FALANDO SÉRIO

Professora responde a PAD por protesto em creche reinaugurada

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
Publicado em 16/08/2024 às 22:05Atualizado em 17/08/2024 às 16:46
Compartilhar
 (Foto/Ilustrativa)

(Foto/Ilustrativa)

Recuo do Ideb
Depois de nove anos de avanços, saindo de 5,1 em 2011 para 6 em 2019, o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica dos anos iniciais, em Uberaba, recuou para 5,6. No meio do caminho do avanço, em 2017, houve recuo de 5,9 para 5,8. O resultado da avaliação foi divulgado esta semana pelo Ministério da Educação.

Descuido
Segundo especialistas em educação, houve descuido da Semed ao não executar um programa especial para a recuperação do tempo perdido pelas crianças com a pandemia. Em 2020, os estudantes, submetidos ao ensino à distância com as dificuldades de equipamento, internet, isolamento social, perderam em conteúdo.

Sem recuperação
Com a pandemia recrudescendo em 2021, não houve a devida preparação para a retomada atrelada a um planejamento para que os estudantes mantivessem o crescimento de conhecimento até então aferido pelo IDEB. É o que identificam os especialistas da rede pública ouvidos, mas temerosos de se identificarem.

Séries finais
Em 2023, a queda foi registrada também nas séries finais. Os índices, que variavam de 5,2 a 5,3 entre 2013 e 2019, caíram para 5,0 em 2021 e 2023.

A cada dois anos
Estes são os números oficiais da avaliação da qualidade do ensino em Uberaba feita a cada dois anos pelo MEC:
Anos iniciais:
2013 – 5,6
2015 – 5,9
2017 – 5,8
2019 – 6,0
2021 – 5,5
2023 – 5,6

Anos finais:
2013 – 5,2
2015 – 5,1
2017 - 5,3
2019 – 5,3
2021 – 5,0
2023 – 5,0.

Deficiência
Em Português e Matemática, os estudantes do 5º ano permanecem no nível 4 em conhecimento de conteúdo. A escala vai de 1 a 10. Recente postagem na rede social, o professor Cláudio Borges (submetido a PAD) disse, com base em relatório da Semed, que 42% dos alunos terminam o 2º ano sem estarem alfabetizados.

Processo
Está submetida a Processo Administrativo Disciplinar a professora que fez protesto na inauguração de melhorias introduzidas em escola. Presentes no local estavam a chefe do Executivo e uns poucos secretários. Imagens de celular mostram reações do staff contra ela, Thaís Villa.

Enquadramento
Manifestação ocorreu na Escola Municipal Paulo Rodrigues. Thaís foi enquadrada nos artigos 149 e 150 do Estatuto dos Servidores sob a justificativa de que o seu comportamento poderá ter reflexo no funcionamento da escola e na prestação de serviços. 

Carências
E, apesar da reforma, o prédio da escola continua apresentando algumas carências como vazamento em banheiros, e estaria sem o AVCB.

Homenagem
Instituto Dante Pazanese fez homenagem póstuma ao uberabense Romeu Sérgio Meneghello, dando o nome dele ao palco do principal auditório da sua sede em São Paulo. Como médico, Romeu atuou no instituto por cinco décadas, depois de formado pela então FFMTM, e do qual, como ex-locutor, foi também mestre de cerimônia.

Marca do pênalti
Frutal é o único município triangulino perto de atingir a marca de 54% da receita comprometida com a folha de pagamento e sob alerta do Tribunal de Contas do Estado. A arrecadação mensal média é de R$ 22 milhões e com os servidores são gastos R$ 10 milhões 900.

Adoecimento
Na quarta-feira, a Secretaria Municipal de Educação de Uberaba tinha 337 servidores afastados de suas funções por problemas de saúde.

Patrocinadores
Com oito patrocinadores assegurados, o USC segue tranquilo nos preparativos para o Campeonato da 2ª Divisão mineira. E ainda espera fechar com uma universidade, diz o CEO Rodrigão.

Extorsão
Advogada recebeu ligação telefônica de homem se dizendo membro de orcrim e que um cliente dela havia “dedurado” criminosos “parças”. E que o grupo precisava de dinheiro para patrocinar a defesa dos presos. Quem resolveu a parada foi outro advogado, para quem a colega ligou em busca de socorro.

Alto lá!
O advogado deu um basta na tentativa de extorsão. Os argumentos usados não são conhecidos.

Choque dos “ex”
Em Água Comprida, dois ex-prefeitos estarão medindo forças com o atual chefe do Executivo, que busca a reeleição. São três as dobradinhas que pediram registro à Justiça Eleitoral: a do prefeito Alexandre de Almeida (com Alberto Moreira), o ex-José Oscar (Zico) e Jéssica, e o também ex-Gustavo de Almeida com José do Dilo.

Fidelidade
Candidato a vereador pelo Avante que, influenciado por terceiros, não caminhar de acordo com a orientação da cúpula do partido, poderá ter dissabor ao final da campanha.

Tô junto 
Quem assegura seguir a orientação partidária em qualquer hipótese é o ex-vereador Kaká. “Sou de grupo e já tinha compromisso assumido com Franco Cartafina” – justifica ele.

Sob risco
Mas, os ventos não são simples brisa pelos lados do Avante. O grupo de pré-candidatos a vereador apresentado à Justiça Eleitoral para homologação teria cinco nomes sob ameaça de indeferimento. Teriam deixado de apresentar prestação de contas no pleito passado.

Vapt vupt
Antes mesmo da publicação de edital, Anderson Adauto protocolou na Justiça Eleitoral a sua contestação aos argumentos do promotor Renato Teixeira, que, pouco mais de 13 horas antes havia se manifestado pela impugnação da candidatura do ex-ministro. Está com pressa que o processo suba para as instâncias superioras.

Ponto a ponto
Assinada pelas advogadas Roberta Toledo e Leda Lúcia, a peça da defesa com 49 páginas contesta todos os pontos abordados pelo Ministério Público, dando outra interpretação aos pontos decisivos para a elegibilidade de Anderson.

Alimentos
Ministro Cristiano Zanin é o primeiro do STF a se manifestar pela constitucionalidade da resolução da ANVISA obriga a inserção de advertências em propagandas de alimentos com alto teor de sal, açúcar e gordura e bebidas açucaradas com baixo teor nutritivo.

Eta Brasil!
A resolução da ANVISA é de 2010, mas nunca foi colocada em prática. As associações dos fabricantes recorreram à Justiça tão logo ocorreu a publicação da norma. E 14 anos depois, o tema ainda está em discussão.

Tráfico
Famílias preocupadas com o tráfico de drogas nas imediações do CRAS Morumbi.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por