Cadê o inquérito?
Advogado Leuces Teixeira, a serviço do Núcleo de Assistência da Uniube, universidade em que leciona, fez ontem petição assinada por mulher que está à procura de explicações para a morte do marido, ocorrida em 2010, no Hospital Escola, depois de ter passado por UPA. Há um ano, o Ministério Público determinou a instauração de inquérito policial e, de lá para cá, ninguém teria sido ouvido, além da própria mulher, segundo Leuces revelou à FALANDO SÉRIO. A petição foi ontem mesmo dirigida ao delegado regional Francisco Gouvêa.
Atestado sob suspeita
O que se pretende apurar com o inquérito é a veracidade do atestado de óbito firmado por médico do HE. O paciente passara horas sob medicação em UPA até que médico resolveu pedir um raio X de pulmão. Teria sido constatada, então, pneumonia, com comprometimento de um dos pulmões. E isso teria motivado sua internação no Hospital Escola. Dias depois, o homem veio a óbito e, no atestado, figurou “parada cardiorrespiratória” de causa indeterminada. Procurado pela esposa do paciente, promotor não se deu por satisfeito com o atestado e recomendou a investigação.
Remuneração
O assunto ainda não é objeto de discussão, mas a Câmara Municipal terá de decidir até junho os salários a serem pagos a prefeito e vereadores a partir de janeiro de 2013. No mesmo calendário está o aumento para 21 das cadeiras a serem disputadas no Legislativo. As duas matérias precisarão estar definidas antes das convenções partidárias.
Ofensiva
Polícia Militar intensificará o policiamento em Uberaba no período noturno. A determinação resulta do chamado geoprocessamento, com a constatação da faixa de horário em que os marginais mais incomodam a população. Para aumentar seu poder de fogo, a PM recorrerá às quatro dezenas de cabos da região que aqui estão fazendo curso para sargento.
Outro batalhão
Anderson iniciou gestões junto ao novo comando geral da Polícia Militar objetivando o aumento do efetivo da PM em Uberaba. Prefeito pediu, de início, a criação de mais uma companhia (90 homens) no 4º Batalhão e o planejamento de criação de outro batalhão no município, o que é um processo mais demorado. Anderson está preocupado com a redução do efetivo policial, motivada por aposentadorias e transferências.
Crimes em alta
Depois de mais de um ano de silêncio, pressionado pelas críticas da imprensa, incluída FALANDO SÉRIO, o Estado confirmou ontem o que vínhamos noticiando há meses: os crimes violentos cresceram 10,8% em 2011, na comparação com 2010, graças, em especial, ao tráfico de drogas. E foi anunciado um plano de enfrentamento ao tráfico, igualmente cobrado por esta coluna.
Aposentadoria
As aposentadorias dos servidores públicos serão limitadas ao teto da Previdência Social (R$ 3,9 mil atualmente). Importante passo para isso foi dado pela Câmara dos Deputados, que aprovou o texto principal do projeto que cria o Regime de Previdência Complementar do Servidor Público da União e autoriza a criação de fundos de previdência complementar. A medida valerá para os futuros servidores.
Sem impacto
“A regra a caminho da aprovação definitiva não causará impacto entre os servidores municipais”, sentencia o presidente do Ipserv, Afrânio Machado Borges. Segundo ele, 70% dos servidores ganham pouco mais que um salário mínimo e apenas 3% ou 4% ultrapassam o teto do INSS. De acordo com o projeto, para melhorar a aposentadoria, o servidor terá de contribuir para a previdência complementar.
Psicografia suspensa
Suspensas as sessões de psicografia do médium Celso de Almeida Afonso, do Centro Espírita “Aurélio Agostinho”. Portador de câncer no esôfago, ele foi operado na semana passada para a extração de tumor maligno, permanecendo internado no Hospital “Hélio Angotti”. Informações indicam que o médium se recupera satisfatoriamente, mas não está recebendo visitas.
Surpresa do “leãozinho” estadual
Alguns uberabenses estão entre os mais de 36 mil mineiros que, em 2010, receberam doações acima de R$ 22 mil, em espécie ou bens, e não recolheram o imposto correspondente aos cofres da Secretaria de Estado da Fazenda. A Receita Estadual chegou a eles por informações transferidas pela Receita Federal com base nas declarações do Imposto de Renda.
Alguém pagará
O Governo mineiro está enviando correspondência a todos, cobrando a sua parte (5% do valor doado). Se o beneficiado com a doação não for localizado, a cobrança recairá sobre o doador. Prevalece como base de cálculo o valor da época da doação, com a aplicação das penalidades por atraso. A partir de agora, o Estado adotará como rotina a checagem das informações aos contribuintes ao Imposto de Renda. O imposto foi criado pelo Senado com a fixação de alíquota máxima de 8%, a critério dos Estados.
Uma e outras
Juizado Especial de Uberaba ganha mais um juiz, segundo portaria recém-publicada pelo Tribunal de Justiça.// Apresentação das contas da Prefeitura em audiência pública na Câmara contou com a presença de apenas seis vereadores.// Área na entrada do Residencial Tancredo Neves poderá abrigar uma praça ou Unidade Básica de Saúde. As duas propostas estão na mesa para decisão de Anderson Adauto.// Aumente a produtividade em sua empresa, faça um plano de bem-estar AABB (3312.1080) para o seu funcionário.