Desprotegidos
Advogada Roberta Toledo faz campanha entre colegas uberabenses para comprar máscaras para os agentes penitenciários, agora reconhecidos como policiais penais. Servidores não têm o equipamento, que deveria ser fornecido pelo Estado.
Flexibilizando
Prefeito baixou novo decreto flexibilizando algumas determinações em relação ao anterior. Entre elas, a que permite o atendimento na porta pelos bares, pizzarias, sorveterias. O cliente deverá ser mantido do lado de fora.
Consumo
O consumo no local permanece proibido.
Republicação
Em verdade, não se trata de um novo decreto, mas de alteração no que estava em vigor.
Barreira
E está mesmo decretada a criação de barreira sanitária em Uberaba com o objetivo de controlar a entrada de viajantes no perímetro urbano.
Na prática
Como funcionará a barreira será definido nesta quarta-feira, mas já se sabe que homens das Secretarias de Saúde e de Defesa Social atuarão em conjunto.
Pelo ar
A chegada de pessoas a Uberaba será controlada também no Aeroporto "Mário Franco".
Transporte
As determinações de higiene antes voltadas para o transporte coletivo foram também estendidas aos táxis, ao mototáxi e aos veículos de transporte de passageiros contratados por aplicativo.
Endureceu
As alterações introduzidas no decreto endurecem a penalidade, na medida em que a multa poderá ser de 3 a 10 UFMs, sem a necessidade de reincidência. Continuam previstos a cassação do alvará e o próprio fechamento compulsório do estabelecimento.
Diminuiu
Polícia Rodoviária Federal, ainda que não saiba citar percentual, diz que caiu bastante o tráfego de veículos na BR-050, em Uberaba.
Dispensados
Jovens recrutados para o Tiro de Guerra em Uberaba, e que deveriam estar iniciando este mês o seu período de treinamento, estão temporariamente liberados pelo Exército. Mais uma consequência do coronavírus. A reconvocação não tem data definida.
Triagem
Hospital de Clínicas vai recorrer a barraca para, diante da unidade, promover a triagem de pacientes da Pediatria e grávidas.
Exclusivo
Não se conhece nenhuma outra cidade do interior que tenha um hospital voltado exclusivamente para pacientes do coronavírus. Em Uberaba, o Hospital Regional, mantido pela Prefeitura, está preparado para recepcionar eventuais vítimas da doença.
Crítica
Para o advogado Leuces Teixeira, Bolsonaro está sendo uma decepção. "O presidente só sabe criar confusão" - critica, referindo-se às últimas falas do chefe da Nação contra governadores.
Confuso
Zema decretou o fechamento das divisas de Minas Gerais. Medida Provisória de Bolsonaro veio em seguida para dizer que esse tipo de decisão é de competência exclusiva da União. O imbróglio jurídico está criado.
Sem instrução
Fato é que ainda hoje as Polícias Civil e Militar estão sem instruções do Governo do Estado sobre o impedimento de que ônibus vindos de outras regiões do País entrem em Minas Gerais.
Regulação
Inegável que entraram na normalidade a liberação e a ocupação de leitos hospitalares em Uberaba com a gestão sendo feita pela própria Secretaria Municipal de Saúde. Hoje pela manhã, em uma UPA não havia nenhum paciente precisando de leito e, em outra, apenas três.