Justiça deu rápida resposta ao homem condenado a 15 anos, 5 meses e 10 dias de prisão por estupro e que, usando tornozeleira eletrônica, consumiu bebida alcoólica em bar do Bairro Universitário e resistiu a abordagem policial com xingamentos e agressões. Tudo isso no período noturno.
Semiaberto
Condenado e cumprindo pena no regime semiaberto desde o dia 17 de agosto deste ano, Bruno Arilson Caetano da Silva deveria estar em casa às 19h30. Nos autos da execução penal do condenado, o juiz Stefano Raymundo decidiu nesta 4ª feira, que as condutas narradas em Reds evidenciam descumprimento grave das condições impostas a Bruno.
Revogação
O magistrado revogou cautelarmente o benefício de cumprimento da pena em regime semiaberto harmonizado (com monitoramento eletrônico), concedido ao sentenciado. E determinou o imediato recolhimento de Bruno Arilson ao regime fechado, até ulterior deliberação judicial.
Na prisão
O condenado já está recolhido à Penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira” para cumprir a pena no regime fechado.
Histórico
Juiz Stefano também determinou a expedição de ofício à Diretoria de Monitoramento Eletrônico para que informe, em 10 dias, o histórico completo das violações de área de inclusão e/ou descargas da tornozeleira eletrônica.
Condenação
Levado ao Tribunal do Júri da 3ª Vara Criminal nesta 4ª feira, Leonardo Andraus foi considerado culpado do assassinato a tiros de Carlos Leandro Corrêa da Silva, em 15 de setembro do ano passado, na rua Ituiutaba com Prata. Os dois tinham se desentendido 5 dias antes.
A pena
Leandro, que não poderá recorrer em liberdade, foi condenado a 14 anos de reclusão em regime fechado pelo juiz titular da 3ª Vara.
Na Justiça
Juiz Gustavo Moreira, titular da 2ª Vara Criminal e juiz de Garantias da 3ª, aceitou a denúncia feita pelo promotor Eduardo Fantinati contra o vereador Júlio César Gonçalves. O ex-presidente da Câmara de Delta responderá por peculato e também corre o risco de ter o mandato cassado pelos pares.
Notebook
A acusação resulta de notebook que Júlio César manteve em seu poder depois de deixar a presidência, ignorando manifestações do próprio Ministério Público e da atual Mesa Diretora do Legislativo. O servidor Paulo Henrique Camilo também foi investigado, mas o juiz Gustavo determinou o arquivamento dos autos.
Intolerância
Mãe de Santo, da Casa de Caridade Cabocla Jurema, e que se diz vítima de intolerância religiosa, compareceu à Delegacia de Polícia nesta quarta-feira para ser ouvida. E com ela, três testemunhas. A denunciada é síndica de condomínio popular do Abadia.
Tambor
A representação foi feita no ano passado e, segundo a denunciante, sempre que a via a denunciada fazia o sinal da cruz e, em grupo de Whatsapp do condomínio, teria afirmado que “não iria tocar tambor para maluco dançar”, referindo-se a ela, mãe de Santo.
Nada escapa
Nem a Igreja Católica escapa das fakes news. Está circulando nas redes sociais uma “notícia” anunciando ter o papa Leão XIV decidido que, nas cerimônias de casamento, as Igrejas aceitem a execução apenas músicas sacras.
Evite
Em verdade, em orientações já antigas, é recomendado aos noivos que sejam evitadas músicas de filmes, novelas ou internacionais. Afinal, é uma cerimônia religiosa.
Reação
Com a participação de 68 professores da Escola Municipal Uberaba, o Sindicato dos Educadores se reuniu em assembléia extraordinária na terça-feira. O principal objetivo foi a própria Escola Uberaba, alvo de informações desencontradas dentro da própria administração.
Desocupação
Recentemente, a chefe do Executivo revelou ter o SESC solicitado a desocupação do prédio em que funcionam 21 turmas do município. Mas, lembra a nova presidente do SINDEMU, professora Thaís Villa, que, em reunião, a secretária Juliana Petek disse ignorar qualquer comunicação oficial eventualmente feita pelo Sesc.
Sem resposta
Ainda de acordo com Thaís, Petek disse ter solicitado o posicionamento formal do SESC. “Até o momento, porém, o sindicato não foi informado se houve resposta” – frisou a presidente. Para Thaís, “declarações sem base documental geram insegurança e desrespeitam uma comunidade escolar reconhecida por sua história”.
No aguardo
Desde o dia 22 de setembro, o SINDEMU aguarda resposta do Gabinete sobre o pedido de um encontro de Elisa com o sindicato e a comunidade escolar.
Deliberações
Entre as deliberações da terça-feira estão manutenção da escola no prédio em que funciona, mas com a necessária reforma, a contratação de engenheiro para a elaboração de laudo sobre uma ampliação, pedido ao Legislativo para que a audiência pública sobre o estabelecimento seja em 15 de outubro.
Cara a cara
O SINDEMU convidará o SESC para que, além de informar se realmente quer a entrega do prédio, esteja representado na audiência pública. Sindicato também pretende recorrer ao Ministério Público para expor a história da escola e os impactos negativos de uma eventual transferência.
IPTU Verde
Prefeito Juninho Trevisan, de Sacramento, fixou em 10% o desconto de IPTU para o contribuinte que tiver ao menos uma árvore plantada na calçada.
Nomeação
Desde o dia 1º de outubro, o uberabense Rafael Mendes é o novo superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sacramento. Rafael é uma das boas “crias” do Probem e tem experiência no serviço público.
Pois é...
Sem professor de apoio, aluno autista nível 3 de escola municipal de Uberaba passou parte do primeiro semestre sendo auxiliado por outras crianças, que eram tiradas de sala de aula para brincar com ele. A carência foi sanada, mas os dias perdidos de aula permanecem.
Notícia de fato
Mas o caso chegou ao Ministério Público da Infância e da Juventude na forma de notícia de fato.
Ipserv
Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Uberaba fará audiência pública online na próxima sexta-feira. Presidente Márcio Adriano diz esperar pela participação maciça do funcionalismo, pois será uma oportunidade para que todos conheçam em detalhes as finanças do instituto.
Por lei
Questionado se não havia equívoco do Governo em aprovar por decreto loteamento fechado, secretário Beethoven Oliveira detalhou que isso é apenas uma etapa do processo. O fechamento será formalizado em projeto de lei a ser enviado â Câmara.
Emergência
Sem nenhuma novidade quanto ao enfrentamento da crise hídrica, foi publicado nesta 4ª feira o decreto do Executivo de situação de emergência de desabastecimento de água tratada em Uberaba. Das sugestões do vereador Túlio Micheli, uma delas reduzindo o valor da tarifa de água durante a crise, nenhuma figurou no decreto.