Pois é!
Para muitos, a ação do MP com as polícias apenas confirmou o que se suspeitava há anos: a existência de criminosos no comércio de combustíveis.
Surpresa
As suspeitas e a denúncias não pegaram ninguém de surpresa. O surpreendentemente mesmo foi a deflagração da operação, aguardada há anos.
Mais que cartel
O que antes era “simples cartel” agora veio à luz também como denúncia de lavagem de dinheiro e outros delitos, incluída a venda de combustível fraudado.
Coisa antiga
A formação de cartel chegou a ser investigada em outra época pelo Ministério Público.
Prescrição
O promotor João Davina apontou a ocorrência do crime, mas, no Judiciário, foi reconhecida a prescrição de eventual punição.
Consequência
Prudentemente, os empresários resolveram, em consequência, acabar com a associação em que eram tratados os assuntos de interesse da categoria.
Cada um pra si
Uma sinalização de que não se combinava nada e que cada um cuidava dos preços que praticava. Mas não foi o suficiente para estancar com as denúncias.
Chantagens
Durante anos o que mais se ouviu foi que, nos bastidores, o setor era marcado por pressões, ameaças e chantagens a empresários que tentavam praticar preços menores.
Sem provas
Sobre isso, jamais se conseguiu qualquer prova. In off, vítimas eram apontadas, mas ninguém queria aparecer. Nem mesmo elas.
Incômodo
Inegável que houve resistências e que muitos empresários se sentiram desconfortáveis com as denúncias que, sem a exposição de nomes, atingiam a categoria por inteiro.
Sigilo
Nos últimos dois anos, enquanto muito se falava nas redes sociais contra os órgãos de controle, investigações vinham ocorrendo no mais absoluto sigilo.
Joio do trigo
A operação deflagrada nesta quinta-feira é apenas mais uma etapa desse processo de separação do joio do trigo.
Comemorando
E quem externou publicamente sua satisfação com a operação do PM e polícias foi o ativista Ricardo Teles, há dois anos “dando murro em ponta de faca”.
Águas passadas
A possibilidade de um entendimento que colocasse Eduardo Ferro (PL) como vice de Elisa Araújo é considerada “águas passadas” por Aelton Freitas.
Sacramentado
Segundo o ex-deputado, o PL fechou com o PTB e “somos todos Tony Carlos”.
Dentro de casa
Contando Ripposatti, hospitalizado, a Covid-19 fez seis baixas temporárias no 1º escalão da Prefeitura: Bracarense, Dênis, Saad, Rodrigo e Fernando Hueb.
Recuperados
À exceção de Ripposati, todos eles recuperados sem a necessidade de internação.
No páreo
Com dois mandatos de deputado federal na bagagem, Fahim Sawan assume publicamente sua condição de pré-candidato a vereador.
Inédito
Decisão de coragem e fato inédito em Uberaba, raro no País, em que políticos sentem vergonha ou medo desse que consideram um passo atrás: “recomeçar pelo começo”.
Lutador
Fahim tem sacudido a poeira em diferentes momentos da sua trajetória política, iniciada por cima. E até mesmo na vida profissional.
Curso
Publicado edital para a contratação de instrução de armamento e tiro para os guardas municipais que não fizeram o curso de formação realizado no ano passado.
Qualificados
Qualificação deve ocorrer já no mês de outubro, deixando todo o contingente em condições de trabalhar armado, nos termos de convênio com a Polícia Federal.
Pois é!
Em tempos de pandemia, videoconferências e redes sociais superativas, membros do Judiciário e do MP viram alvo de piadas ou censura.
Docinho
Esta semana, antes do início de sessão virtual no TJ do Espírito Santo, desembargador foi flagrado colocando um docinho na boca de servidora.
Falou demais
Em São José/SC, no intervalo de uma aula online, promotor soltou que “a mulherada está apanhando para c... na pandemia”.
O tempo ajudou
Os nove anos que separaram o assalto do julgamento acabaram beneficiando os dois acusados à época identificados.
Recuo
Se no inquérito, policial e testemunhas arroladas levaram ao entendimento da culpa dos investigados, em Juízo, tanto tempo depois, isso mudou.
Sem detalhes
Eles já não se recordam dos detalhes do roubo ocorrido em residência da rua Violetas nem conseguem identificar fisicamente os autores.
Absolvidos
Com isso, os acusados foram absolvidos na 3ª Vara Criminal. Um deles, defendido pelos advogados Guilherme Gomes Lacerda e Michael Saraiva.
Condenados
Dois dos três acusados de tentativa de homicídio que teve como vítima agente penitenciário foram condenados a 25 anos de prisão em regime fechado.
Sentença
As penas de 14 anos para Paulo Henrique Silva Faustino e 11 anos e 10 meses para Ronaldo Santos Marinho foram fixadas pelo juiz Stéfano Renato Raymundo, a partir de decisão do Tribunal do Júri.
O crime
Às 5h18 do dia 2 de janeiro de 2018, ao se dirigir à penitenciária, agente penitenciário foi baleado quando trafegava pela avenida Nilza Guaritá. Socorrido, o servidor escapou da morte, mas ficou paraplégico.
Recurso
Da decisão ainda cabe recurso tanto ao Ministério Público quanto aos acusados.
Absolvido
O terceiro investigado pelo crime foi absolvido.
Condomínio ilegal
Condomínio “Jurasic Park” foi declarado ilegal e clandestino, alerta nota distribuída nesta quinta-feira pela Coordenadoria Regional das Promotorias de Defesa do Meio Ambiente, sediada em Uberaba.
Correndo atrás
A nota acrescenta que toda e qualquer publicidade sobre o condomínio deve cessar imediatamente e os compradores de lotes procurarem a Coordenadoria comandada pelo promotor Carlos Valera.