Volta ao passado
O retorno das “merendeiras” está, segundo o prefeito em exercício, entre as opções que merecem ser analisadas para o fornecimento de refeições aos alunos da rede municipal. Mas, há quem conteste ao olhar pelo retrovisor. A Prefeitura, como qualquer outro órgão público, que depende de licitação, seria incapaz de manter a qualidade desejável das refeições ao depender de amarrados processos de compra.
Bota fora
Fato é que, a julgar pelo que Moacyr Lopes disse no grupo de Whatsapp “Política Uberaba 2022”, a Nutriplus, empresa fornecedora das refeições, está na marca do pênalti. “Não a contratamos, mas seremos nós que vamos tirá-la de Uberaba” – disse ele, sem detalhar se existe algum processo administrativo neste sentido.
Notificações
Diante de irregularidades trazidas a público pelo JM nos últimos meses, não houve por parte da Prefeitura qualquer manifestação que não fosse, ao ser cobrada, no sentido de que notificações haviam sido expedidas e estava no aguardo da defesa da Nutriplus ou de análise do corpo jurídico.
Suspeita levantada
No sábado, o prefeito em exercício disse que o contrato da Prefeitura com a Nutriplus começou em 2005 e que nenhum gestor ousou rescindir o vínculo e nem suspender ou multar a empresa. “Muito estranho, fecharam os olhos” – acrescentou, frisando que, agora, providências já foram tomadas. Não entrou em detalhes.
Preços maiores
Moacyr revelou também que os valores atuais pagos à Nutriplus sofreram correção em consequência dos impactos causados pela pandemia. Em julho, a Semed havia informado à coluna que teria um custo mensal com a merenda escolar em torno de R$ 1,5 milhão. Naquele momento estava sendo reativado o contrato suspenso em 2020 por causa do fechamento das escolas em consequência da pandemia.
Faltou fiscalização
É sintomático também que inexistiu qualquer fiscalização prática da Prefeitura sobre os kits de alimentação e as cestas básicas para escolares fornecidas pela Nutriplus, este ano. Tanto que, ao ser questionada, há uma semana, a Semed confirmou a má qualidade do feijão entregue no kit e o compromisso da empresa de por um quilo a mais do produto no próximo como compensação. E garantiu que fiscalização passaria feita pela sua Seção de Alimentação Escolar.
Arnaldo Machado é nome de peso na disputa.
Pedindo voto
Ex-presidente Arnaldo Machado Borges foi à rede social pedir voto para a chapa que integra na disputa pela presidência da ABCZ e que é encabeçada pelo diretor Gabriel Garcia Cid. A família de Cid é uma das mais tradicionais na pecuária brasileira. Celso Garcia Cid, o avô, foi um dos importadores de Zebu da Índia. Em seu mandato de inquestionável aprovação, inclusive popular, Arnaldo, agora postulante a vice, reabriu o Parque Fernando Costa à comunidade, depois de anos “fechado”, e resgatou os tradicionais shows artísticos na Expozebu.
Melhorias no Tiradentes
Publicado pela Polícia Militar aviso de licitação para a execução de nove projetos de ampliação e melhorias no Colégio Tiradentes em Uberaba. Entre esses projetos estão o de instalação de sistema contra incêndio e pânico, a construção de laboratórios integrados de estudos, a revitalização das quadras descobertas e melhorias na acessibilidade. Obras estimadas em R$ 6 milhões.
Não agora
As ampliações previstas não resultarão em ampliação de turmas. Pelo menos no ano que vem. O Tiradentes é, a décadas, um dos principais colégios de Uberaba, incluídos os da rede privada. Nas avaliações feitas pelo MEC, aparece sempre entre os primeiros colocados no geral e como o primeiro da rede estadual na sua área de atuação.
Multa eletrônica
Secretaria de Defesa Social acerta os detalhes para a contratação do SERPRO, o serviço federal de processamento de dados. Isso possibilitará a expedição eletrônica de notificação de trânsito e abrirá as portas para a futura adoção de outras ferramentas como o talonário eletrônico.
Descontão
Pelo sistema em negociação, o infrator receberá a notificação diretamente no seu email cadastrado no sistema e poderá, dentro do prazo inicial e abrindo mão da defesa prévia, pagar a multa com 40% de desconto.
Dispensa
A contratação por dispensa de licitação, já que somente o Serpro oferece a ferramenta para órgão gestor de trânsito, recebeu o aval da prefeita, uma vez observadas as formalidades legais.
Marca do pênalti
Com a entrada do Serpro em Uberaba, a Prodemge (Estado) e a Codiub perderão espaço. A primeira como o único elo entre a SDS e o banco de dados do DETRAN, o que deixa de ser, e a companhia uberabense como expedidora de multa em papel.
Investigação
Promotora Daniela Campos deve instaurar procedimento para apurar a legalidade da instalação de câmera de monitoramento no plenário do Legislativo de Frutal. Equipamento enviava as imagens diretamente para o gabinete de secretário municipal.
Reação
Uns poucos vereadores, diante da recente descoberta, requereram informações ao presidente da Câmara sobre a autorização para que isso acontecesse.
Vacinação
Listas de vacinação continuam sendo monitoradas mensalmente, garante a Controladoria do Município, indicando que algumas anormalidades detectadas já foram comunicadas ao Ministério Público, ao qual também foram prestadas informações requisitadas.
Fraudes
Fiscalização mira fraudes, representadas por declaração mentirosa de vínculo com empresa de saúde para vacinação prioritária e até revacinação indevida.
