Atualizada às 14h30.
Documentos solicitados à Prefeitura e não entregues no prazo, o que levaria o delegado Eduardo Garcia Alves ao Centro Administrativo na 2ª feira, foram encaminhados a ele neste domingo. A informação é da Secretaria de Comunicação, enviada à coluna às 12h41 de hoje (24), detalhando que o envio dos dados ocorreu por e-mail.
Em dia
Acrescenta a nota da SeCom que, com a entrega deste domingo, estão atendidos todos os pedidos de documentos feitos pelo presidente do inquérito. “Não há nada em atraso” – ressalta.
Nas redes
A revelação de que o delegado Eduardo iria à Prefeitura amanhã (25) em busca dos documentos pedidos repercutiu não só na Prefeitura. Nas redes sociais, ela provocou incontáveis e variados comentários. Uns poucos com interpretações equivocadas, que a coluna se encarrega de esclarecer.
De iniciativa
A ida do policial ao Centro Administrativo seria de iniciativa e não em cumprimento de mandado de busca (inexistente). Seria uma cobrança por documentos, mas não por ordem judicial, que, a bem da verdade, não figura na notícia abaixo.
Delegado busca na Prefeitura documentos que requereu, esperou e não recebeu
Delegado Eduardo Garcia Alves, chefe da Divisão de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado, irá pessoalmente, 2ª feira, à Prefeitura em busca de documentos que requisitou e não os recebeu. Todos eles relacionados com o recapeamento asfáltico e o caso das notas fiscais suspeitas.
Força tarefa
Uma força tarefa dentro da própria divisão especializada foi criada para concluir a complexa investigação iniciada em abril, a partir de denúncia da suspeita de existência de notas fiscais frias na relação entre contratada da Prefeitura e sua fornecedora de insumos para o asfalto. O denunciante foi o vereador Marcos Jammal, que também conseguiu as notas tidas como frias.
Perto do fim
Com a força tarefa em atividade, o delegado que preside o inquérito espera entregá-lo devidamente concluído ao Ministério Público em quinze dias. Isso inclui “todas as diligências necessárias efetivamente realizadas, os fatos elucidados e o relatório final (com a conclusão a que a PC chegou)” – explicou Eduardo Garcia.
Exclusividade
Autoridade da Polícia Judiciária tem se dedicado exclusivamente a esse caso nas últimas semanas. Os estragos causados pelas chuvas em ruas recém-recapeadas levaram a PC a aumentar o conjunto de papéis requeridos ao município.
Compromisso
Investigações dos três últimos anos em Uberaba atestam o que o chefe do 5º Departamento da PC, Felipe Colombari, havia assegurado em entrevista à JM ao assumir o posto: o compromisso da Polícia Civil com a sociedade. Mensagem recepcionada por todos os delegados e equipes sob o seu comando.
Nada feito
Como assistente da acusação no processo do “escândalo dos chips” (habilitados fraudulentamente em nome de Elisa), o advogado Júlio César da Fonseca assegura que a chefe do Executivo não pediu a revogação da medida protetiva de que desfruta em relação aos denunciados.
Manifestação
Disse ele à coluna que houve apenas a sua manifestação, como assistente da acusação, no pedido de revogação formalizado pela segunda ou terceira vez por Thiago Mariscal. Futuro vereador, Mariscal teme eventual descumprimento da medida protetiva ao estar próximo de Elisa na diplomação e posse dos eleitos.
Desnecessário
E o posicionamento externado pelo advogado foi no sentido de que não há necessidade da revogação para que ambos estejam no mesmo ambiente. Não apenas para diplomação e posse, mas também em qualquer outra situação em que estejam no exercício de suas atribuições enquanto vereador e prefeita.
Golpe
O advogado Júlio César também comentou com a coluna o seu entendimento jurídico sobre os planos de golpe de Estado de que são acusados Bolsonaro, ex-colaboradores diretos e outras pessoas investigadas e denunciadas pela PF: “tudo isso (a trama) é crime sim. Está na lei”.
Muito estranho
Recentemente homenageado pela UNIUBE por sua contribuição jurídica para o País e entrevistado na 1ª edição do JM News, o professor catarinense Lenio Streck acha estranho o silêncio da Associação dos Magistrados Brasileiros e da OAB sobre “o plano de morte” de ministro do STF, presidente e vice da República.
