FALANDO SÉRIO

Promotor quer plano de trabalho para minimizar carências no Hospital da Criança

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 08/05/2023 às 20:40Atualizado em 09/05/2023 às 21:05
Compartilhar

É do promotor da Saúde a sugestão à Prefeitura e à Câmara para a criação de comissões para elaborar plano de trabalho para o Hospital da Criança e acompanhar a sua efetivação. Segundo Eduardo Fantinati, as ações objetivariam atacar os pontos negativos constantes do diagnóstico encomendado pelo Executivo.

De fora
O Ministério Público não participará de nenhuma das comissões. Ele busca fomentar a união de esforços em benefício de saúde pública, que registrou mais um episódio negativo no fim de semana com a prisão de mulher acusada de ofender colaboradores do Hospital da Criança. Incidente levou a PM a divulgar nota oficial.

Plano C
Sem promover a licitação em que seria obrigatória a assistência pediátrica pelas UPAs e recuar da “intervenção” no Hospital da Criança, a SMS voltou as atenções para a criação de ambulatório da especialidade no Hospital Regional. Para isso também há obstáculos insuperáveis em curto prazo.

Desatualização
Atualmente, o HR está com as informações do seu perfil hospitalar desatualizadas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Essa desatualização gera inconsistências para o DataSus (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde).

Irregular
Os atendimentos de urgência e emergência do trauma, há algum tempo transferidos para o hospital, estariam irregulares sob essa ótica. Para assistir a pacientes da pediatria, o Hospital Regional precisará mudar o seu perfil de atendimento para faixa etária acima de 14 anos.

Para a região
Se não bastassem esses obstáculos, ainda há a questão regional. O HR não é municipal. E o ambulatório pediátrico teria de ser submetido, pela característica regional do hospital, à aprovação do conjunto de secretários municipais da região, em reunião sob a coordenação da Superintendência Regional de Saúde.

Contrato
Além de tudo isso, a Secretaria Municipal de Saúde teria de investir em equipamentos para o setor pediátrico e inserir o atendimento no contrato de gestão do HR e ter para isso a concordância do Conselho Municipal de Saúde, com o qual entrou em atrito no ano passado por causa de alteração à revelia dele inserida na LDO.

Chegando ao fim
Por fim, termina em julho o contrato para a gestão do Hospital Regional e ainda não houve qualquer anúncio da SMS sobre o procedimento que adotará.

Resumindo
Não são obstáculos intransponíveis, mas dificuldades que demandariam tempo para ser superadas e exigiriam a participação de especialistas no assunto.

Patrícia Melo esteve no Hospital da Criança (Foto/Divulgação)

Emenda
A petista Patrícia Melo esteve com diretoras do Hospital da Criança nesta 2ª feira. Ela foi até Cida Magnabosco, a presidente, e Marisa Borges, diretora administrativa, para anunciar ter conseguido R$ 200 mil para o HC. Emenda parlamentar pedida ao deputado Reginaldo Lopes. O dinheiro já foi empenhado – disse Patrícia.

Agito
O anúncio de que, juridicamente, Anderson Adauto se livrou do impedimento que o afastou das últimas eleições municipais e legislativas foi o principal assunto da maioria dos grupos de WhatsApp em Uberaba nesta 2ª feira. A informação do desimpedimento foi dada por ele, pois o acórdão ainda será publicado.

Duas versões
O Termo de Referência feito com o objetivo de manter a terceirização das Unidades de Pronto Atendimento teria duas versões. Uma delas enviada para as instituições consultadas para a apresentação de orçamento e outra para o MP. Haveria apenas uma mudança entre uma e outra, o que sinaliza a possibilidade de envio equivocado.

Investimentos
Nove empresas uberabenses vão se transferir para o DI/4, de obras entregues por Elisa no fim de semana. A maioria delas com protocolos de intenção assinados a partir de 2021. Diz o secretário Rui Ramos que esse conjunto de empresas investirá R$ 47,9 milhões e gerará 635 empregos diretos.

Adesão
A votação em urna eletrônica para conselheiro tutelar, prevista para outubro, está assegurada. A Prefeitura aderiu ao termo de garantias lançado pelo Tribunal Regional Eleitoral. Caberá a representante do Comdicau buscar os equipamentos em Belo Horizonte.

Candidatura
Os interessados em integrar um dos três conselhos tutelares da cidade têm até o dia 17 deste mês para se inscreverem, na Casa dos Conselhos (rua Arthur Machado). As exigências para a inscrição estão no Porta Voz de 10 de abril.

Increditável
Na última quarta-feira houve uma tentativa de furto em meio à missa celebrada na Igreja São Benedito. Isso mesmo. E por mais absurdo que possa parecer, o alvo eram as hóstias. O autor da tentativa foi descoberto e houve um “barraco”.

Cotucando
Na entrega das obras do DI/4, no fim de semana, Elisa disse que os (poucos) vereadores de oposição não farão a diferença diante da maioria que tem como aliados no Legislativo. Ela se referia à aprovação de projetos que considera de interesse de Uberaba.

Lei cumprida
Fiscalização da SAGRI feita em varejões e supermercados, na semana passada, mostrou que o empresariado está atento à necessidade de comprovar a origem dos hortifrutigranjeiros que expõem à venda. Todos os estabelecimentos visitados tinham as notas fiscais necessárias à comprovação de que os produtos foram adquiridos junto a fornecedores confiáveis.

Assédio moral
Protocolado junto à Secretaria de Desenvolvimento Social pedido de instauração de sindicância para apurar denúncias de assédio moral no Centro Integrado da Mulher. A petição é do Sindicato dos Servidores Municipais e assinada pelo presidente Martinho Pereira.

Olhos nos olhos
No documento, o sindicalista diz ter estado no CIM e ouvido as partes. Os servidores, segundo ele, confirmaram denúncias e a chefe negou.

Puxando o tapete
Em outra secretaria, o clima também não é dos melhores em razão de assédio moral. A vítima, no caso, teria perdido o cargo que ocupava exatamente em razão de perseguição de chefe da escalão intermediário.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por