FALANDO SÉRIO

Psicografia feita em Uberaba foi usada no Júri da Boate Kiss

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
wellingtoncardoso@terra.com.br
Publicado em 11/12/2021 às 19:10Atualizado em 19/12/2022 às 00:58
Compartilhar

Psicografia

Mensagem que teria sido psicografada no Centro Espírita Irmã Valkíria, em Uberaba, foi exposta pela advogada de um dos músicos levados a julgamento pela tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria/RS. Uma tentativa de absolver o acusado. Ele e os outros três levados a julgamento foram condenados a penas que variam de 18 a 22 anos.

Áudio

No áudio, uma voz lê o que seria carta ditada por um dos 242 mortos no incêndio e diz que os acusados não tiveram a intenção de causar a tragédia, que deve ser vista como fatalidade. “Vamos lembrar que os responsáveis também têm família” – acrescenta.

Causa e efeito

“Procurem aceitar as determinações divinas. Eu também lamento tudo o que aconteceu, mas só me resta tentar me adaptar à realidade(...) hoje já começamos a entender um pouco em sentido mais profundo do que nos ocorreu de ponto de vista da lei de causa e efeito” – relata a mensagem, que teria sido recebida em Uberaba seis meses após a tragédia, ditada por um jovem identificado como Gui e cujos pais são nominalmente citados.

Consequências

Os riscos representados pela emenda à Lei Orgânica dando aos vereadores competência para legislar sobre matérias tributárias foram tecnicamente avaliados na Prefeitura . E a conclusão é que o texto não pode passar como está.

De acordo

A Prefeitura não se opõe com veemência ao congelamento do reajuste do IPTU, mas teme o que possa acontecer no futuro, pois a alteração na LO permitiria até mesmo perdão de dívidas e redução de taxas. E, para o Executivo, há riscos de isso configurar renúncia de receita.

Meio termo

A construção de um outro texto, que pudesse agradar às suas partes, é o novo desafio para a vereadora Luciene Fachineli, mentora da emenda à Lei Orgânica e do PL do IPTU. Neste sábado, ela teria reunião com o procurador geral do Legislativo, Diógenes Alves de Sene.

Vereadores não flagraram o que foi denunciado

Patrulhamento

A bancada evangélica na Câmara está disposta a propor leis que impeçam qualquer manifestação favorável à ideologia de gênero nas escolas municipais. É o que garante o pastor vereador Eloísio.

Recado dado

Segundo ele, “o recado foi dado” com a inesperada visita feita à Escola Santa Maria, sexta-feira, por ele e os colegas Anderson 2 Irmãos, Samuel Pereira e professor Wander, movidos por denúncia de prática de ideologia de gênero naquele estabelecimento.

Troca de gênero

O que seria uma brincadeira de troca de gênero entre os alunos, e por iniciativa deles, mas vetada pela diretoria por temer a repercussão, foi transformada em festa brega. Ainda assim, houve advertência dos edis evangélicos para que sejam mesmo coibidas atividades neste sentido.

Divididas

Nas redes sociais o episódio dividiu opiniões. Para uns, os vereadores acertaram, mas, para outros, o patrulhamento é exagero. Uns até lembraram que essa “troca” de gênero é comum em danças de quadrilha em festas juninas.

Famílias

Eloísio defende a iniciativa da bancada evangélica, considerando que toda e qualquer manifestação com conotação à ideologia de gênero é contra os princípios familiares.

Surpresa

Ao discursar durante a entrega de cinco veículos para a SMS, o deputado Heli Grilo não deixou de registrar que o secretário Sétimo Bóscolo foi uma surpresa positiva (por resistir ao bombardeio que sofreu durante a CEI da Vacina e as ações de enfrentamento à pandemia).

Rendendo

As viaturas resultaram de emenda do então deputado Marcos Montes, que, lembrou o vereador Marão, destinou recursos, a seu pedido, também para a construção de UBS do Rio de Janeiro, reformas da unidades de Saúde do Volta Grande e Jardim Triângulo e outras obras.

