Trânsito
Adiada para terça-feira, provavelmente, a votação do projeto que promoverá uma série de alterações no Código de Trânsito.
Para mais
Entre as propostas em discussão o aumento da validade da CNH para 10 anos para motoristas com menos de 50 anos.
Credenciamento
Se vingar a emenda, acabará o credenciamento pelo Detran de médicos e psicólogos que examinam motoristas.
Suspensão
As normas de suspensão da CNH por pontuação vão ser abrandadas.
Gravíssima
Motorista que completar 20 pontos em um ano somente terá a CNH suspensa se tiver cometido no mínimo duas infrações gravíssimas.
Uma apenas
Uma única infração gravíssima levará à suspensão do direito de dirigir somente com 30 pontos. E aos 40 na inexistência dela.
Sem pontos
Para algumas infrações não haverá imposição de perda de pontos. Caso do não-uso de luz acesa em rodovia de pista simples durante o dia.
Elétricas
As motos e bicicletas elétricas também merecerão artigos no CTB, pondo fim às divergências de fiscalização motivadas pela falta de regulamentação clara.
Aos montes
Às poucas propostas de alteração no código formalizadas por Bolsonaro, os deputados acrescentaram dezenas de outras. O relatório do projeto tem 50 páginas.
Em detalhes
Deputado Franco Cartafina tem lido e relido cada uma das propostas e ouvido especialistas em trânsito para nortear o seu voto.
Cortes
Projeto de reestruturação da Previdência dos servidores mineiros também impõe uma série de cortes.
Perdas
A proposta mexe em direitos não apenas dos servidores civis, mas também dos militares, incluído o fim definitivo de quinquênio, trintenário e férias-prêmio.
Desafio
Para lideranças dos PMs, Zema “arrebenta com a carreira dos servidores, desafiando as forças de segurança pública”.
Emergência
Associação de Praças da PM e CB tem reunião de emergência convocada para terça-feira para discutir estratégia de defesa desses direitos.
Coringa
Belzinho volta ao 1º escalão de Prefeitura, assumindo a titularidade na Secretaria de Administração.
Bagagem
Nos últimos quinze anos, o ex-craque do futebol de salão mineiro soma passagens pelo Esporte, Sesurb e Agricultura.
Para advogado
STF julgará na sexta-feira se é legal não artigo do CPP prevendo multa de 10 a 100 salários mínimos para advogado que abandonar processo em que atua.
Sob risco
Para o Instituto dos Advogados Brasileiros, a previsão torna a advocacia criminal um risco desmedido já que a multa pode ocorrer sem o devido processo legal.
Mais essa!
O PSB quer brecar, via STF, o compartilhamento de dados da CNH entre o Serpro e a Agência Brasileira de Inteligência, em nome do direito à privacidade.
Criticada
A mesma Abin de que Bolsonaro reclamou por não o manter bem informado, precisando recorrer a uma rede própria de informantes.
Segurança
Polícia Militar decidiu cruzar dados dos seus arquivos com os do programa de auxílio emergencial do governo e o resultado foi bom para a segurança.
“Teje” preso
Com o trabalho de inteligência conseguiu verificar o endereço de dezenas de foragidos da Justiça. Resultad 11 presos em Minas. Todos tinham mandado em aberto.
Sem decisão
Continua em estudos o pedido do consórcio Concebra Triunfo de entrega da BR-262 à ANTT para que se faça uma nova licitação.
Inviável
Sem o prometido financiamento do BNDES por ocasião da concorrência que venceu, a empresa considera inviável continuar executando os serviços.
Duplicação
Diante do impasse, a duplicação da 262, entre Uberaba e Nova Serrana não tem chances de ser efetivado nos próximos dez anos.
Máfia
Deu uma arrefecida a ação da máfia colombiana que marcou presença em Uberaba entre 2016 e 2018 com ações de agiotagem e extorsão de pequenos comerciantes.
Protagonista
Assustado com o avanço da Covid-19 em algumas regiões, o governo de Minas deve sair da condição de coadjuvante para a de protagonista no enfrentamento ao vírus.
Olho Vivo
Com a área técnica da PM a Codiub estuda projeto de modernização do “Olho Vivo” a partir do “Cidade Vigiada”.
Em gel
Skala leva o nome de Uberaba a diferentes regiões do país nas embalagens do álcool em gel que passou a produzir diante da escassez nacional do produto na pandemia.