FALANDO SÉRIO

Polícia Civil investiga vinte suspeitos em Delta e Igarapava

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 15/01/2025 às 20:57Atualizado em 16/01/2025 às 21:51
Compartilhar

Policiais civis bateram em muitas portas em Delta no mês passado (Foto/Arquivo)

Policiais civis bateram em muitas portas em Delta no mês passado (Foto/Arquivo)

A investigação de irregularidades na Prefeitura de Delta produzirá novos capítulos nos próximos dois meses. O delegado Eduardo Garcia, que comandou a operação “Limpidus” (limpeza), desencadeada em dezembro, retornou das férias e, já na semana que vem, iniciará o exame de celulares e computadores apreendidos.

Investigados
Com vinte investigados – em sua maioria servidores e ex-ocupantes de cargos de confiança na Prefeitura -, a Polícia Civil apreendeu em Delta vinte e cinco dispositivos móveis (entre computadores e celulares). A expectativa é de que conversas comprometedoras possam ser encontradas nos aparelhos.

Concorrências
A suspeita de fraudes em concorrências públicas recai também sobre empresários residentes em Igarapava, alguns dos quais receberam “a visita” dos policiais civis uberabenses no mesmo dia que o pessoal de Delta, em dezembro. Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 1ª Vara Criminal.

Prejuízos
Delegado Eduardo Garcia confessa não ter clareza ainda sobre os prejuízos eventualmente causados à Prefeitura de Delta pelo grupo investigado. “Afinal, estamos investigando toda uma gestão e não apenas uma situação específica” – justificou.

Ainda vivo
Em sua passagem por Uberaba na terça-feira, o ministro Sílvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, deixou claro: o projeto do aeroporto de cargas (Intervales) não está sepultado e ainda existe a outorga para ele conseguida por Paulo Piau. 

Adormecido
Mas, com a entrada e os investimentos da Aena nos dois principais aeroportos do Triângulo, o Intervales permanecerá adormecido. Uberaba bobeou ao não tentar viabilizá-lo antes. Afinal, o “não” a Prefeitura já tinha e permanece tendo. O que viesse em eventuais negociações seria lucro.

Melhorias
Essas são algumas das principais melhorias no aeroporto de Uberaba com a execução dos projetos lançados pela Aena na quarta-feira:

  • Ampliação do terminal de 1.500 m² para 4.300 m²
  • Aumento da capacidade dos atuais 96 mil para 222 mil passageiros por ano
  • Sala de embarque com dois portões e 380 m²
  • Ampliação da pista de pouso e decolagem em 70 metros
  • Balcões de check-in com oito posições e 70 m²
  • Controle de segurança (raio-X) em área de 170 m²
  • Restituição de bagagem com uma esteira em área de 216 m²
  • Reconfiguração do pátio de estacionamento de aeronaves
  • Novas áreas de escape no final da pista, em ambas as cabeceiras
  • Recolocação de PAPI nas cabeceiras 17 e 35
  • Novos edifícios de apoio.

Crime ambiental
O descarte de centenas de pedaços e de carcaças de hidrômetros será realmente também apurado sob a possibilidade de crime ambiental, em razão do local em que parte deles foi jogada. O inquérito é conduzido pelo delegado Elinton Feitosa

Na perícia
O primeiro a entrar no caso para tentar identificar os autores do descarte e a origem dos “hidrômetros” encontrados pelo vereador Túlio Micheli foi o delegado Danilo Alves Santos. Ele é o titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Patrimoniais e está no aguardo do resultado da perícia nos pedaços de equipamentos.

Listagem
Com o laudo em mãos, o delegado Danilo recorrerá à lista com os números dos mais de 700 hidrômetros (novos e substituídos) roubados das instalações da TCM, em 2023. Equipamentos pertencentes à Codau. Policial não descarta a possibilidade de se tratar do mesmo material.

Furtos em casa
Também não está excluída a hipótese de o material descartado irregularmente ter sido parte de hidrômetros furtados em residências. Segundo o delegado Danilo, Uberaba registra números altos desse tipo de crime.

Os “visitantes”
Ex-deputado Eduardo Cunha e o governador do DF Ibaneis Rocha desembarcarão em Uberaba no dia 7 de fevereiro e cumprirão agenda juntos por aqui. Ibaneis estará, inclusive, com gado à venda em leilão a ser realizado naquele dia à noite. 

Simples assim
Em julho de 2021, o governador comemorou aniversário em evento na zona rural, em que os convidados ignoraram as medidas obrigatórias de proteção contra a Covid. Coincidentemente, os eventos, então suspensos, foram liberados em Uberaba a partir daquele dia.

Sem ofensa
Na ação em que mulher uberabense será indenizada em R$ 20 mil por ter sofrido queimadura na coxa produzida por bisturi elétrico, o médico acusado da falha se defendeu dizendo que não houve erro. Como perguntar não ofende: se não foi erro, foi o quê então? Queimadura ocorreu durante procedimento contraceptivo.

Então tá!
Em 1ª instância, a paciente havia pedido também reparação pelo dano estético em sua coxa, mas a sentença não reconheceu isso. O Tribunal de Justiça, em grau de recurso, incluiu a indenização.

Socorro!
“Diante do aperto que assola a nossa rádio”, um pedido de socorro foi lançado nas redes sociais pela Rádio Metropolitana (da Igreja Católica). Postagem é clara: somente com a doação de associados a emissora conseguirá se manter no ar.

Cseur
Recém-empossado na Promotoria da Infância e da Juventude, o promotor Diego Aguillar somente agora foi informado da denúncia de irregularidades no Centro Socioeducativo de Uberaba. Denúncia que recorreu e expôs cópias de documentos sigilosos, o que também poderá ser motivo de investigação de autoria.

Tramitação
A antecessora de Diego havia solicitado algumas informações do Cseur, e os questionamentos foram respondidos pela diretora da instituição. Toda essa papelada chegou agora às mãos do novo titular da Promotoria voltada para os menores de idade para que se posicione.

Compromisso
Em sua fala aos novos integrantes da diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o secretário de Desenvolvimento Social disse “doces palavras” para os ouvidos dos necessitados do poder público: acolhimento e empatia. E completou Ernani Neri: “Meu compromisso é cuidar das pessoas”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por