exposição de gastos
A partir de agosto a Câmara Federal disponibilizará à consulta, em seu site, as notas fiscais das despesas indenizáveis dos deputados. Permanecerão preservadas, porém, as informações submetidas a sigilo como as ligações telefônicas e dados bancários. A publicação possibilitará aos eleitores o acompanhamento de como são gastos os recursos disponibilizados aos parlamentares para a divulgação de suas atividades, alimentação, aluguel de veículos e outros itens.
Recurso
Advogado Jacob Estevan entrou com embargos de declaração junto ao Tribunal Regional Eleitoral. O objetivo é derrubar a reprovação das contas de campanha do vereador Samir Cecílio. Segundo ele, se a multa de R$ 250 mil aplicada ao então candidato foi justamente anulada, a infração que a resultou merece o mesmo tratamento.
Errado
Empresas que locam caçambas para o recolhimento de entulho da construção civil continuam colocando o equipamento de forma irregular em algumas vias públicas. O lado da rua proibido ao estacionamento de veículos também fica naturalmente impedido para caçamba, que também é obstáculo à fluidez do tráfego.
Uma e outras
As internações em Uberaba por contatos com serviços de saúde aumentaram de 188 para 260, entre 2010 e o ano passado.// Campeonato Mineiro da Série A no Triângulo, em 2014, somente em Patos de Minas. A URT sagrou-se campeã da 2ª divisão.// Reciclagem de cartucho com carga total e tinta de qualidade é com a Printlog (José de Alencar, 218).