Creches
Caso a proposta (PL 915/2019) do deputado Doutor Jean Freire (PT) seja aprovada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais faculdades públicas e privadas deverão abrir creches para prestar assistências para filhos de estudantes regularmente matriculados nas Instituições de Ensino Superior em funcionamento no estado.
FGTS
Apesar da pressão de alguns setores, o presidente da República, Jair Bolsonaro, manteve a decisão de limitar as retiradas ao FGTS em R$500 por conta, em 2019. Segundo ele, o Congresso tem todo o direito de aumentar esse valor, mas para isso vai ter que comprovar a viabilidade financeira, pois, caso a cifra fixada pelo governo seja ultrapassada pode comprometer os recursos do programa Minha Casa Minha Vida.
Votação
As mudanças nas regras do FGTS destacam quatro pontos fundamentais: o saque imediato, o saque salário, o crédito de recebíveis e a melhora na remuneração das contas dos trabalhadores. Caso a Medida Provisória nº 889/2019 seja aprovada até setembro, a distribuição do lucro passará dos atuais 50% (devido à mudança das regras desde 2017) para 100%, que serão somados ao rendimento de 3% ao ano mais Taxa Referencial (TR). Caso a votação não ocorra dentro do prazo, a MP perderá sua validade.
Em alta
Enquanto a votação da MP não ocorre, a perspectiva do comércio com a liberação do FGTS e do PIS/Pasep é das melhores. Aliás, a União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços (Unecs) acredita que para atender à demanda gerada com a injeção desses recursos na economia haverá um aumento de 10% nos empregos temporários.
Tecnologia
Governo de Minas Gerais anunciou por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social que os serviços do Sistema Nacional de Emprego estarão disponíveis também por meio digital. Através do aplicativo Sine Fácil será possível ter acesso às vagas disponíveis e muitas outras funcionalidades.
Saúde?!
Não está nada fácil para o mineiro que precisa recorrer à saúde pública. Governo do estado anunciou mais uma péssima notícia: estão suspensas as marcações de cirurgias eletivas em Minas Gerais. Para quem já espera há meses por uma cirurgia, o anúncio só faz aumentar o sofrimento e a angústia. De acordo com a Secretaria da Saúde, a regularidade só deve retornar após liberação de recursos pelo governo federal, o que deve acontecer em agosto, mas ainda não tem data definida.
Investimento
Em Uberaba, a equipe do Supermercado Canêdo mostra que a “prata da casa” tem força. Com variedade, preços competitivos e sempre com um sorriso no rosto a empresa uberabense, que atualmente fica na avenida Augusto Severino Carneiro (Jardim Itália), se prepara para inaugurar uma nova e moderna loja para melhor atender seus amigos e clientes.
Fascismo?!
No país em que exigir fidelidade aos regimentos escolares virou crime, o Ministério Público Federal (MPF) mais uma vez assume posição no mínimo controversa. As escolas deveriam educar para o mercado e para a vida, ensinar que regras existem para ser cumpridas, mas se você não concorda é só respeitar e encontrar um lugar mais adequado às suas convicções. Afinal ninguém precisa gostar de missa, mas tem que respeitar a opinião e a casa alheia.
Freio
Contudo, nem mesmo colégios militarizados escapam da “foice” do discurso politicamente correto. O MPF da Bahia determinou que escolas públicas com disciplina militar não podem mais interferir em cor e corte de cabelos, cor das unhas ou impedir estudantes de namorar. E eu que pensava que escola era lugar pra estudar!
Estranho
Com certeza existem outras prioridades no universo escolar que o Ministério Público Federal pode emprestar seu empenh coibir o tráfico e o uso de drogas, inibir as agressões contra professores, vetar política partidária e desrespeito ao pluralismo, garantir a segurança dos estudantes e funcionários, conscientizar dos prejuízos da gravidez indesejada na adolescência, disciplinar alunos violentos e assegurar a punição dos reincidentes.
Piada
Engraçado que apesar de implicar com a disciplina regimental dos colégios militares não se vê contrariedade do Ministério Público Federal, na Bahia e também em outros estados, contra, por exemplo, as normas para que o cidadão tenha acesso aos prédios da Justiça Federal: De bermuda, indivíduo não passa da porta, sem roupa “adequada” sequer acesso à sala de audiência é franqueado à testemunha ou parte. Rigidez alcança até mesmo os advogados(as) que vira e mexe são repreendidos ou mesmo impedidos de trabalhar por motivos como uso de decote que o juiz reprova ou gravata “frouxa” no ambiente forense.
Pet
Que tal começar a semana cuidando bem do seu “amicão”? No VidaPet a equipe liderada por Simone e Maely dedica muito amor e carinho ao seu bichinho de estimação. Banho, tosa e muito amor na rua Medalha Milagrosa, 479. Para agendar é só ligar: 3338-9980.
Causa animal
Com o crescimento da população de animais domésticos e consequentemente do mercado pet, a defesa da causa animal tem crescido de forma substancial no Congresso Nacional. O deputado cearense Célio Studart (PV/CE) está entre os campeões de projetos de lei relacionados aos direitos dos animais apresentados em 2019: foram 44 até agora.
Direitos
Os projetos de lei em tramitação na Câmara Federal pretendem, por exemplo, a entrada irrestrita de bichos de estimação em shoppings e a proibição do consumo de carne de cães e gatos em todo o território nacional.
“Chega um tempo na vida em que ninguém mais nos decepciona. A deslealdade e a ingratidão, a inveja e a arrogância. Enfim, nada! Pois amadurecer é também descobrir que colocamos expectativa demais sobre as pessoas. Cada um é o que é e oferece apenas aquilo que possui. Quando aprendemos isso apenas ficamos mais seletivos.” (Autor desconhecido)