FALANDO SÉRIO

Preso mata outro: autor se disse ameaçado e que morte foi acidental

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 06/02/2023 às 20:49Atualizado em 07/02/2023 às 18:59
Compartilhar

Briga de Orcrim
A rivalidade entre duas organizações criminosas levou à morte de um detento na Penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira”. Na delegacia, para onde foi levado por policiais penais, o preso Jean Carlos disse que a morte foi acidental.

Sob ameaça
Há quatro meses, depois de um deles ser retirado do “seguro”, lugar reservado àqueles que efetivamente correm risco de vida na própria penitenciária, Jean Carlos e Enivaldo passaram a conviver na mesma cela com outros detentos.

Mistura perigosa 
Jean Carlos, em seu depoimento, se disse ex-integrante de uma organização criminosa rival da de Enivaldo. E que por isso teria passado a receber ameaças do colega de cela. E alegou, inclusive, ter pedido para ser transferido de pavilhão, pois temia uma agressão.

Escova
A transferência não ocorreu e a agressão se consumou. Enivaldo, ainda de acordo com o relato do criminoso, “me deu um golpe segurando uma escova de dente na mão”. Acrescentou Jean Carlos ter reagido, desferindo dois socos no agressor.

Morreu na cela
Desequilibrado, ainda segundo a versão do autor do delito, Enivaldo caiu, bateu a cabeça na quina de vaso sanitário de cimento e começou a agonizar. Jean disse ter tentado socorrê-lo, despejando água em seu rosto. Enivaldo não resistiu e veio a óbito. Seu corpo permaneceu na cela por uma noite.

Outro round
Mais um entrevero resultante da disputa pelos bens do empresário Luiz Botina. Desta vez, de acordo com Relatório de Defesa Social (REDS) da PM, a partir de denúncia, pequeno avião sobrevoou a Fazenda Ecológica no sábado (4).

Rasantes
Com vôos rasantes, o avião passou sobre residência, instalações de descanso dos animais e ninho das araras, o que prejudicaria a reprodução das aves de espécie ameaçada de extinção. O gestor da fazenda disse à polícia que o avião presta serviços a um dos envolvidos na disputa pela propriedade.

Contaminação
Consta também que o aparelho, estando com torneira aberta, jogou líquido dentro de lagoas. Os biólogos que trabalham no santuário colheram amostras das águas para análises de laboratório, cujos resultados serão encaminhados às autoridades posteriormente. Voos rasantes foram filmados.

Listados
Secretaria da Fazenda já sabe quais foram os contribuintes que pagaram IPTU de 2023 acima do valor realmente devido por falha no sistema informatizado. Secretário Roberto Tosto terminou nesta 2ª feira que a lista fosse checada para não haver mais erros.

Restituição
Conferida a listagem, a SeFaz irá providenciar a restituição dos valores excedentes.

Reviravolta
Pronunciado em 2019, mediante denúncia do Ministério Público, homem acusado de tentativa de homicídio registrada em agosto de 2012 viu sua situação jurídica mudar por completo na última sexta-feira. Na 3ª Vara Criminal, ele foi impronunciado pelo magistrado, também mediante manifestação do MP, mas de outro promotor que assumiu o caso.

Sem provas
Defendido pelo advogado Breno Facioli, o até então pronunciado não teve formalizadas provas de sua participação no crime, em que duas pessoas foram baleadas na porta de bar. Uma delas, supostamente o alvo real, a outra, por estar no lugar e na hora errada, sendo atingido pelas costas. A impronúncia foi declarada no fim de semana passada.

Elisa na Câmara
A presença da prefeita na sessão da Câmara da próxima quinta-feira foi requerida pelo vereador Túlio Micheli, que, no encerramento desta coluna, aguardava pela manifestação dos colegas. Para Micheli, Elisa tem muito o que explicar ao Legislativo sobre os serviços de saúde proporcionados pelo município.

Lista grande
Vereador quer uma conversa franca sobre a precariedade de equipes de saúde, a baixa avaliação da Assistência Primária pelo MS, repasses atrasados de verbas devidas ao “Hélio Angotti”, SAMU em prédio deteriorado, a superlotação da UPA São Benedito e a “UPA” provisória improvisada nas Mercês, e a própria terceirização que precisa ter licitação deflagrada. Além de outras questões.

Voto paritário
Somente professores votaram em assembléia do CONSU, nesta 2ª feira, contra o voto paritário até mesmo na consulta informal para reitor da UFTM.
O voto unonominal, bandeira dos técnico-administrativos, foi aprovado por 41 a 12.

Do contra
Mesmo a consulta informal não tendo qualquer relevância para a formação da lista tríplice pelo Conselho Universitário, os professores representantes do Instituto Ciências da Saúde votaram contra a igualdade do voto para todas categorias.

A contra-gosto
Uns poucos desses professores disseram que votavam contra, mas por ter sido essa a decisão dos seus representados (ICTE e Cefores). E chegaram a dizer que o faziam a contra-gosto, mas respeitando a posição previamente aferida “nas bases”.

A eleição
Na mesma assembléia foi decidido que a eleição para a lista tríplice, no Conselho Universitário, ocorrerá no dia 5 de abril. Por lei federal, no CONSU não tem paridade de voto. Sozinhos, os professores têm mais peso (70) contra 15 e 15 dos técnicos administrativos e estudantes. No dia 31 de março, os conselheiros haverá a aprovação do edital do pleito.

Roda de conversa
Roda de conversa em defesa da democracia é a programação da noite de terça-feira (18h30), na sede do Sinpro (rua Álfem Paixão). Será uma plenária ampliada para concluir o planejamento de atividades para o 1º semestre deste ano, explica o sindicalista Marcos Gennari.

Banheiro neutro
Recentemente, apesar dos pareceres de inconstitucionalidade, a Câmara aprovou e sancionou lei proibindo a instalação dos chamados banheiros neutros (para todos os sexos) em Uberaba. O Executivo lavou as mãos.

Olha só!
O alerta aos mais afoitos vem de Santos. Juizado Especial condenou lanchonete a pagar R$ 30 mil de indenização por danos morais a mulher trans impedida de usar o banheiro feminino.

Elas existem
Em turma recursal, a sentença foi mantida e consta da decisão que “compreensão biológica da sexualidade humana a partir da genitália das pessoas é uma forma de invisibilizar pessoas trans(...) a identidade de gênero é uma escolha pessoal” – frisaram.

Transfobia
Com a negativa do garção e em seguida da gerente da lanchonete, para os julgadores ficou configurada a prática de transfobia violando a honra, a imagem, a privacidade e a intimidade da mulher trans.

Aprovadas
Para alívio do ex-candidato a deputado, Tony Carlos teve a sua prestação de contas de campanha aprovada pela Justiça Eleitoral. O comunicador tem se movimentado, e conversado, visando as eleições municipais de 2024.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por