Interferência
Em meio à discussão com os pastores Eduardo e Regiane Isidoro, no grupo Política Uberaba 2024, o vice-prefeito afirmou que houve interferência em posições do Comitê Técnico na fase mais crítica da Covid-19. O que o Executivo sempre negou.
Ignorado
Moacyr Lopes evidencia continuar rompido com Elisa, apesar de ter voltado a ocupar sala no Centro Administrativo. Segundo ele, entre a 1ª e a 2ª onda do vírus, em 2021, o Comitê Técnico foi completamente ignorado.
Atas sumidas
Disse o vice-prefeito que atas com decisões (sugestões) dos técnicos “sumiram misteriosamente por pressão de vários segmentos”. Por isso eu e outras pessoas saímos do Comitê – acrescentou, mencionando que “não se gerencia uma crise como a pandemia por pressão política”.
Perdão
E entendendo que a acusação do vice, de que tem segmentos em Uberaba com as mãos sujas de sangue, foi direcionada aos evangélicos, a pastora Regiane afirmou que o perdoava. E Moacyr retrucou que não precisa do perdão dela.
Intolerância
Já o marido de Regiane, o pastor Eduardo reafirmou à coluna nesta 4ª feira ter entendido não apenas essa, mas outras afirmações do vice-prefeito como manifestação de intolerância religiosa. Disse ele que isso já havia acontecido durante a campanha eleitoral de 2020 e a participação de Moacyr no Comitê de Enfrentamento à Covid, no início de 2021.
Desdobramento
Perguntado se, como havia sinalizado, a discussão pode ter desdobramento, Eduardo Isidoro frisou que preferia ficar calado. Mas, ressaltou que toda e qualquer intolerância religiosa deve ser combatida.
Fofoca
Enquanto o Executivo rotula de “fofoca” a troca do secretário de Saúde – o que noticiou a colega Lídia Prata -, detalhes de tratativas a respeito vão surgindo.
Sugestões
Ex-diretor da Faculdade de Medicina, o médico Nilson Camargo Roso foi há dias chamado ao gabinete de Elisa para oferecer sugestões para a Secretaria de Saúde.
Ética
Em respeito ao secretário ainda no cargo, Nilson não aceitou a sondagem nem indicou qualquer nome.
Pedro Henrique, do programa social para o gabinete do vereador pastor Eloísio (Foto/Arquivo Pessoal)
Empregando
No Programa Social “Bom de Bola, Bom na Escola” desde 2021, o garoto Pedro Henrique, morador do Residencial Anatê, ganha oportunidade de trabalho e de, com o seu salário, ajudar a mãe, um dos seus sonhos. Ele é o mais novo integrante da equipe do gabinete do vereador pastor Eloísio na Câmara de Vereadores.
Pode isso!?
STF está dando uma canseira nos advogados que defendem centenas de pessoas presas em Brasília durante as manifestações de 8 de janeiro. Para saber se o seu cliente já foi ou não denunciado, o profissional tem de recorrer ao processo único de mais de 8 mil páginas até o momento.
Uberabenses
O advogado Douglas Lacerda, defensor de doze uberabenses recolhidos à Penitenciária da Papuda, não sabe, nesta 2ª feira, se os seus clientes já foram ou não denunciados. A atualização das listas é lenta no sistema. “Mas, estamos acompanhando” – diz ele à coluna.
Sem despacho
Pedidos de revogação da prisão em flagrante dos uberabenses, feitos na semana seguinte, sequer foram despachados até agora.
Um por um
Reina a expectativa, segundo o advogado Douglas, que a partir da próxima segunda-feira as ações comecem a ser desmembradas, possivelmente por pessoa, o que facilitará a vida dos advogados.
Buraco
Engenheiros da Codau e da Prefeitura tentam encontrar a melhor solução para a correção definitiva do buraco que surgiu no viaduto da rua José Maria dos Reis. Diz o vice-prefeito que solução tem, só falta a coragem para fazer. E mais: querem jogar para a VLi o que é de competência da PMU.
Surpresa!
Está para sair no Porta Voz uma nova nomeação que surpreenderá alguns, mas será considerada normal por outros. Uma coisa é certa: não falta competência à pessoa, especialmente na área em que atuará, se der tudo certo.
Fechando
O Bradesco fechará uma das suas três agências em Uberaba. A escolhida é a da Tristão de Castro, a ser desativada em meados de abril. Os funcionários serão remanejados, segundo tem sido dito. Mas, o medo da demissão está no ar.
Multa
Em Uberaba, o Bradesco recebeu três multas do Procon Estadual, totalizando mais de R$ 44 milhões, por irregularidades encontradas em suas agências como caixas eletrônicos sem todas as funções, desrespeito à lei da fila e outras.
Sob apuração
A suspeita da prática de “fura fila” na área da cirurgia plástica no Hospital de Clínicas está sob investigação do Ministério Público Federal. E foi médico que a denunciou.
Motivação
Um outro profissional das Clínicas indica que isso acontece também em outras áreas, mas que a explicação estaria no grau de importância da cirurgia programada sob a ótica do aprendizado dos residentes. Há situações de preferência em prejuízo da posição do paciente na fila.
Demissões
Teriam sido cerca de cinqüenta as varredeiras demitidas por terceirizada da Codau em razão das manifestações estimuladas que fizeram na rede social contra a empregadora por questão de benefício. E a empresa teria tentado novas contratações para 30 vagas, sem sucesso.
Haja fôlego
O ativista social Rodney Lemes tem percorrido os bairros e se diz impressionado com o fato de apenas 2 varredeiras serem responsáveis por até 4 km/dia de ruas.
Muito injusto
Uma das heroínas do combate à Covid-19, atuando diretamente dentro do Hospital Regional desde o primeiro momento da chegada do vírus em Uberaba, é atualmente uma trabalhadora desempregada. Foi linha de frente durante as fases iniciais e as mais críticas da pandemia.
Perseguida
Referência para a maioria dos profissionais que com ela trabalharam, e de muitos outros da região, a fisioterapeuta cometeu o “grande pecado” de ter atuado ainda na gestão passada. Deixo de citar o seu nome para que ela não seja ainda mais prejudicada. Espero.