Perigoso
Agentes penitenciários não estão vendo com bons olhos a recomendação de cima para que os servidores administrativos (assistente social, jurídico, psicólogo e enfermagem) atendam aos presos diretamente nos pavilhões. Eles não têm a menor noção de normas de seguranças e correm riscos desnecessários – argumenta o informante, lembrando que a clientela é formada por marginais.
Enfrentamento
Vez ou outra até mesmo os preparados agentes penitenciários são enfrentados por presos mais agressivos. Há inúmeros registros de detento que tentou tomar o armamento de agente, não logrando sucesso em razão da intervenção de outros servidores. E, no momento, alguns internos estão revoltados com o anúncio de que a Penitenciária “Aluízio Ignácio” terá bloqueador de celulares.
Falta apoio
O mesmo informante, que pediu a omissão de seu nome por temer represálias, relatou a FALANDO SÉRIO que os trabalhadores do sistema carcerário se sentem abandonados. “Raramente aparece no complexo alguma autoridade externa para verificar as carências com as quais lidamos” – queixa-se, acrescentando que, “no entanto, quando morre algum preso, isso aqui fica fervilhando de gente à procura de culpados”.
Por pouco
Samir Cecílio escapou por pouco de precisar lutar pelo seu mandato na Justiça. Vereador mais votado de 2012, ele trocou o PR pelo SDD no ano passado, mas o PR não comunicou sua desfiliação à Justiça Eleitoral. Em consequência, Samir foi visto como possuidor de dupla filiação, correndo o risco de ser considerado sem partido e sujeito a sofrer ação de perda da cadeira que ocupa. Defendido pelo advogado Jacob Estevam, o vereador ouviu ontem a decisão do juiz Wilson Ribeiro, que o considera legalmente filiado ao SDD.
Educação
MEC autorizou a UFTM a oferecer os cursos de Ciências Biológicas e Químicas, com cinquenta vagas cada, no campus de Iturama.
Para baixo
Em Minas, os usineiros anunciam redução de mais de R$0,20 no litro do etanol, no atacado. Agora é esperar o reflexo no varejo.
Pra gringo ver
Enquanto o Triângulo vê a violência contra a população crescer assustadoramente sem que nenhum desses homens seja usado no policiamento de suas ruas, o Exército de Uberlândia embarca para Brasília 450 soldados. Eles terão a missão de auxiliar na segurança do “elefante branco” Estádio “Mané Garrincha” durante a Copa do Mundo. Passado o certame, voltarão a ser aquartelados. Tudo para mostrar os gringos o país irreal na área de segurança pública.
Contrapartida
Comissão de Educação do Senado aprovou ontem a instituição de serviço social obrigatório de dois anos para profissionais recém-formados por instituições públicas.
Apenas uns
Nem todos os cursos públicos são alcançados pelo projeto, mas apenas os da área de Saúde: Medicina, Enfermagem, Psicologia, Nutrição, Odontologia e Farmácia.
Notificação de pai errado
Advogado se surpreendeu ao ser notificado para se defender na Vara da Infância e da Juventude em procedimento instaurado a pedido do Ministério Público, indicando que seu filho menor estava entre os adolescentes flagrados fazendo uso de bebida alcoólica no evento “José na (vai à) Festa”. Ocorre que o menor nominado (inclusive com filiação, tendo o seu nome como pai e de desconhecida como mãe) não faz parte de sua família. Ele sequer o conhece.
Equívoco mantido
Para esclarecer o equívoco, o advogado se dirigiu ao Juizado, mas ouviu de comissária que teria de fazer a defesa por escrito para decisão do juiz. Em outras palavras, dentro da formalidade da lei, apesar do erro ser do sistema, que não apurou a correta qualificação do menor abordado na festa. Como ele, todos os outros não portavam documentos e simplesmente indicaram os nomes dos pais.
Punição à vista
O promotor da festa também responde a procedimento na Vara da Infância e da Juventude. A promoção – devidamente autorizada pela Prefeitura, em janeiro – não tinha alvará da Justiça, permitindo a entrada de menores no salão em que havia distribuição livre de bebida alcoólica.
Greve
Sind-UTE fez assembleia ontem, em Belo Horizonte, e deliberou pela deflagração de greve nas escolas estaduais a partir do dia 21, e por tempo indeterminado. Por aqui, o desafio será fazer com que haja adesão capaz de dar fôlego ao movimento.
Complicada
Para membro da Polícia Federal, a situação dos três patrulheiros rodoviários presos sob acusação de corrupção é das mais complicadas. Policial opina que as provas contra eles são tão robustas, que a Justiça os mantém presos.
Poucos interessados
Pouca gente do povo participava às 20h20 de ontem da audiência pública sobre segurança pública na avenida Prudente de Morais e imediações. Autor da convocação, o vereador China disse sentir saudades do governo do general João Figueiredo, em que havia ordem no país. E apelou para que o projeto Olho Vivo seja estendido a outros quarteirões da avenida.
Uma e outra
O representante da PM na audiência lamentou o baixo quórum e criticou: as pessoas não são participativas na discussão dos seus problemas.// Já estão chegando à cidade os vinte e cinco ônibus zero-quilômetro a serem incorporados à frota do transporte coletivo urbano por Piracicabana e Itamaraty.