FALANDO SÉRIO

Polícia Federal atesta normalidade

Relatório já encaminhado pela Polícia Federal, como resultado do cumprimento de...

Wellington Cardoso
Publicado em 01/11/2012 às 10:23Atualizado em 19/12/2022 às 16:33
Compartilhar

Nem cócegas

Do conjunto de escrivães em fase de conclusão de curso na Academia de Polícia Civil, apenas quatro virão para Uberaba, confirma o chefe do 5º Departamento da PC, delegado Ramon Tadeu. O número pouco representa diante das necessidades da Polícia Judiciária, que mantém apenas um delegado e um escrivão por Aisp (Área Integrada de Segurança Pública). Os dois são responsáveis por mais de 1,5 mil inquéritos em andamento.

Trapalhada

Até o deputado federal Aelton Freitas (PR) foi envolvido na denúncia feita pela assessoria jurídica de Lerin de que a coligação “Uberaba merece mais” comprou votos. Foi dito à Justiça que a casa do parlamentar, “na rua Alexandre Campos”, era palco, na segunda-feira, de troca de cheques por dinheiro. No imóvel, alugado, funciona, em verdade, como a Polícia Federal constatou, o escritório logístico da campanha de Piau.

PF atesta normalidade

Relatório já encaminhado pela Polícia Federal, como resultado do cumprimento de mandado de busca e apreensão no escritório de Piau, terça-feira, é incisiv nada de irregular foi ali encontrado. Nem mesmo indícios – ressalta o documento firmado pelo delegado regional Carlos Henrique D’Ângelo.

Portas franqueadas

Diz o policial no relatório sob a análise do promotor eleitoral José Carlos Fernandes que, antes mesmo de os policiais terem em mãos o mandado expedido pelo juiz Fabiano Rubinger, os advogados de Piau franquearam o acesso da PF àquelas instalações. Toda a operação contou com a colaboração do investigado, inclusive para o confronto da lista de trabalhadores da campanha com os cheques de pagamentos lá encontrados.

Borjão

Conhecido também pelo temperamento, o vereador Marcelo Borjão saiu em defesa do resultado das eleições para prefeito e foi duro nas afirmações contra Lerin. Para ele, são levianas as declarações do deputado estadual, tentando pôr em dúvida a lisura do processo, “coisa típica dos maus perdedores”. Borjão concluiu que Lerin “já deveria estar trabalhando em BH”.

O retorno

Depois de se recolher em 2001, Luiz Guaritá está de volta. Em meados do ano passado, ele resistiu aos apelos de diferentes partidos, a começar pelo DEM, para que disputasse a sucessão municipal, e afiançou que participaria diretamente da campanha de o indicado fosse Paulo Piau. Agora já é especulado para disputar cadeira na Câmara Federal em 2014.

Processos disciplinares

Em meio ao clima de eleição na 14ª Subseção da OAB, o advogado Mauro Morais defende que a Ordem seja rigorosa na apuração de delitos praticados pelos colegas. Segundo ele, muitos processos disciplinares instaurados não têm chegado até o fim. “Apurar responsabilidades em processos disciplinares não pode ser confundido com perseguição; é depuração da classe” – sentencia. Há casos de advogados que ficaram com o dinheiro do cliente.

Surra

Governo mineiro perdeu as eleições na maioria das principais cidades do Estado, incluídas Uberaba (com o PSB) e Uberlândia (com o próprio PSDB). Seus candidatos foram derrotados também em Juiz de Fora, Contagem, Montes Claros, Ipatinga, Governador Valadares, Ribeirão das Neves e Sete Lagoas, onde tomou uma surra histórica: 68,4 mil votos contra apenas 8,2 mil.

Para cima

Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados examina nos próximos dias projeto que aumenta a pena para o autor de homicídio, passando a mínima de seis para oito anos. Além disso, figuram como agravantes de pena o assassinato de pessoa envolvida com a defesa dos direitos humanos, de jornalista autor de notícia sobre crime ou ato de improbidade e de testemunha de delito.

Demorou, mas aconteceu

Nas 3,9 mil novas contratações para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, de edital publicado esta semana pelo Governo de Minas, 1,3 mil vagas são destinadas a servidores administrativos. Isso significa que policiais serão substituídos por civis nas atividades que nada têm a ver com os homens doutrinados para combater o crime.

Em maus lençóis

Complicada a situação do prefeito eleito de Veríssimo. As contas de Reinaldo Sebastião Alves, como prefeito, em 2003, serão oficialmente reconhecidas como rejeitadas pela Câmara de Vereadores. Para isso, o Legislativo anulou ato do então presidente Gedean Rodrigues, em que elas, em 2010, haviam sido consideradas aprovadas. Com isso prevalecerá decisão anterior do próprio Legislativo, em votação em que a aprovação não contou com o número necessário de votos.

Guinada

A guinada dada pela Câmara de Veríssimo deve-se aos vereadores Newton Tibery e Antônio Donizete Soares. Os dois denunciaram ao Tribunal de Contas a trapalhada do ex-presidente Gedeon, que colocou em duas votações distintas as contas rejeitadas de Reinaldo. O procurador-geral do TCE, Glaydson Massaria, considerou irregular o ocorrido no Legislativo.

Uma e outra

Defendendo a legitimidade da fidelização usada na comercialização de telefones celulares, e contestada pelo Ministério Público com decisão de suspensão da venda pelo TJ, a CTBC anuncia que recorrerá. Proibição vale também para a Tim.// Reciclagem de cartuchos com tinta que garante a impressão por décadas é especialidade da Printlog (rua José de Alencar, 218).

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por