FALANDO SÉRIO

Presidente do PT mexe em “vespeiro” ao criticar Patrícia

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 24/07/2023 às 20:48Atualizado em 25/07/2023 às 21:08
Compartilhar

Vídeo gravado pelo presidente Germano Fernandes e postado no grupo da Executiva petista em Uberaba, no fim de semana, revoltou a Secretaria Municipal de Mulheres. Para essas mulheres, da corrente “Construindo um Novo Brasil”, o vídeo foi considerado “esdrúxulo e de ataques a Patrícia Melo”.

Misoginia
Entendem as integrantes do CNB, em nota assinada por Mariana Costa (Uberaba) e Andrea Cangussu (Secretaria Estadual de Mulheres do PT), que a postagem de Germano está cheia de misoginia, machismo e ironias, “gerando um estado extremo de constrangimento a Patrícia”. 

Preconceito
A mesma opinião tem o Coletivo de Mulheres Pretas “Carolina de Jesus”. Para o Coletivo, a fala do presidente petista foi também preconceituosa e covarde, na medida em que desrespeita, na sua interpretação, a condição de mãe de Patrícia Melo e a ataca diretamente na sua escolha por Uberaba.

Sem resposta
A coluna tentou, sem sucesso, falar com Germano Fernandes, que não deu retorno às ligações. Sua manifestação será veiculada, quando ocorrer.

Tensa
No sábado, uma tensa reunião foi realizada, até com ameaça a amigo de Patrícia, por isso rotulado de “moleque” e “capacho”. Tudo por conta da proposta de antecipação da renovação da Executiva do PT em Uberaba. Uma prerrogativa dada às direções municipais pela cúpula nacional da sigla. Em Uberaba, não vingou.

Ação indeferida
Levou “bomba” parcial no Judiciário a ação assinada pelo escritório Yoshimoto & Junqueira em que Elisa postulava a condenação do ex-vereador Thiago Mariscal. Por postagem na rede social, ele era acusado de calúnia e difamação, injúria e perseguição.

Indenização
Na mesma ação formalizada à Justiça Criminal do Juizado Especial é pedido que Thiago, além de condenação criminal, também pague indenização de R$ 52 mil por danos morais.

Críticas
Na postagem, o ex-vereador relata irregularidades ocorridas durante a gestão de Elisa, mas não por ela, como a vacinação (Covid-19) de pessoas que não estavam na lista de prioridades e o episódio dos fiscais sanitários. E ainda “alfineta” o Ministério Público e a Câmara de Vereadores.

Perseguição
O juiz Giancarlo Alvarenga entendeu que, das postagens de Mariscal, extrai-se a ocorrência, em tese, somente do crime de perseguição. Os outros crimes citados na representação não prosperaram. No caso da eventual perseguição, a pena prevista na legislação é de 6 meses a 2 anos de reclusão e multa.

Recorrendo
Agora já citado, o ex-vereador está recorrendo da condenação de pagamento de indenização de R$ 90 mil por acusação de invasão à Central de Vacina em 2021, quando assessor do vereador professor Wander, que também era acusado. Wander fez acordo com o município e não foi processado.

Novo quer ouvir
O Novo tem reunião partidária marcada para sábado. Uma oportunidade, segundo o coordenador Richard Maciel, para ouvir lideranças classistas esperadas para o encontro, e suas propostas para o desenvolvimento de Uberaba.

Tartaruga
Há três anos a vereadora Lu Fachinelli pediu à Prefeitura cópia da planta baixa da área do Bosque Jacarandá. A intenção era apresentar um projeto aos Ministérios da Cultura (Fundação Palmares) e Meio Ambiente, voltado para a comunidade negra. 

Construções
Um anfiteatro e teatro de arena, museu afro, réplica da Igreja do Rosário (demolida na avenida Presidente Vargas) e espaço para permanente qualificação, dentre outras propostas, estariam no projeto para o qual Lu tentaria arrancar recursos em Brasília. 

Hora extra
No exame que fez das muitas horas extras pagas pela SMS a alguns dos fiscais sanitários investigados por vazar informações de fiscalizações a empresários, a PC não constatou irregularidades. O delegado Tiago Cruz requisitou à época relatório detalhado dos extras recebidas pelos servidores. E o examinou.

Caso extra
Na investigação que conduziu sobre o vazamento de informações, o volume de horas extras dos fiscais chamou a atenção do policial. Já o vazamento ficou constatado, conforme relatório enviado ao Ministério Público e à Justiça.

Prefeito substitui fonte que considera onerosa por quiosque ainda em construção (Foto/Divulgação)

Desperdício
Uma das justificativas para a derrubada da estrutura de uma fonte em Água Comprida foram os gastos improdutivos na tentativa de outros governos de colocar a atração em funcionamento – diz o prefeito Alexandre de Almeida. A derrubada gerou protestos do vereador Carlos Raphael.

Depósito
Ainda de acordo com o chefe do Executivo, o local, com três bombas inativas há tempo, teve a casa de máquinas invadida por raízes dos coqueiros ao seu redor, e se transformou em viveiro de mosquito da dengue. 

Catira
As instalações da fonte deram lugar a um quiosque em construção, segundo o prefeito, mais útil e elogiado pelos munícipes. Alexandre diz que para o local já está programada manifestação cultural – catira – para o dia 29. Quanto ao vereador queixoso, afirma ser ele oposição a tudo no município.

Reconhecimento
A César o que é de César. Poucos sonharam por tantos anos e trabalharam como Luiz Carlos Borges pela concretização do GeoParque de Uberaba. Participando efetivamente pela valorização de Peirópolis desde a gestão de Hugo Rodrigues da Cunha, Luiz Carlos viveu esse sonho praticamente sozinho de 2010 a 2017.

Louros
Mas, também não deixa de dividir os louros dos avanços, em se tratando de Peirópolis, com Beethoven Teixeira, e de Peirópolis e outras importantes áreas para a concretização do GeoParque com Jorge Alberto Nabut, sem se esquecer de outras gerações.

Reestruturada
Marcada para quarta-feira a reinauguração da sede do Sindae, reestruturada. São muitas as expectativas dos servidores da Codau depositadas na nova diretoria do sindicato, liderada por Delair Donizete, com 30 anos de trabalho na autarquia.

Sanitários em praça
Na companhia do secretário adjunto Pedro Arduíni, o vereador cabo Diego anunciou a construção de dois sanitários e a instalação de um bebedouro na praça Magalhães Pinto, a do 4º Batalhão da PM. Edil agradeceu à prefeita Elisa pela sua conquista, enquanto o adjunto disse que a construção terá início em até 90 dias e que a Sesurb está à disposição do vereador. Não foi dito quem se encarregará da higienização dos sanitários.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por