Troca de vice
João Franco (PDT) pode perder a condição de vice de Fahim Sawan (PSDB). Os riscos de sua presença na chapa emergiram com a audiência de quinta-feira na Polícia Federal. João era o secretário de Saúde à época das denúncias de irregularidades no fornecimento de medicamentos pela Home Care e foi transformado em um dos indiciados nas apurações em curso, que saíram do âmbito estadual para o federal.
Reunião de emergência
Nesta 2ª feira, o comando da campanha de Fahim fará reunião de emergência para decidir se João Franco fica ou se sai da chapa. Não há informação quanto a participação dele ou do próprio Fahim na conversa. “Tucano” de alta plumagem confidencia que a audiência da Polícia Federal caiu como uma bomba no núcleo da campanha em organização. “A situação é delicada, mas temos de encará-la” – frisou.
Na terça
A iminente renúncia de Lerin (PSB) à própria candidatura a prefeito poderá ser formalizada na terça-feira. Antes, o deputado quer conversar com o governador Anastasia, um dos artífices do projeto inviabilizado por “forças estranhas”, e a quem apresentará suas justificativas (por demais claras). Encontro serviria até mesmo para Lerin optar por um dos outros candidatos.
Sindicâncias
Nos últimos dois anos, mais de cem portarias para a abertura de sindicâncias foram assinados pelo diretor Itamar Rodrigues, na Penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira”. Todas elas para investigar denúncias de desvios de conduta praticados por agentes penitenciários, incluindo maus-tratos a presos, disparos acidentais de armas de fogo e até mesmo a negativa de submissão a revista pessoal diante de suspeita de transportar coisas para detentos.
Tempo da discórdia
A fixação de apenas 15 minutos para que o advogado fale com o seu cliente na penitenciária – e com no máximo três por dia – continua rendendo. Para alguns advogados criminalistas, o tempo é insuficiente, assim como a cota. Já o também criminalista e diretor da OAB Lucas de Ávila argumenta que o estabelecimento de limites é a única maneira de democratizar o procedimento. Agentes penitenciários entram na conversa e revelam que já houve caso de advogado ir lá apenas para “namorar” o cliente, e outros somente levam recadinhos de esposas e filhos, prejudicando os colegas que realmente precisam conversar com seus assistidos.
Fugindo
Telões que exibiam em tempo real cenas da festa dos 40 anos do JM, no Centro de Eventos da ABCZ, mostraram que o governador realmente evitou Fahim Sawan, quando, à chegada, passou pelo corregedor em que estava o candidato “tucano”. Anastasia, depois de cumprimentar pessoas à esquerda (onde estava Fahim), virou-se para as que estavam à direita. Sawan ainda deu um passo em direção ao governador, mas desistiu de ir atrás dele.
Descartado
Publicação de FALANDO SÉRIO, sábado, levou a oposição em Delta a fazer reunião de emergência e a descartar a candidatura de Jorge Manoel da Silva, então decidida. O ex-prefeito tem condenações por improbidade administrativa, inclusive em 2ª instância, o que levaria à sua impugnação na Justiça. Jorge foi trocado por Carlão da Contabilidade, que era o pré-candidato do PTdoB. Coligação reúne PMDB, PT, PSB, PDT e PRB.
Jogo tem prorrogação
O prazo para a realização de convenções acabou, mas as decisões delas resultantes ainda estão, de certa forma, em aberto. É que os partidos têm até o dia 5 para apresentarem suas conclusões à Justiça Eleitoral e até lá água continuará passando sob a ponte. Ata em aberto é documento que aceita decisões tomadas depois do fechamento das cortinas no palco oficial. Nos bastidores o jogo ainda tem prorrogação. As coligações para a eleição proporcional (de vereadores) continuaram (e continuarão) motivando reuniões.
Toalha jogada
Depois de insistir em dizer que era candidato pelo PRB até o penúltimo momento, Robertinho Indaiá jogou a toalha na sexta-feira. O empresário, que chegou a ser estimulado, “empinou a carroça” em meio à convenção do seu partido, seduzido pelo PT, disse não ser “homem de manobra” e foi embora. É mais um a constatar que política é para “profissionais” do ramo.
Paralelas
No conjunto de esquisitices que marcam o processo eleitoral em Uberaba, uns poucos filiados do PTdoB fizeram convenção paralela na sexta-feira. Liderados pelo advogado Lawrence Borges, eles ignoraram a convenção legitimamente realizada pelo presidente Adriano Leal momentos antes. Lawrence seguiu exemplos de peemedebistas e pepistas (estes, não filiados).
Uma e outras
Advogado e comunicador Gleibinho Terra coordenará a campanha dos vereadores de oposição e fará o marketing da chapa majoritária, em Delta.// Na situação, a prefeita Lauzita Resende buscará a reeleição contando com seis partidos: PTB, PSDB, PMN, PR, DEM e PSD.// Receita Federal nega que um dos presos pela PF em Uberaba, acusados de pedofilia internacional, seja seu servidor.// Partidos da base do Governo Anastasia se dividiram entre Paulo Piau e Fahim.// Impecável a prestigiadíssima festa que comemorou os 40 anos do JORNAL DA MANHÃ.
“Nossos maiores problemas não estão nos obstáculos do caminho, mas na escolha da direção errada.”
(Augusto Cury)