A firme atuação do promotor José Carlos Fernandes, que partiu também para cima do Estado, parece ter surtido o efeito esperado ansiosamente pela família de recém-nascido. Após dias de cobrança direta aos órgãos de regulação do SUS – especialmente à Central Estadual – a criança, com indicação de cirurgia cardíaca, foi transferida do “Mário Palmério”.
Alta complexidade
O paciente nasceu nas instalações do “Mário Palmério” e, em seguida, foi acionado o sistema de regulação para a sua transferência para hospital de alta complexidade. Diante da morosidade com que o caso vinha sendo tratado, o Ministério Público foi acionado.
Sul de Minas
A cobrança de explicações feita ao sistema trouxe resultado. A criança foi transferida na quinta-feira para a cidade de Passos, no Sul de Minas, onde será submetida ao tratamento cardiológico de que necessita. E não houve a necessidade de José Carlos recorrer ao Judiciário para garantir a vaga para o paciente. O Estado, diante dos questionamentos, a comprou em hospital privado.
Sistema sob raio X
Episódio deixa claro a importância do acompanhamento do sistema pelo promotor da Defesa da Saúde e dos Direitos da Pessoa Idoso e dos Deficientes. E, há pelo menos dois meses, José Carlos está recolhendo uma série de informações sobre a rede SUS, provocando curiosa movimentação nos bastidores.
Condenados
Levados a julgamento, três acusados da bárbara execução de Janaína Cristina Silva Mota, ocorrida em Sacramento, em setembro de 2021, Anderson Araújo, Pedro Henrique Silva Pinheiro e Natanael Rodrigo Batista foram considerados culpados pelo Tribunal do Júri.
As penas
O juiz José de Souza Teodoro Pereira Júnior fixou em 21 anos as penas de Anderson e Natanael. Para Pedro Henrique, a sentença determinou o cumprimento de 18 anos e 9 meses de prisão. Criminalistas uberabenses Leuces Teixeira, Pedro Leopoldino e o defensor público Glauco de Oliveira atuaram na sessão.
O crime
Janaína, a vítima, também tinha histórico criminal, qie foi retirado do processo por decisão do magistrado e com base na Lei “Mariana Ferrer”. Esse histórico nada tinha a ver com o crime em julgamento.Mãe de um filho menor de idade, Janaína foi sequestrada em via pública pelos acusados e levada à zona rural.
Socos e facadas
Segundo a denúncia do Ministério Público, ainda dentro do carro em que foi colocada deitada no assoalho traseiro, Janaína levou socos e pontapés. A sessão da tortura continuou depois de desembargada e, por fim, a vítima recebeu vários golpes de faca. O corpo foi descartado com um espeto colocado no ânus.
Memorial Parque investe em melhorias (Foto/Divulgação)
Cemitério
Luciano Correia de Paiva, gestor do Memorial Parque desde o começo do ano, anuncia para o mês que vem a inauguração de cinco salas de velório. No projeto em execução tem até espelho d’água de 1,2 mil m2. E, para facilitar a obtenção de informações pelos uberabenses, um escritório da empresa foi instalado no Edifício Chapadão.
Compras
No local, o uberabense pode até fazer a compra do chamado jazigo preventivo.
Comunicação
O site do cemitério está sendo aperfeiçoado e o jornalista Walter Farnezi assumiu a assessoria de comunicação.
Crematório
E até julho do ano que vem o crematório estará instalado e em condições de funcionamento – afirmou Luciano Paiva.
Suspensão
Professora que há meses fez protesto contra a chefe do Executivo durante a inauguração de melhorias em estabelecimento de ensino do município foi punida com 10 dias de suspensão em resultado de PAD. Foi considerado que ela exagerou na manifestação, ultrapassando os limites da liberdade de expressão.
Golpistas
Golpistas estão dando prejuízos a pessoas que recorrem à Justiça e, em especial, ao Juizado Especial. Já há registros de ocorrência, o que levou a juiza Cíntia Fonseca a fazer manifestação de alerta de que o órgão tem apenas três telefones, todos da área 34: 98429-2473, 98437-7508 e 99943-7675.
Uso restrito
O Whatsapp do Juizado é usado exclusivamente para intimações e citações, exigindo apenas a confirmação de leitura. Nenhuma outra manifestação ou informação é solicitada.
Como agem
A partir da obtenção de um número de processo com o nome da parte, criminosos enviam “documento” com logotipo do Tribunal de Justiça, anunciando à vítima a falsa existência de dinheiro à sua disposição. E que para o destinatário ter acesso às informações completas precisará acessar o link a ele enviado. Feito isso, o cidadão abre as portas para os golpistas.
Prejuízo
Em um caso semelhante, uberabense perdeu R$ 29 mil. Polícia Civil, OAB, e Gabinete de Segurança Institucional foram comunicados dessa modalidade de golpe pela magistrada.
Substituição
A juiza Cintia Junqueira será a próxima diretora do Foro da Comarca de Uberaba, substituindo o colega Fabiano Veronez.
Competência
A partir da sua instalação, em agosto (possivelmente no dia 8), a Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher será responsável também pelo julgamento das causas cíveis decorrentes da prática de violência contra a mulher. E os processos criminais resultantes igualmente da violência doméstica contra menores.
Pena maior
Já está em vigor a lei que aumenta a pena para os condenados por abandono de idoso ou pessoa com deficiência. Agora é de 2 a 5 anos mais o pagamento de multa. Se do abandono resultar morte, o autor pode pegar até 14 anos de cadeia, e, no caso de lesão grave, de 3 a 7 anos.
Vai render
Vicente Araújo deve lançar ainda este ano o livro “O aquário e o peixe”, com personagens verdadeiros não identificados pelo nome, e que, segundo ele, trará histórias do período de muito movimentação política no Ksarão (Bairro Santa Maria). Bastidores que influenciaram e transformaram a vida política em Uberaba e região – diz ele.
Experiências
Vicentinho explica que a obra contará experiências pelas quais passou no período de 1996 a 2025, “marcado por traições, conquistas e frustrações”.
Candidatíssimo
Em mesa de churrascaria em que era acompanhado por Geno, Gino, Rei Gaspar e o empresário Renato, o ex-deputado Heli Grilo assistiu, sem interferir, o cantor Gino quase que lançar sua candidatura a deputado. Está registrado em vídeo que circula nas redes sociais.
Vans rurais
Ativista Branco do Povo denunciou ao Ministério Público, federal e estadual, situações de irregularidades em algumas das Vans contratadas para o transporte rural de escolares.