FALANDO SÉRIO

Presidente do PL em Uberaba reivindica nas redes posição de único de direta na cidade

Wellington Cardoso
François Ramos – Redator Interino
Publicado em 27/09/2024 às 07:31Atualizado em 27/09/2024 às 21:58
Compartilhar

Polêmica
A presidente do PL Uberaba e 2ª vice-presidente estadual do PL Mulher, Ellen Miziara, “causou”, na manhã dessa quinta-feira (26), ao publicar em suas redes sociais um vídeo em que acusa os responsáveis pela campanha da candidata à reeleição Elisa Araújo (PSD) de utilizarem materiais, inclusive antigos, nos quais ela aparece ao lado de políticos de renome para se colocar como uma representante da direita. “Que mentira!”, decretou a líder conservadora.

Reação
Segundo Ellen Miziara, a iniciativa que pretende vincular Elisa Araújo à base conservadora aconteceu após a repercussão nacional da campanha para que a direita boicotasse as candidaturas do PSD, legenda que abriga a atual chefe do Executivo municipal. A liberal, que concorre a uma cadeira na Câmara de Vereadores, foi categórica ao afirmar que “Elisa não é de direita”.

Fogo
Ainda de acordo com a presidente do PL, que chegou a convidar Elisa Araújo para integrar o partido, a prefeita escolheu o PSD “[...] porque não quis se comprometer ou se posicionar sobre as pautas que defendemos”. Ellen Miziara deixou claro, no vídeo em seu Instagram, que o Partido Liberal está comprometido com o futuro de Uberaba e que tem posições bem definidas: “[...]temos um grupo em formação e nossos valores e princípios não estão à venda”, arrematou ela.

Sabatina
Ellen Miziara tem sido eloquente ao dizer que os candidatos a prefeito e a vice pelo PL, partido que para ela é o único que representa a direita e suas pautas em Uberaba, são Samir Cecílio Filho e Romeu Borges. Aliás, eles foram os convidados da sabatina promovida pela Rádio JM de quinta-feira (26. Dentre os assuntos por eles abordados esteve a Codiub (Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba), que, segundo Samir, é “uma maravilha de empresa” e está sendo sucateada.

Saúde
Samir Cecílio disse à bancada composta pelos jornalistas Márcio Gennari, Wellington Cardoso, Lídia Prata e Larissa Prata, que a Codiub poderia ser empregada, por exemplo, para implantar a telemedicina, “informatizar as UPAs, os prontuários, integrar isso” e contribuir para melhorar o atendimento em saúde na cidade. Para o candidato conservador, é um absurdo que uma pessoa que toma remédio contínuo precise ir até uma unidade de saúde para renovar receita: isso poderia ser resolvido com tecnologia e “não é nenhum bicho de sete cabeças, é simples, só que tem que fazer”.

Fúnebre
Outra crítica do candidato liberal à sucessão de Elisa Araújo se deu com a afirmação de que Uberaba hoje experimenta uma realidade na qual se materializa “o luxo do luto”, pois não existem mais vagas nos cemitérios públicos e os valores cobrados pela iniciativa privada não são acessíveis para os menos privilegiados. De acordo com ele, “todo dia tem uberabense sendo enterrado em Igarapava, Água Comprida, Pirajuba”, porque não tem como arcar com os custos na cidade.

Consenso
A crítica quanto aos cemitérios é um ponto de consenso entre a direita e a esquerda uberabense, pois o candidato do PSTU à Prefeitura, Adriano Espíndola, também já evidenciou sua indignação quanto à impossibilidade de os trabalhadores conseguirem pagar os valores atualmente exigidos. Para o socialista, “é um absurdo que uma cidade do porte de Uberaba não tenha cemitério público à disposição da população”.

Vergonha
Adriano Espíndola afirmou ainda que, além de os cemitérios públicos não terem mais espaço, têm manutenção precária. De acordo com ele, a administração Paulo Piau, ao concordar em aceitar como condicionante de instalação do cemitério particular uma cláusula impeditiva da construção de um novo cemitério público, feriu o interesse público. Uma conduta que não teria sido enfrentada por Elisa Araújo, mas que em caso de vitória do PSTU nas urnas vai mudar: “Com a força do povo e do Judiciário, nós vamos fazer esse contrato perder a validade”.

Verdade
A prefeita Elisa Araújo já reconheceu que o impedimento admitido pela gestão Paulo Piau em relação à construção de um novo cemitério público constitui obstáculo para sua administração. Porém, ela afirma que está em estudos a possibilidade de verticalização dos cemitérios públicos já existentes, o que representaria um alívio em relação à escassez de vagas, hoje restritas às famílias que já possuem espaço próprio no São João Batista e no Nossa Senhora da Medalha Milagrosa.

Crime
Por falar em Elisa Araújo, ela uma vez mais está sendo vítima de golpe que envolve linha de telefonia celular. Segundo a sua coordenação de campanha, um número de telefone está sendo usado de maneira indevida e alguém estaria tentando se passar pela candidata. O número +55 (34) 99733-9975 utiliza uma foto da prefeita, mas não pertence a ela e não tem nenhuma relação com a campanha.

Polícia
A coordenação de campanha de Elisa Araújo distribuiu nota pedindo a todos que, ao receberem mensagens ou ligações desse número, desconsiderem e denunciem a fraude. De acordo com Marcos Vinicius, que coordena a comunicação oficial da campanha da candidata do PSD, esta somente ocorre por canais verificados e confiáveis: “Fique atento e ajude a combater a desinformação. A campanha se mantém firme em seu compromisso com a transparência e responsabilidade”, finalizou.

Assédio
Tony Carlos (MDB) e Franco Cartafina (PP), candidatos a prefeito e a vice nas eleições que se aproximam, fecharam, na manhã dessa quinta-feira, a série de sabatinas do programa De Frente Pra Notícia (Rádio JM), do jornalista Paulo Garcia. Eles se posicionaram sobre as denúncias de assédio moral que têm se multiplicado na Educação municipal e disseram que, se eleitos, esse tipo de conduta não será tolerado em seu governo. Excesso de burocracia, cobranças incompatíveis com o magistério e o adoecimento dos servidores foram objetos de crítica e compromisso.

Fato
A situação, no mínimo, tem provocado inquietação na administração, após a publicação pela imprensa na terça-feira (24) de uma denúncia que indicava a existência de possível assédio sobre professores e outros funcionários do Cemei Professora Joana Darc Campos de Oliveira (bairro Recreio dos Bandeirantes), o que foi negado pelo município. Um grupo de professores, ex-professores e de servidores administrativos teria se reunido na quarta-feira (25) com representantes da Semed e oficializado as denúncias, o que teria ocorrido com materialidade de provas.

Grave
Ao que tudo indica, o teor das denúncias apresentadas pelos profissionais à Semed envolve ofensas sobre a capacidade dos professores quanto ao desempenho de sua função, exigência de limpeza (pelos docentes) de banheiros com salas de 20 crianças de 2 anos, afrontas à honra (acusação de furto de papel higiênico) e muitas outras, que segundo a fonte da FALANDO SÉRIO foram registradas em Ata, que será encaminhada à Ouvidoria, Corregedoria, ao Sindicato dos Professores e ao Ministério Público.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por