FALANDO SÉRIO

Promotor quer plano de trabalho para minimizar carências no Hospital da Criança

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 08/05/2023 às 20:40Atualizado em 09/05/2023 às 21:05
Compartilhar

É do promotor da Saúde a sugestão à Prefeitura e à Câmara para a criação de comissões para elaborar plano de trabalho para o Hospital da Criança e acompanhar a sua efetivação. Segundo Eduardo Fantinati, as ações objetivariam atacar os pontos negativos constantes do diagnóstico encomendado pelo Executivo.

De fora
O Ministério Público não participará de nenhuma das comissões. Ele busca fomentar a união de esforços em benefício de saúde pública, que registrou mais um episódio negativo no fim de semana com a prisão de mulher acusada de ofender colaboradores do Hospital da Criança. Incidente levou a PM a divulgar nota oficial.

Plano C
Sem promover a licitação em que seria obrigatória a assistência pediátrica pelas UPAs e recuar da “intervenção” no Hospital da Criança, a SMS voltou as atenções para a criação de ambulatório da especialidade no Hospital Regional. Para isso também há obstáculos insuperáveis em curto prazo.

Desatualização
Atualmente, o HR está com as informações do seu perfil hospitalar desatualizadas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Essa desatualização gera inconsistências para o DataSus (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde).

Irregular
Os atendimentos de urgência e emergência do trauma, há algum tempo transferidos para o hospital, estariam irregulares sob essa ótica. Para assistir a pacientes da pediatria, o Hospital Regional precisará mudar o seu perfil de atendimento para faixa etária acima de 14 anos.

Para a região
Se não bastassem esses obstáculos, ainda há a questão regional. O HR não é municipal. E o ambulatório pediátrico teria de ser submetido, pela característica regional do hospital, à aprovação do conjunto de secretários municipais da região, em reunião sob a coordenação da Superintendência Regional de Saúde.

Contrato
Além de tudo isso, a Secretaria Municipal de Saúde teria de investir em equipamentos para o setor pediátrico e inserir o atendimento no contrato de gestão do HR e ter para isso a concordância do Conselho Municipal de Saúde, com o qual entrou em atrito no ano passado por causa de alteração à revelia dele inserida na LDO.

Chegando ao fim
Por fim, termina em julho o contrato para a gestão do Hospital Regional e ainda não houve qualquer anúncio da SMS sobre o procedimento que adotará.

Resumindo
Não são obstáculos intransponíveis, mas dificuldades que demandariam tempo para ser superadas e exigiriam a participação de especialistas no assunto.

Patrícia Melo esteve no Hospital da Criança (Foto/Divulgação)

Patrícia Melo esteve no Hospital da Criança (Foto/Divulgação)

Emenda
A petista Patrícia Melo esteve com diretoras do Hospital da Criança nesta 2ª feira. Ela foi até Cida Magnabosco, a presidente, e Marisa Borges, diretora administrativa, para anunciar ter conseguido R$ 200 mil para o HC. Emenda parlamentar pedida ao deputado Reginaldo Lopes. O dinheiro já foi empenhado – disse Patrícia.

Agito
O anúncio de que, juridicamente, Anderson Adauto se livrou do impedimento que o afastou das últimas eleições municipais e legislativas foi o principal assunto da maioria dos grupos de WhatsApp em Uberaba nesta 2ª feira. A informação do desimpedimento foi dada por ele, pois o acórdão ainda será publicado.

Duas versões
O Termo de Referência feito com o objetivo de manter a terceirização das Unidades de Pronto Atendimento teria duas versões. Uma delas enviada para as instituições consultadas para a apresentação de orçamento e outra para o MP. Haveria apenas uma mudança entre uma e outra, o que sinaliza a possibilidade de envio equivocado.

Investimentos
Nove empresas uberabenses vão se transferir para o DI/4, de obras entregues por Elisa no fim de semana. A maioria delas com protocolos de intenção assinados a partir de 2021. Diz o secretário Rui Ramos que esse conjunto de empresas investirá R$ 47,9 milhões e gerará 635 empregos diretos.

Adesão
A votação em urna eletrônica para conselheiro tutelar, prevista para outubro, está assegurada. A Prefeitura aderiu ao termo de garantias lançado pelo Tribunal Regional Eleitoral. Caberá a representante do Comdicau buscar os equipamentos em Belo Horizonte.

Candidatura
Os interessados em integrar um dos três conselhos tutelares da cidade têm até o dia 17 deste mês para se inscreverem, na Casa dos Conselhos (rua Arthur Machado). As exigências para a inscrição estão no Porta Voz de 10 de abril.

Increditável
Na última quarta-feira houve uma tentativa de furto em meio à missa celebrada na Igreja São Benedito. Isso mesmo. E por mais absurdo que possa parecer, o alvo eram as hóstias. O autor da tentativa foi descoberto e houve um “barraco”.

Cotucando
Na entrega das obras do DI/4, no fim de semana, Elisa disse que os (poucos) vereadores de oposição não farão a diferença diante da maioria que tem como aliados no Legislativo. Ela se referia à aprovação de projetos que considera de interesse de Uberaba.

Lei cumprida
Fiscalização da SAGRI feita em varejões e supermercados, na semana passada, mostrou que o empresariado está atento à necessidade de comprovar a origem dos hortifrutigranjeiros que expõem à venda. Todos os estabelecimentos visitados tinham as notas fiscais necessárias à comprovação de que os produtos foram adquiridos junto a fornecedores confiáveis.

Assédio moral
Protocolado junto à Secretaria de Desenvolvimento Social pedido de instauração de sindicância para apurar denúncias de assédio moral no Centro Integrado da Mulher. A petição é do Sindicato dos Servidores Municipais e assinada pelo presidente Martinho Pereira.

Olhos nos olhos
No documento, o sindicalista diz ter estado no CIM e ouvido as partes. Os servidores, segundo ele, confirmaram denúncias e a chefe negou.

Puxando o tapete
Em outra secretaria, o clima também não é dos melhores em razão de assédio moral. A vítima, no caso, teria perdido o cargo que ocupava exatamente em razão de perseguição de chefe da escalão intermediário.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por