FALANDO SÉRIO

Promotor diz não ter sido procurado para celebração de TAC das UPAs

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
jornalistawellintongcardoso@gmail.com
Publicado em 04/05/2023 às 21:01Atualizado em 05/05/2023 às 21:44
Compartilhar

Já sem prazo para deflagrar um processo de licitação visando a gestão das UPAs, a Prefeitura acena com mais uma prorrogação do contrato via Termo de Ajustamento de Conduta a ser celebrado com o Ministério Público da Saúde.

Há detalhes
Pelo menos dois detalhes afloram dessa situação: 1) O não aproveitamento de um ano de prazo para fazer a licitação; 2) A inexistência de qualquer tratativa com o promotor Eduardo Fantinati para a celebração de TAC.

Ele falou
O próprio Fantinati afirmou na noite de 4ª feira não ter sido procurado. E vale citar, as primeiras declarações do promotor à JM, semanas atrás. Ele admitiu a possibilidade de TAC para não prejudicar a assistência às pessoas que dela necessitam, mas frisou que apuraria responsabilidades.

Não por ele
Quanto à investigação sobre as causas da morte do menino Marcelo, no Hospital da Criança, o promotor de Saúde esclareceu que a competência é de uma das Promotorias Criminais. E o MP está à disposição da Polícia Civil, que instaurou inquérito.

Procedimentos
Fantinati reforçou, porém, que a assistência pediátrica em Uberaba ganha mais quatro procedimentos a partir de agora. Um deles quanto ao serviço prestado pelo Hospital da Criança. E haverá conversas com a Prefeitura sobre a pediatria pública de uma forma geral.

Distrito Industrial IV (Foto/Divulgação)

Distrito Industrial IV (Foto/Divulgação)

Uma nova visão
Entregues nesta 5ª feira pela chefe do Executivo as obras de infraestrutura introduzidas no DI/4, possibilitando a chegada de novas empresas ao parque industrial do município. Os melhoramentos ficaram em quase R$ 8 milhões e foram executados em oito meses.

Discordância
Médica Sabrina Sarreta discordou, em entrevista ao JM News 1ª Edição, da fala da vice-presidente do Conselho Regional de Medicina à coluna. Fabiana Prado disse inexistir falta de pediatras no Brasil e em Minas, uma queixa frequente da SMS em Uberaba.

Há falta
Sarreta disse que há falta, sim, desse profissional no mercado. Mas, frisou que isso não pode ser motivo para inibir a assistência primária à saúde. Para ela, os médicos de PSF podem fazer ações preventivas voltadas para a saúde da criança, mas muitos não querem. Cada um com o seu motivo.

Demanda alta
Médica preferida de Elisa, em seu início de mandato, para assumir a Secretaria de Saúde, o que descartou por questões salariais, Sabrina é mais um profissional da Medicina a considerar que a falta ou limitação dessa assistência primária, também para adultos, impacta nas UPAs e no Hospital da Criança.

Salário justo
Ela aponta ainda que a Prefeitura precisa melhorar a remuneração dos médicos com um plano de carreira que possa atrair esses profissionais e/ou mantê-los no serviço público.

Laudo técnico 
Conhecida a empresa que fará a perícia do loteamento Alfredo Freire IV, determinada pelo promotor Carlos Valera e o procurador federal Thales Cardoso. Eles querem saber, do ponto de vista da engenharia especializada, se a obra pode ser retomada ou as casas já construídas devem ser demolidas.

A contratada
O pregão realizado pela FUNEPU, parceira do MP Ambiental, foi vencido pela Consul Prime Engenharia e Consultoria, de Cássia, cidade do Sul de Minas. Pelo serviço, que deverá ser executado em 90 dias, nos termos do contrato firmado, ela receberá pouco menos de R$ 190 mil. Maior parte dos recursos foram viabilizados pelo promotor Valera, via medidas compensatórias.

Já era mesmo
Está confirmado pela SeCom o que a secretária de Saúde, Valdilene Rocha, havia anunciado no “Pingo do J”: a prefeita desistiu da “intervenção” no Hospital da Criança.

