FALANDO SÉRIO

Professor Wander diz conhecer “fofoqueiros e leva e traz” na Câmara

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 09/02/2023 às 20:13Atualizado em 10/02/2023 às 21:00
Compartilhar

Escola Municipal “Maria Carolina” (Foto/Divulgação)

Câmara vive dias tensos. “Tiroteios” envolvem gente da casa e do Executivo. Na 4ª feira, ao comentar sobre a sua submissão à Comissão de Ética, professor Wander disse que “vem muita coisa por aí”, mas não entrou em detalhes.“Aqui a gente sabe quem é fofoqueiro, quem é leva e traz” – frisou.

Pau quebra
Se tudo o que acontece aqui, nos bastidores, for levado para a imprensa, não terá sessão; o pau quebra – afirmou ele. E acrescentou que, ao presidir a Comissão de Ética, evitou punir colega.

Surpresa
Em entrevista ao JM News 1ª edição desta 5ª feira, Wander se revelou surpreso com o desdobramento da sua própria situação. Mas, frisou que, para ele, o episódio (discussão, mas sem soco, garantiu) em que se envolveu com diretor da Casa está superado.

Sem explicação
Se não bastasse o secretário achar ótimo, mas a SMS não se decidir sobre o projeto de saúde mental apresentado pelo Instituto “Maria Modesto” (como revelou a colega Lídia Prata), foi recusada uma outra proposta do “Mário Palmério” para atender pacientes da oncologia.

Como assim?
Chega a ser inacreditável a resposta dada pela Secretaria de Saúde, no caso da oncologia. Em outras palavras, disse, em ofício, que Uberaba não precisa de nenhum outro hospital para tratamento de câncer. Só faltou dizer “bastam o Hélio Angotti e o HC”.

Insensibilidade
Essa insensibilidade de alguns (e não seria do secretário Sétimo) está estagnando a saúde pública. Não há avanço no geral. Os responsáveis pelas manifestações em projetos propostos parecem insensíveis a determinadas causas. Como a da saúde mental e a dependência química.

Nem aí
E parecem pouco preocupados com a avaliação popular e até técnica, como no caso da  Atenção Primária, bombardeada pelo Ministério da Saúde em dois relatórios consecutivos. Ter 5 mil pessoas na fila da saúde mental esperando atendimento, e não se preocupar de forma objetiva, é desastroso.

O quadro 
O tamanho da fila, por si só, mostra o recuo ocorrido na política de saúde mental.

Ana Paula pede atenção para projetos sociais (Foto/Arquivo Pessoal)

Fundos sociais
A adesão de uberabenses ao programa de destinação de parte do Imposto de Renda a pagar aos fundos sociais poderia carrear R$ 21 milhões aos fundos sociais. O alerta é da presidente do Rotary Club Portal do Cerrado, Ana Paula Oliveira. Rotary, Lions e Maçonaria desenvolvem ações de conscientização com esse objetivo. 

Financiando
As doações oriundas do IR poderiam viabilizar muitos projetos sociais, reforça a presidente do Rotary Portal do Cerrado, citando como exemplo ações feitas com a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Dança
Com reflexos em outra secretaria, a SeCom deve concretizar algumas mudanças ensaiadas há pelo menos duas semanas. A jornalista Renata Gomide ascenderá à condição de diretora e Michelle Rosa reforçará a comunicação da SMS. As duas muito competentes. Uma demissão está definida.

Zelando
Ainda na Secretaria de Comunicação, pelo menos duas pessoas cuidam de dar respostas aos cidadãos nas redes sociais de Elisa. Uma terceira se juntará à dupla na nova estratégia da SeCom.

De quem a idéia?
Pegou mal a decisão de a Secretaria de Governo ser a porta de entrada para o contato pessoal de vereador com o restante do secretariado. Se um secretário, em tese, recebe (deveria) qualquer um do povo, por que exatamente o vereador tem de ser submetido a essa regra?

Só dificulta
Uma decisão como essa não é nada técnica e nem política. E qual seria o objetivo? Preservar o secretário de ouvir cobranças, a chamada blindagem? E o pior é que vereadores (um deles, Jammal) também se queixam de não ser recebidos pelo próprio titular da SeGov.

Pára-raio
As consequências disso, e de requerimentos não respondidos (há casos de um ano), demandas ignoradas sem explicações, e outros detalhes caem sobre os ombros da prefeita, que vai correr atrás de votos em 2024. Haja musculatura! Está faltando bom senso.

Escola Municipal Maria Carolina passa por reforma (Foto/Divulgação)

Iluminação
Finalmente teve início a iluminação da BR-050, no perímetro urbano. Anúncio é do secretário Anderson Passos, indicando que serão atendidos 650 pontos. Entre as várias frentes de trabalho da SESURB está a reforma do prédio da Escola Municipal “Maria Carolina”.

Fiscalizando
A SESURB aplicou em dois anos mais de R$ 1 milhão em multas a empresas que não honraram compromissos assumidos em contrato. A revelação, ainda sem detalhes, é do novo titular da SeCom, Marcos Vinícius Cotta, em café oferecido à tarde passada aos jornalistas.

Ao vivo
Nesta 6ª feira, o secretário Passos falará sobre várias obras sob a sua responsabilidade aos ouvintes do JM News 1ª edição, que começa às 7 horas; Logo após Hélio Júnior contar as ocorrências policiais das últimas 24 horas.

Pois é!
Mais um desabafo de vereador. Aproveitando que a coluna noticiou ter o promotor Rafael Moreno requisitado informações à Prefeitura sobre as irregularidades no processo de vacinação, Luizinho Kanecão “lavou a alma”. “Pois é, e diziam, na época, que éramos sensacionalistas” – disse ele.

Denunciante
Luizinho se colocou como quem levou as primeiras denúncias a plenário, dando origem então à CEI da Vacina e figurando na comissão encarregada de apuração, juntamente com Jamal e Wander.

Agora vai!
Com a apresentação em detalhes à prefeita do projeto e de parte da equipe que o elaborou e se encarregará de colocá-lo para funcionar, o Centro de Referência em Saúde da População LGBTQIAP+ ficou irreversível. Elisa ficou satisfeita com o que viu e o CRESP, como foi idealizado, poderá se transformar em modelo para outras cidades.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por