Professoras Meire e Marinalva foram as vencedoras da consulta informal na UFTM (Foto/Divulgação)
Candidato da situação na consulta informal para reitor feita na UFTM, o professor Dernival Bertoncelo ratificou à coluna nesta 6ª feira que honrará o compromisso feito com a comunidade universitária: não se inscreverá como candidato a estar na lista tríplice a ser elaborado pelo Consu.
Nenhum deles
O compromisso que será honrado é dele e do seu colega de chapa Carlo José Freire, assegurou. A chapa situacionista foi derrotada com 29,66% dos votos contra 33,35% dados à oposição representada pelas professoras Marinalva Vieira Barbosa e Meire Soares Ataíde.
Mas...
Isso não impede, porém, que qualquer outro professor, ligado ou não à situação, concorra ao cargo, inscrevendo-se para a lista tríplice no processo de escolha a ser aberto pelo Conselho Universitário. Isso já ocorreu em 2018. Ano em que a oposição venceu, mas não levou.
Foi assim...
Em 2018, o professor Fábio Fonseca venceu a chapa de situação na consulta informal e, no Consu, encabeçou a lista tríplice. Ou seja, foi respeitada a escolha da comunidade. Mas, Luiz Fernando Rezende, colega de chapa da derrotada Maria Lúcia, se inscreveu para a disputa no consellho.
Esquerda não!
E apareceu em 2º lugar na lista tríplice, de ordem não respeitada pelo presidente Bolsonaro, segundo consta, pela identificação de Fábio com a esquerda. O decreto de nomeação do 1º colocado chegou a ser feito, mas foi rasgado. E Luiz Fernando virou reitor.
Sem resposta
Consultado se estaria disposto a submeter o seu nome ao Conselho Universitário, depois da decepção de 2018, o professor Fábio Fonseca não respondeu. Quando o fizer, será noticiado.
Arquivada
Decidido o arquivamento de denúncia feita pelo PT de Minas contra o vice-governador. A decisão é do promotor José Carlos Fernandes. Mateus Simões foi denunciado por eventual cometimento de improbidade administrativa ao participar de evento político e jantar em sua última visita a Uberaba.
Dinheiro privado
A suspeita, não comprovada, era de gastos públicos para a realização do encontro realizado no Parque Fernando Costa. Promotor apurou que não houve nenhuma irregularidade no episódio. Jantar foi por adesão, e outras despesas suportadas por entidades de classe, diz o presidente do Novo, Richard Maciel.
Túlio Micheli, advogada Natália Salge, Adelair, o vencedor, e Fernando Mendes em encontro na Câmara (Foto/Divulgação)
Oposição vence
Em processo disputado voto a voto, a chapa de oposição liderada por Adelair Donizete e Claudinei da Silva venceu a eleição da nova diretoria do sindicato dos servidores da CODAU. No grupo vitorioso estão alguns funcionários que há tempos denunciaram assédio moral na autarquia e foram submetidos a sindicância e Processos Administrativos.
Rachada
O grupo de situação rachou para o pleito, dividindo-se em duas chapas. Isso, de certa forma, deu a vitória à oposição por uma pequena margem de votos (94 a 91 da 2ª colocada). Antes mesmo da eleição, o candidato Adelair já procurava vereadores em busca de apoio para alterar o Plano de Carreira da Codau a ser votado no Legislativo.
Perdas
Depois dos 500 litros de leite, que o IFTM justifica como impróprios para o consumo, estudantes denunciam outras perdas na instituição. Desta vez dizem que na área da fruticultura perde-se quilos e mais quilos de goiabas, abacates e mangas.
Proibido
Alunos e funcionários, segundo os queixosos, são proibidos de colher e levar frutos para casa, sob a alegação de que são para experimentos. E, mais uma vez, a coluna não conseguiu ter contato com a fazenda do instituto. Telefones não atendem.
Sem correção
A divulgação da agenda diária dos integrantes do 1º escalão da Prefeitura continua não cumprindo as determinações do decreto assinado por Elisa. Falta de informações sobre encontros e até “dia em branco” em uma ou outra secretaria estão entre as falhas.
Viajando
Quatro secretários estão viajando: três para Curitiba, onde participaram de Congresso Smart City, e outra para Maceió, onde foi realizada a 45ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno. Organizadores dessas eventos adoram fazê-los em cidades turísticas ou litorâneas.
Língua afiada
Ex-vice prefeito continua fazendo análise crítica da administração. Na quinta-feira foi a vez do não pagamento pela SMS de emendas parlamentares do Hospital “Hélio Angotti”. Para Moacyr Lopes, “são todos uns bundões nessa situação. Cambada de covardes”.
Estamos juntos
“Neste momento, estamos (Elisa e PSD) juntos, sim” – disse o vereador Marão ao JM News 1ª edição. Situação que dificilmente mudará. E faz parte do jogo. Resta saber se Marcos Montes, o líder da agremiação, subirá no caminhão da prefeita em 2024.
Vai mudar
E não será nenhuma surpresa se a comissão executiva do Podemos for alterada nos próximos dias. O partido está no grupo articulado por Franco Cartafina, mas o seu presidente, coronel Antônio de Sousa Filho, assumiu cargo na Prefeitura.
Agradou
O oficial deixou boa impressão entre os servidores da Secretaria de Saúde, aos quais foi apresentado como noivo secretário adjunto da pasta. Avaliação de uma funcionária técnica e sem cargo.
E agora?
Aprovada em plenário, a lei que obrigaria a Codau a divulgar em tempo real a tela de monitoramento de reservatórios, vazão e captação do rio Uberaba foi vetada pelo Executivo. Caberá aos mesmos vereadores que aprovaram a lei decidir sobre o veto.
Motivos
De autoria do vereador Túlio Micheli, a proposta foi considerada inconstitucional e contrária aos interesses públicos. Na justificativa, a SeGov chegou a mencionar que “a Câmara não administra o município, apenas estabelece normas da administração.
Há chances
Como bom articulador de políticas públicas, Nárcio Rodrigues, que estará 2ª feira em Uberaba, é cogitado para a Fundação João Mangabeira, uma entidade sem fins lucrativos, ligada ao PSB. Por detrás disso estaria o vice-presidente da República, Geraldo Alckimin.
Assessoria
A intenção é Nárcio, via fundação, ajudar o Governo sobre a crise nas entidades filantrópicas, na efetivação da telemedicina e em questões de sustentabilidade. Temas que o ex-deputado domina.
História pura
Mais uma etapa do Circuito Viva o Centro, uma das boas iniciativas do Governo na área cultural, acontece neste sábado. Os interessados em conhecer prédios históricos no trajeto entre a Academia de Letras e a praça Comendador Quintino (inclusive nela), vão se juntar às 9h perto do Hospital da Criança (e da sede da ALTM).
Muito a ver
Há muitos locais interessantes, e de história rica, para se conhecer em detalhes expostos por técnicos do Conphau, Seplan, Fundação Cultural e Arquivo Público. Eles acompanham o grupo. Entre esses locais estão o antigo Cine Royal, Escola Brasil e Igreja São Domingos, um dos cartões postais de Uberaba.