Com os policiais entendendo que Zema está levando a categoria “de barriga”, impressão reforçada pelo resultado (zero) da reunião desta 5ª feira em Belo Horizonte, dezenas de uberabenses se preparam para “marchar” para a capital, em caravana organizada pelo subtenente veterano Willian Alberto. No dia 9 de março ocorrerá outra megamanifestação. Para os que não puderem seguir para BH, o também veterano Oziel Felício organiza protesto para a Praça dos Correios.
Covid-19
Nos últimos dez dias, 25 uberabenses engrossaram os números de vítimas fatais da Covid, que chegaram ao total de 1 mil 510 nesta quinta-feira. Com a ocupação de leitos em declínio, o aumento mais recente das mortes reforça alguns pontos de interrogação. Entre eles, quantas das vítimas estavam com a vacinação completa, ou quantas não se vacinaram.
Baixa ocupação
Boletim epidemiológico desta terça-feira apontou que apenas 28% de 75 leitos de UTI estavam ocupados e 19% dos 84 de enfermaria. E dos 153 pacientes com síndrome gripal testados, 26% estão contaminados.
Repercutiu mal
Não só repercutiu mal, mas também gerou especulações sobre o motivo, o fato de a prefeita ter atirado para o chão, e não para o alto, o pano que cobria a placa de inauguração da remodelada praça da Mogiana. Episódio viralizou nas redes sociais.
Versus Franco
As especulações tiveram relação direta com Franco Cartafina, também presente no palanque como viabilizador dos recursos para a reforma. A maioria entendendo que o motivo teria sido “o deputado puxar a fita de descerramento antes dela”.
Crítica
Outra versão é que o motivo teria sido a fala do deputado ao JM criticando a demora da Prefeitura em liberar emendas para instituições como o Hospital da Criança.
Fora da placa
Para reforçar que “o problema” teria sido Franco, observaram que o nome do parlamentar não constou da placa de inauguração. Mas isso tem explicaçã como o recurso era federal, a Prefeitura foi levada a seguir o modelo que recebe de Brasília.
Brincadeira
À coluna, a chefe do Executivo assegurou que foi uma simples brincadeira, e que até riu na ocasião, o que somente o vídeo completo mostra. A primeira versão, incompleta, passou uma imagem negativa da atitude de Elisa. Já o vídeo completo deixa entender que realmente foi uma mistura de brincadeira com desabafo pela demora da conclusão da obra.
De fora
Se as relações entre os vereadores e o Executivo já não são boas, o Cerimonial também não colabora. Na inauguração, edis presentes foram nominalmente citados, mas não convidados para o palanque. Nem o vice-prefeito Moacyr Lopes.
Confirmado
Secretário interino de Obras, Pedro Arduíni, confirmou o que FALANDO SÉRIO havia antecipad a Eco-050 não permitiu na semana passada que a Prefeitura executasse serviços de recuperação da pista da rodovia sobre a passagem inferior ainda não concluída.
Repetitivo
Não foi a primeira vez que Prefeitura e concessionária da BR-050 se estranharam. Houve situação em que a MGO não permitiu ao município e passagem de tubulação ou cabos sob a rodovia.
Melhor momento
Ex-conselheiro de Saúde, o ativista do SUS Jurandir Ferreira não se conforma, baseado em números, com a afirmação da Secretaria de Saúde de que Uberaba “está no melhor momento” da pandemia. Declaração feita há uma semana.
Como assim?
“Que melhor momento é esse que não leva em conta as vidas ceifadas pelo coronavírus (?) – indaga, lembrando o histórico de óbitos nos últimos seis meses. O pior número ocorreu exatamente em fevereiro com 71 mortes. Foram 16 em dezembro e 43 em janeiro.
Indeciso
Com convites para aderir ao Solidariedade, o partido da prefeita, e também de outras siglas, o vereador Túlio Micheli ainda não decidiu para onde ir. Ele e Luciene Fachinelli foram eleitos pelo PSL, que se juntou com o DEM originando o União Brasil.
Pois é!
Nem um terço dos deputados federais eleitos por Uberaba se lembrou do aniversário da cidade. Outros, que nunca foram presentes, inundaram as redes sociais com mensagens de “parabéns”.
Votados
Ao todo, cinquenta dos cinquenta e três eleitos, incluído Franco Cartafina. Eles tiveram de meros 3 votos (Bilac Pinto) a 11 mil 465, marca atingida pelo surpreendente André Janones.
Barba de molho
Mais um atestado de que, se não abrir os olhos, Uberaba colocará em risco a sua representação na Câmara Federal. E também na Assembléia Legislativa. Muitas comissões provisórias de partidos aqui representados estarão fazendo campanha para “pára-quedistas”.
Compromisso
E como “pára-quedista” devem ser vistos em especial aqueles que não têm o menor compromisso com a cidade, não abraçam nem correm atrás das suas demandas. São um zero à esquerda.
Quem diria!?
Policial federal cuja foto escoltando para a prisão o ex-deputado Eduardo Cunha viralizou em 2016, morreu em estranhas circunstâncias na madrugada desta 5ª feira, em Goiás. Lucas Soares Dantas, de 36 anos, foi baleado.
Surto
Conhecido desde 2016 como “o hispter da Federal” (homem barbudo e com coque samurai), o policial estava em surto psicótico desde a terça-feira. Ele levou um tiro de espingarda do morador quando invadiu casa na zona rural, depois de ter desligado a energia do imóvel.
À venda
Imóveis da “implodida” Casemg, em Uberaba, devem constar em novo edital de leilão a ser divulgado pelo Ministério da Economia. Já houve duas fracassadas tentativas de venda. No mesmo edital figurarão as unidades de Patrocínio e Monte Carmelo.
Vem bordoada
Sai a qualquer momento mais um relatório de análise do governo municipal feita por integrantes do Observatório Político. Os anteriores não foram nada bons para a administração.
Protesto
Em Frutal, o vereador Jhonatan Lavador fez um protesto diferente. Conseguiu massa asfáltica com a empresa GSV, aquela da ZPE, e fez, ele mesmo, tapa buraco em cruzamento onde teriam ocorrido três acidentes com motociclistas. Informação é do colega Rodrigo Portari.
De volta
Ainda que interinamente, o secretário adjunto Da SDS assume o comando da Superintendência de Transporte. Uma boa notícia para os usuários do transporte coletivo. Claudinei Nunes conhece o sistema como pouquíssimos. Já a partir do dia 7, o sistema terá mais cinquenta corridas diárias em oito linhas. O Residencial 2000 terá um carro extra às 5h50.
Incoerência
Para o advogado Adriano Espíndola, liderança do PSTU em Uberaba, não há explicação que possa ser dada para justificar a Prefeitura não permitir o carnaval, mas promover eventos artísticos e culturais nos bairros na programação do aniversário da cidade. “Não convence dizer que o veto ao carnaval foi medida para evitar a disseminação da Covid-19”.
Aliança
Adriano arrisca que isso é o resultado de uma aliança dos ultradireitistas liberais com religiosos reacionários para atacar o direito dos trabalhadores de brincar e folgar no carnaval e destruir uma festa que tem origem pagã.