FALANDO SÉRIO

Promotor vai ao TJ para obrigar SMS a reduzir fila de pacientes

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 07/06/2024 às 21:37Atualizado em 08/06/2024 às 18:36
Compartilhar

Promotor Eduardo Fantinati recorre ao Tribunal de Justiça para que a Prefeitura e a SMS sejam obrigadas a adotar medidas que possam diminuir a fila de pacientes à espera de consulta por um gastroenterologista. A postulação do titular da Promotoria da Saúde em Uberaba havia sido atendida em 1ª instância, mas parcialmente.

Plano de ação
A Justiça determinou à SMS apenas que apresentasse um plano de ação sem a imposição de data para a sua execução. Medida que Fantinati considerou totalmente ineficaz. Por isso, o promotor da Saúde decidiu recorrer à Corte, pedindo a fixação de prazos para a apresentação de uma lista atualizada de pacientes e de atendimentos.

Violações graves
Afirma o representante do Ministério Público que “as graves violações do município, ao não viabilizar as consultas, desafiam decisão judicial que garanta ao cidadão mais carente, que depende do SUS para sobreviver, o efetivo atendimento de um médico especialista em prazo razoável”. Detalha Fantinati existir uma fila de mais de 4 mil pacientes à espera de assistência.

Mexida
A exoneração de Marcos Vinícius Cotta Ferreira da Secretaria Especial de Comunicação da PMU provocou mudança também na assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde. Além da previsível ascensão de Renata Gomide ao comando da SeCom, Michelle Aparecida Rosa deixou a SMS para ocupar o posto da colega como diretora de Jornalismo.

Campanha
Trata-se de mais um a ficar à disposição da campanha de reeleição da chefe do Executivo, juntando-se aos marqueteiros Jangola, Tharsis Bastos e Zilmar Fernandes (ex-sócia de Duda Mendonça). Para não haver riscos de problemas com a Justiça Eleitoral, outros secretários podem se afastar do cargo para mergulhar na campanha.

Publicidade
Também foi publicado no Porta Voz desta 6ª feira o extrato do contrato firmado pela prefeitura com a Companhia de Comunicação e Publicidade. Um contrato de R$ 6 milhões e 12 meses de duração. Na publicação, o ex-secretário Marcos figura como um dos gestores do contrato.

Falta d’água
Dados coletados pelo geólogo José Cláudio Campos, professor da UFTM, em onze poços de observação do IFTM, indicam dificuldades para o abastecimento de água em Uberaba em agosto ou setembro. 

Nível mais baixo
Historicamente, a partir de 2016, a reposição do nível das águas subterrâneas pelas chuvas vinha ficando em cerca de quatro metros. Em abril de 2024, a reposição ficou entre ½ e 1 metro, dependendo do poço.

Desunida
A sinalização é de que a oposição não conseguirá manter o compromisso anunciado ainda no ano passado. Dos três celebrantes de acordo de união em torno de quem estivesse melhor em pesquisa estaria prestes a ruir. E a situação não derramará uma lágrima se isso acontecer.

Desacordo
Pelo critério pré-estabelecido entre Tony, Piau e Franco, o jornalista não tem motivo para abrir mão de sua candidatura. Franco reforçou esta semana sua condição de pré-candidato, enquanto o PSDB parece não abrir mão da candidatura de Paulo Piau. E vale lembrar que o acordo foi entre pessoas físicas e não jurídicas.

Depoimentos
Polícia Civil deve ouvir de quinze a vinte pessoas na primeira etapa de depoimentos do inquérito instaurado para apurar o eventual uso de notas fiscais frias na cadeia de fornecimento de asfalto para o recapeamento asfáltico. A denúncia de irregularidades foi feita pelo vereador Marcos Jamal diretamente à PC.

Negadas
A insistência de Jammal na apuração da legitimidade ou não das notas fiscais resultou de negativa da Prefeitura e da terceirizada em lhe fornecer toda a documentação requerida sobre o recapeamento. As notas sob suspeita chegaram às suas mãos por um “vazamento”.

Em cadeia
As notas fiscais sob investigação não foram dadas diretamente à Prefeitura, mas a uma prestadora de serviços ao município.

Sorte ou azar
Oficial da PM lotado em Uberlândia esteve em Uberaba esta semana para ouvir dois militares em procedimento que objetiva identificar eventual “vazamento” de senha para entrada no sistema que armazena as ocorrências policiais. Foram três horas de depoimentos, que precisarão ser repetidos. Houve falha na gravação.

Frágil
Durante o depoimento de um dos investigados, o advogado Leuces Teixeira perguntou ao oficial se o sistema informatizado da PM consegue brecar a ação de um hacker. A resposta teria sido não.

Bandeira branca
Adversários em várias cidades do Triângulo e Alto Paranaíba nas eleições deste ano, Tharsis Bastos e Fabiano Elias se encontraram por acaso e se abraçaram em bar bem frequentado por políticos uberabenses. Até o início de agosto prevalecerá a bandeira branca. Depois...

Altura mínima
Em ação proposta pelo Ministério Público paulista, o STF decidiu que a Prefeitura de São Bernardo do Campo não poderá exigir dos candidatos, em concurso da Guarda Civil, altura acima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres. Afirmou a Corte que deve ser seguido o padrão das Forças Armadas. Então tá!

É justo
PEC que tramita no Senado inclui a Guarda Municipal e os agentes de Trânsito entre as carreiras de segurança pública previstas no artigo 144 da Constituição Federal. Proposta deve ser aprovada ainda este mês pela CCJ e irá depois à apreciação da Câmara Federal.

Armamento
A alteração possibilitará que também os agentes de Trânsito sejam armados, o que não é permitido atualmente. Como agentes de segurança pública o entendimento quanto a isso passará a ser outro.

Banheiros
Deflagrado pela Prefeitura mais um processo de contratação de banheiros químicos, que atenderão necessidades do Gabinete, da SESURB e da SeGov. Um contrato de R$ 890,2 mil. O pregão eletrônico está marcado para 2 de julho.

Reinauguração
Lar Espírita “Pedro e Paulo” e a Casa Assistencial “João Henrique Ferreira Ribeiro” reinauguram no mês que vem as instalações da instituição beneficente, na avenida Padre Eddie Bernardes, Bairro de Lourdes. A forma de funcionamento da casa ainda está em discussão.

Insatisfação
Em um dos grupos de Whatsapp de advogados, mais um ruído nesta sexta-feira. Profissional do Direito contou ter ido à delegacia acompanhando um cliente e se viu diante da exigência de “tira” de que apresentasse procuração e documento de identidade do seu contratante para conferência da assinatura.

Deixa pra lá!
Outra situação inusitada ocorreu no 5º Departamento da PC: advogado, em conversa com o delegado Felipe Colombari, resolveu fazer acusações contra dois policiais. De pronto, Colombari pediu que ele formalizasse o que dizia que ele deflagraria uma apuração. Advogado preferiu deixar o dito pelo não dito.

Fila demorada
Esta semana, o Banco Mercantil do Brasil foi multado três vezes pelo Procon por causa do tempo excessivo de espera na fila por clientes. O Bradesco, pelo mesmo motivo, também foi multado.

Festa d’Abadia
Cartaz da festa da Abadia deste ano será lançado oficialmente às 9h de 2ª feira, no santuário basílica. Recepção aos convidados será feita pelo padre Edson.

Futebol
Jogos deste sábado pelo campeonato de Juniores da LUF, começando às 15h30:
Nacional x Vila Esperança
Bom Retiro x Vila Nova
São Benedito x Campo Florido
Beira Rio x Atlético.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por