François Ramos – Redator Interino
Quase...
Universitário uberabense quase foi preso após uma falsa denúncia de estupro feita por jovem que estuda no mesmo local. Após saírem pra se “divertir” a mulher procurou a psicóloga da instituição de ensino, alegando ter sido violentada.
Tecnologia
O estudante somente escapou do pré-julgamento que certamente o levaria a uma das celas da penitenciária em razão de conversas registradas pelo WhatsApp que demonstraram ser o encontro e a relação sexual consensual. Nenhuma marca de violência foi percebida.
Herói
Advogado Odilon dos Santos, responsável por acompanhar o estudante para prestar depoimento chegou ao local com dois cães dobermann vestidos de Batman e Robin. Criminalista deixou uma festa para evitar que o jovem fosse a verdadeira vítima de um estupro, pois todos sabem o que acontece com “estuprador” no cárcere.
Mudança
Não há dúvida de que os crimes sexuais devem merecer penas rigorosas, mas a legislação precisa mudar para que falsas denúncias deixem de ser corriqueiras.
Crise
Em tempos de crise o jeito é rodar de motocicleta. Para transitar seguro use sempre o capacete e mantenha em dia a manutenção da sua máquina. Na MEC Motos (av. Gabriel Junqueira, 378), você conta com a experiência e bom atendimento do Robinho e sua equipe. Além disso, o precinho é pra lá de especial.
Beleza
Alunos do curso de Direito da Faculdade de Talentos Humanos, instituição dirigida pela professora Maria Heliodora do Vale Romeiro Collaço, comemoram os resultados da Gincana da Solidariedade.
Distribuição
A gincana arrecadou 600 quilos de arroz. Entre as instituições beneficiadas: Sanatório Espírita, Asilo Santo Antônio, Lar da Caridade, Cantinho do Idoso e Casa de Apoio Danielle.
Socorro!
A continuar como está em breve Uberaba terá que licitar o direito de explorar os semáforos para mendicância. Está impossível circular pela cidade sem ser abordado pelo menos duas a três vezes antes de chegar ao centro ou sair dele.
Perigo
A “pidança” de dinheiro vai desde universitários querendo uma graninha pra comprar “cachaça” pra comemorar a aprovação no vestibular a instituições, nem sempre conhecidas, pedindo apoio para tratar dependentes químicos. Mas o pior mesmo são os marginais e usuários de drogas que se aproveitam da oportunidade para extorquir os motoristas.
Fácil assim
Falando em bandido, a moda agora é fazer vítimas dentro de supermercados, principalmente mulheres e idosos. É melhor ficar atento a bolsas e carteiras. Esse tipo de roubo normalmente acontece com ameaça portando faca.
Pêsames
Uberaba perde Hugo Rodrigues da Cunha. O ex-prefeito e ex-deputado federal por nossa cidade sempre foi uma referência de honestidade na política e na gestão da coisa pública. Nossos sentimentos à família.
Carnaval
Infelizmente o exemplo de Hugo Rodrigues da Cunha está muito distante da contemporaneidade nacional. O “propinoduto” existente no país bancou até escola de samba, blog e familiares de petista, segundo apurou a 31ª fase da operação Lava-Jato.
Prefeitável
Uma das boas surpresas na política regional é o advogado e vereador na cidade vizinha de Conceição das Alagoas, Claudionor Botelho Júnior (Dinozinho). Com menos de 30 anos este jovem político aparece como um dos favoritos para disputar a chefia do Executivo.
Celular
Pais de alunos de algumas escolas privadas de Uberaba estão na bronca com os professores. Segundo eles, o celular em sala de aula virou moda para os mestres e infelizmente o uso não é restrito a atividades pedagógicas.
Parabéns
Belíssimo trabalho vem sendo desenvolvido em Uberaba pelos integrantes do Projeto Fruto de Rua. Grupo apoia dependentes químicos em um dos momentos mais difíceis do tratamento, o pós-internação.
Adeus
Licenciaturas estão em baixa. Mesmo nas universidades públicas o que não falta são vagas ociosas. Carreira de professor parece estar em franco processo de extinção no Brasil. Registre-se que não é por falta de demanda, mas por pouco interesse dos jovens brasileiros. Salários ruins, excesso de cobranças e condições de trabalho desfavoráveis desestimulam a opção.
Será
Projeto de Lei do deputado federal Jair Bolsonaro pretende alterar o Código Penal e criar a legítima defesa da propriedade como excludente da tipicidade. Se passar, o cidadão poderá “mandar bala” naquele que invadir sua residência.
Novidade?
Ideia de Bolsonaro não é nova. Existe em vários países desenvolvidos. Afinal, porque o cidadão precisa correr o risco de ser baleado e não pode enfrentar o marginal, sob pena de um processo oneroso e sofrido?
Tirando onda...
Difícil mesmo será criar meios para que o cidadão possa se defender. Como o acesso à arma de fogo é praticamente impossível para o cidadão de bem, o jeito vai ser apelar para o estilingue e para o arco e flecha.
Reflexão
Como em frase atribuída ao ator norte-americano Clint Eastwood, acredito que está na hora de pararmos de pensar em deixar um mundo melhor para os nossos filhos e pensar em deixar filhos melhores para este mundo. Mudança começa pela educação e a educação começa em casa.
Valeu!!!
Fica aqui o meu muito obrigado por todas as manifestações de apoio e carinho após a publicação aqui na coluna do artigo “Que país é este?”.