O motivo
Oficialmente, a medida seria posta em prática se a diretoria do hospital concordasse. Não foi bem o que disse o secretário de Comunicação em recente entrevista ao JM News 1ª Edição. Segundo ele, “intervir” era questão decidida.

Diálogo
A concordância do hospital poderia ter sido obtida com diálogo e não pegando o pessoal de surpresa com a reunião do dia 4 do mês passado. A presidente Cida Magnabosco disse ter sido convidada para o encontro sem que o motivo lhe fosse explicado. 

Desassistência
Na noite desta 6ª feira (5), a falta de assistência adequada à saúde dos servidores civis do Estado estará em debate. Muitos deles, lotados em Uberaba, precisam se deslocar até Uberlândia, dependendo da especialidade do atendimento de que precisam. 

Não pra você!
Secretaria de Saúde negou ao vereador Túlio Micheli cópia da gravação de uma conversa dele com o SAMU no episódio do menino Marcelo. No primeiro momento, houve concordância, mas pouco depois veio o recuo.

Por todos
Proposta de emenda à Lei Orgânica, de autoria da vereadora Lu Fachinelli, prevê que as peças orçamentárias (LDO, LOA e PPA) submetidas ao Legislativo pelo Executivo contenham a manifestação dos conselhos municipais antes de serem votadas.

Reforço
A intenção da edil é reforçar a participação popular na tomada de decisões e evitar que se repita a situação que envolveu a SMS e o Conselho Municipal de Saúde na definição do orçamento para 2023.

Tem razão
É realmente curiosa a ausência de empresas de Uberaba nas licitações de obras pela Prefeitura. E foi pensando em dar uma injeção de ânimo nos empresários do setor que Elisa se reuniu com o Sinduscon, nesta 5ª feira.

Fora, aventureiros
Presidente do sindicato, Luciano Veludo, gostou da aproximação. Segundo ele, a participação de empresas uberabenses nas concorrências pode afastar “aventureiros” vindos de fora. E exemplos de prejuízos acarretados ao município por alguns deles não faltam. Pegaram obras que não deram conta de concluir e foram embora deixando o problema para trás.

Bolsa atleta
Espera-se que entre na pauta da próxima sessão do Legislativo o projeto que cria a Bolsa Atleta, fruto de acordo do Executivo com Caio Godoy para dar legitimidade à proposta original do vereador. Ela esbarraria em vício de iniciativa se não fosse formalizada pelo próprio Executivo.

Emendas
E Caio vê como desnecessárias emendas dos colegas pastor Eloísio e Lu Fachinelli. Ambos querendo estabelecer cotas. Eloísio para os negros e Lu para as mulheres (50% das bolsas). O PL trata todos com igualdade e dentro de critérios de alto rendimento – explica o idealizador da proposta.

PT faz encontro
No sábado, das 14h30 às 17h30, no Sindicato dos Bancários, o PT realizará Encontro de Formação Política. Dele participarão Adelmo Carneiro, Lauro Guimarães, Tetê Rodrigues da Cunha, Tânia Mara e Fabiano Lopes, nomes importantes na sigla.

Rendendo frutos
Trazida para Uberaba pelo então prefeito Paulo Piau e sua secretária Silvana Elias, a Universidade Aberta do Brasil continua rendendo frutos. Nesta 5ª feira, a SeCom anunciou a abertura de inscrições no dia 15 de maio para mais um curso de pós-graduação lato sensu. Em parceria com UFTM. Uma especialização gratuita para professores da área de Ciências da Natureza.

Para cima
Hospital de Clínicas não nega a retenção de macas com pacientes recebidos pelo seu Pronto Socorro. Mas, explica que tem aumentado o número de pacientes regulados pelo município e destinados ao hospital. A média de pacientes no PS foi de 27/dia, em abril de 2022, e, este ano, chegou a 35/dia. A retenção de macas é o mecanismo adotado para acomodar paciente enviado ao Pronto Socorro acima do número de leitos pactuados.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por