Citação
Até este sábado o presidente do União Brasil, delegado Heli (Grilo) Andrade não havia sido citado para fazer a defesa do partido na ação em que a sigla é acusada de fraude à cota de gênero na campanha de vereadores. A denúncia formalizada pelo Podemos aponta que uma das candidatas do UB não fez atos de campanha.
“Estou aqui”
Por telefone, Grilo refutou toda e qualquer especulação de que esteja evitando ser citado. “Nunca tive nem tenho nenhum motivo para isso; posso ser encontrado em minha residência” – afiançou.
Assim não dá!
Moradores do Bairro Santa Marta, imediações do Cemitério São João Baptista, estão horrorizados com a quantidade de baratas invasoras de suas residências. Aos montes, os insetos onívoros também “passeiam” pelos muros dos imóveis. São tantos que chegam a ficar agrupados.
Defesa
Vereador eleito Cleber Júnior apresentou defesa nos autos da Ação de Investigação Judicial Eleitoral contra o MDB, acusado de também fraudar a cota de gênero. O pedido de AIJE é do Mobiliza, visando a anulação dos votos de toda a chapa emedebista.
Absurda
Defende-se o futuro vereador da afirmação de que candidata do MDB apenas figurou na chapa e não teve atos de campanha frisando que a “acusação é absurda e sem fundamento”. O objetivo da ação – acrescenta Cleber, representado pelo advogado Geovane Soares – é, de forma abominável, tentar mudar o resultado do pleito.
Nada irregular
A defesa alega que a candidata participou de todos os atos de campanha e fez prestação de contas absolutamente correta, o que afasta qualquer acusação de fraude à cota de gênero e de candidatura fictícia.
Interessante
Partido autor da ação contra o MDB, pondo em risco o mandato conquistado por Cléber, teve candidatas nas mesmas condições de resultado eleitoral que questiona – diz emedebista. Ele mostra que o Mobiliza chegou ao resultado final do pleito para o Legislativo com duas candidatas tendo menos votos do que a questionada.
Asfalto e chuva
As chuvas de sexta-feira provocaram estragos em várias ruas da cidade, inclusive as de recapeamento feito há pouco tempo como as avenidas Cristo Rei e a Guilherme Ferreira.
Méritos
Licenciamento ambiental online da Prefeitura agora reconhecido internacionalmente com homenagens em Nova Iorque tem digitais: Maria Batista, Fernando Hueb, Denis Silva, Marco Túlio Prata, Paulo Piau e demais integrantes da comissão de desburocratização criada à época, além de técnicos da CODIUB.
Bairros
O programa Minha Casa Minha Vida contribuiu muito para mudanças no ranking dos bairros mais populosos de Uberaba, divulgado por FALANDO SÉRIO a partir de números aferidos pelo censo 2022, do IBGE. E, segundo a secretária Isabela Nascimento, a consolidação de alguns bairros somente ocorreu após 2010 devido ao boom do programa habitacional do Governo Federal.
Sonho concretizado
Afirma a titular da SEPLAN que o “Minha Casa Minha Vida” permitiu que mais pessoas pudessem concretizar o sonho da casa própria a um custo mais acessível. Isabela cita que o crescimento populacional ocorrido em algumas regiões resultou da redução em outras como nos Bairros Abadia e Costa Teles. Muitas das famílias que ali viviam de aluguel, migraram para novos conjuntos.
Aglomeração
Para os que se surpreenderam com o crescimento de habitantes no Paraíso e Morumbi, por exemplo, fica mais uma explicação da secretária. O Paraíso, que assumiu o 1º lugar na lista dos bairros mais populosos de Uberaba no censo 2022, e é uma Unidade de Planejamento e Gestão, inclui os loteamentos Elza Amuí 1, 2, 3 e 4.
Morumbi
O Morumbi, por sua vez, agrega o Jardim Espanha e o Pacaembu, igualmente como UPG. As Unidades de Planejamento e Gestão foram instituídas no Plano Diretor de 2006 e “abraçadas” já no censo de 2010 pelo IBGE.
Vida própria
Isabela analisa ainda que ter vida própria é um dos fatores de atração de investimentos imobiliários e, consequentemente, habitantes para os bairros com essa característica. A avenida Hamid Mauad, no Morumbi, e Nossa Senhora do Desterro, no Paraíso, simbolizam isso, dentre tantos outros exemplos possíveis.
Consulte
Na edição de FALANDO SÉRIO em 18 de novembro o leitor encontra a informação sobre os seis bairros mais populosos de Uberaba nos censos de 2010 e 2022.