Desatualizado
Quadro do “quem é quem” no site da Prefeitura está desatualizado há tempos.
Reforçado
Chefia de Gabinete do município tem mais assessor IV – com remuneração idêntica ao de chefe de Departamento – que muitas secretarias operacionais têm de cargos equivalentes. A maioria deles recrutados fora dos quadros de servidores.
Quartel
E na estrutura toda não faltam servidores reclamando da “postura de quartel” de uns poucos chefes que passariam os dias “coçando” e “caçando” alguém em quem dar uma bronca, de preferência na presença de outras pessoas. Seguramente, não é o estilo da prefeita.
Duas caras
E, segundo queixosos, esses mesmos chefes “austeros” são os que se derramam em gentileza na forma de se dirigirem a servidores, quando na presença de Elisa.
Sem resposta
Governo do Estado deu lacônica resposta a questionamentos sobre a vacinação em Uberaba, feitos pelo ativista do SUS Jurandir Ferreira. As principais perguntas não foram respondidas.
Astrazeneca
Dentre outras coisas, Jurandir quer saber se a Secretaria de Estado da Saúde está devendo repasses da Astrazeneca para Uberaba e se a SMS recorreu à D2 da vacina para, naquele momento, aumentar a cobertura da D1. O Estado ignorou as perguntas.
Transparência
A tão decantada transparência alardeada por gestores não existe na devida extensão. Sempre que perguntas ocorrem com mais profundidade, as afirmações do órgão tentam mascarar os detalhes. Há exceções, claro. Poucas.
Vigilância
Em breve a Guarda Municipal poderá se livrar da missão de estar presente ao longo do dia no Centro Administrativo de forma preventiva. A Prefeitura recorrerá aos serviços de empresa de vigilância. Processo ainda na fase de cotação, segundo a SAD.
Outros órgãos
Para os órgãos descentralizados, é pensada por SAD e SDS a criação de uma Central de Segurança com o uso de equipamentos eletrônicos.
Reflexo
A boa fase do USC no campeonato da 2ª divisão aumentou a procura por camisas do clube. Até as de goleiro estavam esgotadas em alguns pontos de venda neste sábado.
Garimpando
Vereador pastor Eloísio voltará a Brasília na tentativa de “garimpar” recursos para movimentos sociais como o de igualdade racial. E recorrerá ao deputado Marco Feliciano para que haja melhor alinhamento com as políticas públicas do Governo Federal.
Contatos
Acompanhado de lideranças comunitárias, Eloísio manterá contatos também em órgãos voltados para as mulheres, os direitos humanos e a cultura.
Coordenadoria
Vereador está articulando com o Executivo a mudança da Coordenadoria da Igualdade Racial da Fundação Cultural para a Secretaria de Governo.
Não quer dividir
STF suspendeu o julgamento da ação proposta pela Procuradoria Geral da República (o MPF) que quer tirar das Defensorias Públicas o direito de requisitar documentos a órgãos e autoridades. Vedação que prejudicaria quem, sem recursos, recorre à Defensoria.
Improcedente
O relator Edson Fachin considera improcedente o pedido da PGR.
Revogação
Está revogado por recomendação do promotor José Carlos Fernandes o decreto que permitia a servidor atuar também em empresa privada que prestasse serviços ao seu órgão de lotação, desde que não tivesse qualquer relação com o contrato. E se declarasse estar nessa condição.
Aula
Nesta edição, o professor Eber Chaban diz como a Física te ajuda a se livrar do constrangimento causado pelo travamento da portas giratória de banc
Odeio porta de banco!
Mas quem não odeia? A gente tira o celular do bolso e a porta trava, tira o chaveiro e ela trava, é muito aborrecimento. Na hora do rush então, nem se fala, aquele pessoal todo se acotovelando para entrar, é um “Deus nos acuda”.
A física pode te ajudar a se livrar de mais esta. Vamos aos fatos.
Para garantir a segurança de todos, naquela porta giratória existe um detector de metais, se entendermos seu funcionamento, vamos reduzir muito nosso aborrecimento ao entrar no banco. Toda pessoa habitualmente carrega consigo algum metal, o celular e o chaveiro são os mais comuns. Então, como fazer para não travar as portas do banco?
Vejamos como funcionam: imediatamente antes das folhas de vidro giratórias existem duas placas verticais paralelas colocadas de tal forma que temos de passar entre elas. É aí que fica o sensor de metais. Existe ali um campo magnético e, sempre que um metal sofre uma variação de fluxo magnético (sempre que o campo magnético varia através de um metal) surge nele uma corrente elétrica. O sensor percebe exatamente esta corrente e trava a porta.
E o que pode ser feito?
Este fenômeno é controlado pela lei de Faraday, que determina que esta corrente elétrica é diretamente proporcional à variação do fluxo magnético, quanto a isto não há nada que possa ser feito, mas, ela diz também que esta mesma corrente é inversamente proporcional ao tempo. Aí é que está o segredo.
Quanto menor o tempo, maior será a corrente e, consequentemente, maiores as chances de a porta travar, ou seja, devemos passar pelos sensores no maior tempo possível, tempo grande produz corrente pequena e a porta não trava.
Experimente, deixe tudo nos bolsos e entre no banco. Não se esqueça de passar bem devagar entre as barras antes da porta giratória.
Olhe lá o que vai levar! Objetos maiores com muito metal vão ativar o sensor de qualquer forma, tendo bom senso, vai dar para passar de boa. Eu, que tenho prática, entro até carregando um guarda chuvas.
Um aborrecimento a menos para você.