FALANDO SÉRIO

Programa novo em ano de eleição resulta em ação contra a prefeita

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 16/05/2024 às 21:27Atualizado em 17/05/2024 às 20:50
Compartilhar

A “guerra jurídica” das eleições deste ano começou antes mesmo da campanha oficial, embora ela já esteja presente nas redes sociais com “santinhos” e vídeos. Foi formalizada nesta 5ª feira ação de investigação judicial eleitoral contra Elisa, distribuída para a 326ª Zona Eleitoral. À frente dela está o juiz José Paulino, também presidente do Foro Eleitoral.

Glauber Faquineli (Foto/Arquivo)

Carinho de Mãe
A ação foi proposta pelo Cidadania, um dos partidos de oposição em Uberaba, representado pelo presidente da Comissão Executiva, Glauber Fachineli Fernandes. Documento assinado pelo advogado Wilder Gonçalves tem 27 páginas e considera irregular o lançamento do programa “Caravana Carinho de Mãe”, anunciado para ocorrer entre 2 de maio e 8 de junho, e voltado para crianças e suas mães.

Programa novo
Citando uma série de matérias, jornalistas de diferentes veículos de comunicação, incluído o JM, o Cidadania afirma que a “Caravana Carinho de Mãe” é programa novo, sem aprovação por lei e dotação orçamentária prevista anteriormente. Para o partido, o objetivo seria beneficiar Elisa, na sua tentativa de reeleição.

Doença mental
As mulheres procuram mais a assistência psiquiátrica pelo SUS do que os homens – mostra relatório do Instituto Maria Modesto, conveniado com a Secretaria de Saúde. Das 1 mil 93 consultas do quadrimestre janeiro a abril deste ano, 809 foram para pessoas do sexo feminino, o que representa 74% dos assistidos.

Idosos
Observa-se também que os idosos de ambos os sexos representam 51,4% dos pacientes, o que, para o diretor do Ambulatório de Saúde Mental do IMM não significa exclusivamente ser uma faixa etária mais adoecida. Segundo o psicólogo Sérgio Marçal, o sistema SUS prioriza o atendimento ao idoso.

Outros fatores
Os dados epidemiológicos do adoecimento dessa população, objeto de estudos internacionais, somam-se a essa prioridade aos idosos na fila do SUS – ressalta o psicólogo.

Doenças
Entre os idosos (acima de 60 anos), as doenças que mais prevalecem são transtorno da ansiedade generalizada (TAG), depressão recorrente e depressão leve. E os números levam a reflexões. Uma delas – detalha – sobre a importância da prevenção, pois essas doenças são evitáveis quando bem tratadas.

Política pública
E mostram também a necessidade de políticas públicas voltadas para o envelhecimento saudável. “A população está vivendo mais, mas sem qualidade de vida” – sentenciou Sérgio Marçal, ressaltando que “viver é diferente de sobreviver ou estar vivo”.

Feto na tubulação
O entupimento da rede de esgoto de dois blocos de condomínio residencial levou ao acionamento de empresa especializada pela síndica. Na tubulação, os trabalhadores encontraram o que seria um feto humano, enrolado em panos.

Listagem
A Polícia Militar foi chamada ao local e pediu à síndica a lista completa dos moradores dos dois blocos para o início de investigações que possam levar à elucidação do caso. Peritos da Polícia Civil também se fizeram presentes. O possível feto humano foi encaminhado ao IML.

Tuberculose
Preso de 26 anos morreu de tuberculose nesta 5ª feira, segundo o advogado Antônio Alberto. Há mais de vinte dias, o criminalista estaria tentando que o seu cliente fosse levado a um hospital.

De imediato
Conta o advogado ter percebido que o preso estava doente e debilitado já na primeira conversa que tiveram, na segunda quinzena de abril, e a partir daí ele tentou ser ouvido para que detento tivesse uma assistência médica adequada.

Comunicação
Em razão de informações desencontradas que diz ter recebido, Antônio Alberto comunicará o episódio à juíza da Vara das Execuções Penais, solicitando que ela requeira à penitenciária detalhes do atendimento proporcionado ao seu cliente.

Contágio
O falecido dividia a cela há tempos com vários outros detentos. E estava condenado por assalto praticado em Campo Florido.

Assistido
Assegura o policial penal Jean Paulo que o detento era assistido pelos médicos da penitenciária desde março, sem recomendação de internação. O que ocorreu agora, no dia 14, quando o doente foi levado à UPA São Benedito e de lá transferido para o Hospital Regional, morrendo dois dias depois da internação.

Isolada
O diretor da Papaio disse que a cela em que havia outros presos foi isolada (procedimento padrão) e eles passaram por exames. Todos os resultados já conhecidos são negativos.

Policiais
Jean acrescentou que todos os policiais penais que tiveram contato com os detentos da cela foram igualmente submetidos a exames, sem o registro de anormalidade.

Simplista
Para advogado especialista em PPP, que apela para o anonimato porque quer distância da política partidária, a revogação do decreto que criou o sistema tarifário de cobrança da coleta de lixo “implodiu” o contrato da prestação do serviço. Segundo ele, a eliminação do decreto faz com que prevaleça o Código Tributário.

E explica
O código uberabense dispõe que a cobrança do lixo é feita na forma de taxa anual inserida na guia do IPTU, e a norma federal veio depois autorizando os municípios a estabelecer a tarifa. No caso de Uberaba – acrescentou – a tarifa foi criada por decreto e, com a sua revogação, inexiste esse sistema de cobrança.

E mais
Por fim, reforçou o especialista em PPP e concorrências: tarifa não pode ser criada por edital de licitação.

Diz a ProGer
Ouvida, a procuradora geral do município reiterou não haver necessidade da produção de decreto para estabelecer forma de cálculo da tarifa e de cobrança. Afirmou Fabiana Gomes Pinheiro que há normas federais disciplinando o procedimento.

As normas
Uma das normas federais citadas pela procuradora é a Resolução 79/2021 da Agência Nacional de Águas, e que traz em seu item 6 as condições específicas do regime tarifário. A tarifa pode ser instituída por contrato de concessão (a partir do valor inicial da tarifa no edital).

Mais antiga
Externando sua convicção do acerto de decisões tomadas, a secretária citou também a Lei 8.987/1995, que, em seu artigo 9º, diz que “a tarifa do serviço público será fixada pelo preço da proposta vencedora da licitação e preservada pelas regras de revisão previstas nesta lei, no edital e no contrato”.

Desnecessário
Fabiana também considerou desnecessário revogar os artigos do Código Tributário que falam sobre taxa anual (para a coleta de lixo) cobrada junto com o IPTU.

Cancelamento
Por causa de problemas de saúde do cantor (não detalhados), o show que Beto Guedes faria em Uberaba neste sábado foi adiado para 17 de agosto. Os ingressos já vendidos continuarão valendo, segundo os organizadores do espetáculo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por