Tem muita coisa errada
Vice-presidente da 14ª Subseção da OAB aplaudiu os comentários críticos – “totalmente lúcidos” – do juiz Ricardo Motta e do promotor Eduardo Pimentel sobre o sistema de segurança pública. Segundo Leuces Teixeira, a situação é muito grave, incluindo processos criminais que tramitam há dez anos, saídas temporárias de presos sem avaliação por comissão de profissionais prevista em lei e a prisão única e exclusivamente de bandidos “pés de chinelo”.
Monitoramento na fronteira
Secretaria de Estado de Defesa Social já admite examinar pleito feito por Uberaba há mais de quatro anos, inclusive ao Ministério da Justiça, para a adoção do videomonitoramento da BR-050 (uma das rotas do tráfico de drogas). Segundo o procurador Rômulo Ferraz, o primeiro passo nesse sentido poderá ser a instalação de câmeras na divisa de Minas (Delta) com São Paulo. Possibilidade já está no conjunto de estudos da SEDS contra o crime no Triângulo.
Cerco
A Justiça terá acesso on-line a todas as informações sobre escrituras, procurações, inventários e outros atos lavrados em cartório (em todo o País). Isso fará com que todos os órgãos de controle (PF, MP, Executivo) tenham mais um instrumento de “vigilância” sobre o cidadão. O Conselho Nacional de Justiça irá regulamentar a forma de alimentação do banco de dados pelos tabeliães.
De olho
Procon/Uberaba está de olho na telefonia – setor responsável pelo segundo maior volume de queixas dos uberabenses. Por 30 dias, o órgão fará o acompanhamento do comportamento das operadoras, diante do aceno de punição pela Anatel. Se as irregularidades persistirem, o Procon levará a questão ao Ministério Público como suspeita de fraude.
De olho no adversário
A assessoria jurídica da coligação liderada por Fahim Sawan recorrerá ao Judiciário contra os adversários, sempre que julgar necessário. A orientação contraria comentário recente do próprio Fahim, que se revelou “indignado” com a ação proposta contra o registro da candidatura de Paulo Piau, desautorizando o procedimento, “não só em relação a ele”.
A versão
Agora, a explicação é outra: a ação contra Piau foi retirada porque representava “chover no molhado”, e desgaste desnecessário, pois já existia outro recurso com o mesmo objetivo. Não foi por indignação ou bondade. Guerra é guerra, mesmo que os generais façam cara de inocente ou piedoso.
Identificação
A partir de janeiro de 2013 e até junho de 2014, todos os veículos brasileiros terão obrigatoriamente dispositivo de identificação eletrônica. Depois dessa data, nenhum veículo poderá circular sem o equipamento, segundo resolução publicada ontem pelo Contran. Quanto isso custará ainda é desconhecido, mas o sistema inibirá o furto de carros, que chega a seis por dia em Uberaba.
Ausência
Chama a atenção, como curiosidade, na sessão de julgamento de Anderson, quinta-feira, a ausência de dois dos desembargadores titulares da 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça. Cata Preta e Renato Jacob foram substituídos por Baia Borges e Herculano Rodrigues. Os demais votantes foram Beatriz Pinheiro, Nelson Missias e Matheus Chaves e os cinco deram unanimidade à sentença.
O retorno
Elias João, chefe do DNIT/Uberaba, vai deixar o comando do órgão em Uberlândia. O antigo titular, o também uberabense engenheiro João Andrea Molinero, reassumirá o cargo um ano e meio depois de ter sido afastado por ordem judicial, acusado de descumprir ordem para instalar lombadas eletrônicas na BR-050, entre Uberlândia e Araguari.// Na Printlog (José de Alencar, 218), você tem garantias de que seu cartucho é reciclado com carga total e a melhor tinta.
Delegado se desliga
Para deixar bem claro que não é o vice de Wagner do Nascimento Júnior, o delegado Heli Andrade (Grilo) pedirá desfiliação do PTC. Ocorre que o vice registrado na chapa de Júnior usa o apelido “Delegado”, assim constando em toda a publicidade da agremiação. Grilo acha que, como é filiado do PTC, isso poderá induzir pessoas a pensarem que ele está participando da eleição.
Pena rigorosa
Sem entrarem no mérito quanto à culpa ou inocência, dois advogados criminalistas consideraram rigorosa a pena aplicada a Anderson pelo TJ, ainda que convertida em multa. Como a legislação prevê pena de 1 a 5 anos para autores de crimes contra a fé pública, eles avaliam que a fixação de três anos surpreende, levando-se em consideração a condição de primários de todos os envolvidos. Anderson já anunciou que recorrerá ao STJ.
Comunicação mais ágil
A partir de deficiência apontada pelo patrulheiro Luiz Neiva, da Polícia Rodoviária Federal, em reunião com a cúpula da segurança pública mineira, o comandante regional da PM prometeu aprimorar as comunicações em tempo real entre as duas instituições. Coronel Laércio dos Reis Gomes reforçou que a PM busca permanentemente a integração com todos os órgãos. A integração PM/PRF pode dificultar a vida dos ladrões que tentam sair da cidade.
Uma e outras
Torcida Uniformizada do Palmeiras, em Uberaba, faz movimento entre seus associados para a doação de sangue, hoje, ao Hemocentro.// Ideia surgiu depois que um deles precisou de sangue e vivenciou dificuldades.// Anderson participará hoje da “Roda de Fogo”, antecipada das 13h para as 12h, avisa Tião Silva.// É diferente o fim de semana na AABB, o clube da família. Só alegria.
“A tradição é a personalidade dos imbecis”.
(Albert Einstein)