Laudos requisitados. Delegado Cezar Felipe, de Sacramento, requisitou a hospitais de Uberaba cópias dos exames a que foram submetidos Edson Fonseca e Felipe Borges. Os dois ficaram feridos no acidente do trevo de Sacramento, ocorrido em janeiro, em que morreram os músicos uberabenses Adriano Sabino e Ricardo Costa. O presidente do inquérito policial em curso quer saber se foi detectada a presença de álcool no sangue do motorista do veículo – um Audi –, que cruzou a BR-262 e só parou em poste de cerca após percorrer cerca de 50 metros de plantação. Os mortos, lançados para fora do veículo, eram passageiros. Do resultado dos exames depende o enquadramento criminal do condutor.
Testemunha é ouvida. Acidente teve uma única testemunha e ela já foi ouvida pelo delegado Cezar Felipe. O vigia do Espaço e Armazém, empresa situada às margens da rodovia, contou ter, por volta de 4h30 da manhã, visto carro passar direto no trevo e bater em cerca. Segunda ela, um homem desceu do veículo e passou a gritar pelo nome dos companheiros, encontrados mortos, caídos no mato. A testemunha não soube precisar quem, entre Edson e Felipe, dirigia o Audi, mas frisou que aquele que procurava pelos companheiros estava atordoado e ferido. Uma garrafa de bebida estava ao lado do veículo, mas a testemunha não chegou a perceber se alguém estava com sintomas de embriaguez.
Capacete e rádio liberados. O rádio de pilha e o capacete de motociclista estarão liberados para a 4ª feira e os demais jogos do USC no “Uberabão”. A garantia é do tenente-coronel João Lunardi, que explicou a FALANDO SÉRIO a razão da proibição de domingo. Segundo ele, na ausência de normas preestabelecidas pelo comando, o oficial que comandava o policiamento tomou a iniciativa como medida de proteção. Independentemente de normas, o oficial tem o livre-arbítrio de decidir de forma diferente diante do quadro momentaneamente encontrado.
Comandante único. O comandante do 4º Batalhão resolveu ontem, além de estabelecer normas, fixar oficial como responsável pelo policiamento no “Uberabão”: o capitão Cipriano, que já comandou a Aisp/Abadia. Como auxiliar, Cipriano terá o tenente Wolf, considerados um dos melhores homens operacionais da PM. A partir de agora, o capitão recém-promovido é que se encarregará de responder também à imprensa os eventuais questionamentos sobre a segurança adotada para cada partida no “Uberabão”. Exageradamente otimista, o comandante Lunardi diz que amanhã estará no estádio para “assistir a mais uma vitória do USC” e acreditar que a decisão do Campeonato Mineiro de 2010 será aqui.
PM prende PM. Acusado de arrombar cartório da Polícia Civil na Aisp/Boa Vista, onde era lotado, cabo da PM foi preso por colegas do 4º Batalhão na noite de domingo. Contra ele pesa também o furto de peças de inquéritos, portas CD, 61 CDs diversos, computador completo e nove celulares. O cabo, que está preso no 4º BPM à disposição da Justiça Militar, é acusado ainda do furto de quatro buchas de maconha, duas espingardas, talão de cheque e R$ 1.425 em dinheiro.
Sob suspeita. Conselho Nacional de Justiça está cobrando do Tribunal de Justiça de Minas Gerais explicações sobre promoções verificadas na magistratura mineira, incluída a do agora desembargador Doorgal Andrada, ex-juiz em Uberaba. A promoção de Doorgal é questionada pelo juiz Danilo Campos, de Montes Claros, para quem houve descumprimento de resolução que trata do assunto.
Confusão. A denúncia de favorecimento a filhos de desembargadores e a dirigentes associativos nas promoções na magistratura foi tornada pública ainda em meio à repercussão das suspeitas de irregularidades levantadas pelo próprio Doorgal Andrade contra antiga gestão no Tribunal de Justiça. Agora, o TJ tem 15 dias de prazo para atender à requisição do Conselho Nacional de Justiça.
Sessentona. Diretores e colaboradores da Copervale participam de ato cívico nesta 2ª feira, comemorando os 62 anos de fundação da cooperativa. Houve execução do Hino Nacional e hasteamento de bandeiras por José Afonso de Freitas (executivo), Reinaldo César (superintendente) e Luiz Ricardo Resende (Assistência ao Cooperado). Pronunciamentos ouvidos foram todos otimistas, lembrando os benefícios que a Copervale gera nos 13 municípios em que atua.
Geral. Não será nenhuma surpresa se a Polícia Civil promover mudança geral na estrutura do Instituto Médico Legal, incluindo a devolução de servidores cedidos pela Prefeitura. Essa pode ser uma das consequências da apuração que vem ocorrendo nas relações entre IML e funerárias.
Chico Xavier. Carlos Baccelli é o entrevistado de hoje de PONTO DE VISTA (TV Universitária, às 8h30 ao vivo e às 18h em reprise). Vai contar detalhes da vida de Chico Xavier inseridos no livro que acaba de lançar sobre os 100 anos do médium desencarnado.
Perigoso. A série de furtos e roubos em propriedades rurais da Capelinha está deixando produtores rurais em pé de guerra. Eles não conseguem entender por que não há nenhuma prisão, quando a quadrilha estaria sediada na própria comunidade rural. A revolta de fazendeiros é tamanha que a qualquer momento poderá resultar numa tragédia, tipo “justiça com as próprias mãos”.
Armadilha. Há alguns dias, naquela região, fazendeiro preparou armadilha para pegar animal, deixando espingarda pronta para ser disparada quando a porta fosse aberta. E não deu outra: quem apareceu por lá foi o “bicho homem”. Ladrão foi baleado na barriga, quando tentava invadir a sede da propriedade na ausência do fazendeiro. Ele provocou o disparo da armadilha.
Uma e outras. Comandante Lunardi está criando e-mail pessoal para receber denúncias da população.// Comoveec tem reunião nesta terça-feira para decidir restrições às cavalgadas e carreatas no centro da cidade.// Sindicado dos Servidores continua “brigando” pela criação de plano de saúde para a categoria, mas o benefício esbarra nas cifras levantadas: despesa de R$ 800 mil/mês.// Capitão Eurípedes da Silva se reúne com o Conselho de Segurança Pública da Aisp/Abadia para discutir o policiamento naquela região. Hoje, às 19h30.// Manutenção e venda de impressoras é com a Tec-Toner (João Pinheiro, 573, e Abílio Borges com Orlando R. da Cunha). “Nem mesmo toda a ciência do homem lhe bastaria para conhecer a extensão de sua ignorância.” (Leoni Kaseff)