
(Foto/Divulgação)
Além das contas de 2021 já rejeitadas e sob fase de recurso aberta à Prefeitura, também os exercícios de 2022, 2023 e 2024 estão sob risco de reprovação pelo Tribunal de Contas do Estado. Todas elas com parecer técnico para que a administração justifique as irregularidades encontradas.
Falha idêntica
Uma das irregularidades apontadas é comum às quatro prestações de conta do primeiro mandato de Elisa: a abertura de créditos sem a existência de superávits. A reprovação de contas por Tribunais Estaduais não devem mais passar pela apreciação das Câmaras de Vereadores por decisão do STF por ser fruto de análise técnica e não política.
Inscrição no MP
Conselho Superior de Justiça de Minas Gerais definiu na última sexta-feira o promotor Guilherme de Castro Germano como novo titular da 14ª Promotoria de Justiça de Uberaba. Promotoria estava vaga desde a promoção de José Carlos Fernandes a procurador de Justiça, com a sua consequente remoção para Belo Horizonte.
Houve concorrência
Além de Guilherme de Castro, também as promotoras Mariana Duarte Leão e Amdressa Isabelle Ferreira Barreto se inscreveram para o cargo que tem atividades voltadas para o controle da Saúde e dos Direitos das Pessoas Idosas e dos Deficientes. Um posto de suma importância na fiscalização de serviços essenciais prestadas aos municípes. Em especial aos mais necessitados deles.
Duplicidade
Lotado em Uberaba, o promotor Guilherme, vencedor da disputa pela titularidade na 14ª Promotoria de Justiça, é o atual coordenador regional das Promotorias de Defesa do Meio Ambiente em Passos.
Cenas desastrosas
Depois de uma breve introdução sobre o significado da palavra “rei”, “de conotação privilegiada no antigo Testamento”, mas com os riscos do poder subir à cabeça, dom Paulo Mendes Peixoto abordou neste domingo o recente episódio da morte de dezenas de pessoas em comunidade do Rio de Janeiro. Em sua fala dominical, o arcebispo metropolitano lamentou as “cenas desastrosas para o povo”.
Políticas públicas
Ressaltou o líder católico, depois de mencionar o tráfico de drogas, a nefasta ausência de políticas públicas que atendam as necessidades da população. “Onde não está o poder público estão as organizações criminosas” – sentenciou.
Diferença de poder
“Todo poder deveria ser divino, porque vem de Deus. Mas, a força política e os conchavos econômicos esvaziam a identidade dos que estão no poder e agem de forma arbitrária e interesseira. Desta forma, acabam prejudicando a vida das pessoas e da comunidade por eles administradas” – frisou dom Paulo, para acrescentar: “Cada autoridade deveria ser uma embaixadora de Deus na preservação do bem comum e da harmonia entre todos”.
Silêncio sem reação
E destacou o arcebispo: “O pior diante das más administrações é o silêncio do povo e a falta de reação. Isso acontecia na cultura dos faraós do Egito, até que apareceu Moisés com força libertadora e conseguiu que o povo se livrasse daquelas imposições arbitrárias”. E finalizou: “É importante olhar para a prática de Jesus, que não impunha sua onipotência e autoridade. É necessário buscar que tipo de autoridade devemos eleger”.
Monitoramento
Protocolado no início do ano, o projeto de lei que torna obrigatória a instalação de câmeras de monitoramento dos animais confiados a pet shop irá a votação na segunda-feira na Câmara Municipal. A proposta é da vereadora Denise Max. As imagens deverão estar ao acesso dos clientes e ser fornecidas quando requisitadas.
Sob sigilo
A Justiça colocou sob sigilo o nome do denunciante da corrupção sob investigação na Prefeitura de Campo Florido. Mas, o nome circula em muitas bocas naquela cidade.
Cartilhas
Comdicau já definiu o seu plano de ações para 2026. Já em fevereiro, o conselho produzirá cartilhas sobre os direitos da criança e do adolescente e as distribuirá às famílias, escolas e conselhos tutelares.
Abuso sexual
No começo de novembro, o Fundo Municipal do segmento tinha pouco mais de R$ 5 milhões em caixa para investimentos em políticas públicas. Em maio haverá maciça campanha de prevenção ao abuso sexual de crianças e adolescentes com orçamento de R$ 40 mil.
Garantido
Ao empatar em casa com o mineiro Athletic, o Coritiba se garantiu para o Campeonato Brasileiro da Série A de 2026, depois de dois anos na Segundona. O Coritiba também está perto do título da Série B. Somente poderá ser matematicamente alcançado pelo rival Athlético/PR, que tem um jogo a menos, a ser cumprido contra a Ferroviária, em Araraquara, neste domingo.
Acesso
O Athlético também pode voltar à Série A em 2026. Disputa uma das três vagas restantes com Chapecoense, Remo, Criciúma e Goiás. Com menor chance está o Novorizontino. A última rodada do campeonato da série B será no próximo fim de semana.
Rebaixamento
Caem da Série B para a C: Payssandu, Volta Redonda e Amazonas. Ferroviária, Botafogo de Ribeirão ou Athletic ocupará a última vaga. Quem desce será substituído na Série B por Ponte Preta, Náutico, Londrina e São Bernardo.