Telemarketing

A partir do ano que vem haverá mais facilidade para o cidadão identificar chamadas telefônicas feitas por serviços de telemarketing. O número do telefone dessas empresas será antecedido por 0303. A regra foi estabelecida na sexta-feira pela ANETEL.

Referência

Depois de uma longa caminhada, iniciada com duas unidades ainda na gestão de Túlio Cury, na SMS, e ampliadas para cinco por Iraci Neto, as residências terapêuticas de Uberaba são agora referência para outras cidades.

Visibilidade

O modelo, estimulado pela promotora Cláudia Marques, agora aposentada, deu visibilidade aos pacientes, esquecidos pelas famílias em instituições para doentes mentais, e que passaram a ser abrigados e assistidos por cuidadores nas residências terapêuticas.

Sequência

Trabalho tem sequência com Sétimo Bóscolo, que recepcionou esta semana colegas de Patos de Minas e Serra do Salitre, interessados no modelo a partir de recomendações do promotor Rodrigo Domingues, de Patos.

Ignorada

As residências terapêuticas são previstas desde 2000 em portaria do Ministério da Saúde, mas implantadas em poucas cidades. Doentes mentais e dependentes químicos precisam de um olhar diferenciado das gestões públicas.

Esquecida

Em Uberaba, uma paciente de Patos de Minas ficou “esquecida” pela família no então Sanatório Espírita por dois anos, contados a partir da alta hospitalar. Foi preciso a Justiça patense determinar aos parentes da mulher que cumprissem a sua obrigação.

Anticorrupção

Controladora geral do Município considera altamente positivo o acesso irrestrito do MP ao sistema informatizado da Prefeitura. Poliana Helena de Souza lembra que nenhum governo está livre de corrupção e ações que possam diminuir ilegalidades são bem-vindas.

Decretado

Esse acesso está permitido a partir de decreto baixado por Elisa. Agora só falta a criação da senha que ficará sob a responsabilidade do promotor José Carlos Fernandes.

Extras

Câmara de Vereadores fará duas sessões extras para fechar o ano legislativo e limpar a pauta em relação aos projetos considerados prioritários. Por lei, o serviço extraordinário dos edis não é remunerado.

Prisão de militar

Proibida desde 2019, a prisão disciplinar pode voltar para PMs e Bombeiros Militares. A contestação da proibição está sob votação no STF e o voto do relator Lewandovisk é pelo restabelecimento da punição. Com ele votou Alexandre de Moraes. Votação continua dia 17. A justificativa é a disciplina necessária a essas instituições.

Conselho de Saúde

Informado do processamento da notícia de fato pelo Ministério Público sobre suas denúncias relativas ao Conselho Municipal de Saúde, o ativista do SUS Jurandir Ferreira voltou a se manifestar ao promotor Rafael Moreno. Diz a ele que os problemas do CMS não se restringem à recomposição dos cargos vagos que prejudicam a paridade. Segundo ele, falta de eleição para a escolha dos representantes das entidades com cadeira no Conselho, e não apenas para os cargos vagos, pois os mandatos estão encerrados.

A lição

Professor Eber Chaban volta à coluna, agora para explicar qual é a melhor panela à luz da física.

A física na cozinha-3

Qual a melhor panela?

Esta é uma pergunta difícil de responder, mesmo porque, o prato que se vai fazer tem grande importância nesta escolha. De qualquer forma, a física por te dar umas dicas neste momento.

Vamos ver alguns dos fatores mais relevantes, hoje, falaremos sobre a condutibilidade térmica. Esta grandeza determina a maior ou menor capacidade de conduzir o calor. Os metais são os melhores condutores da calor.

O cobre é o campeão, chique no último ter panelas de cobre. Mas, nem tudo são flores, têm duas grandes desvantagens, o preço (o cobre é um metal muito caro) e a possibilidade de formação de sais de cobre (altamente venenosos). Lembra de quando sua vó ia fazer doce no tacho de cobre? Lembra como ela o lavava antes de usar? Com limão e sapólio. O ácido do limão e a aspereza do sapólio removiam completamente qualquer vestígio de sais. Se você tem a grana e a disposição de lavar muito bem ANTES de cada uso, eu até que recomendo panelas de cobre.

Outro excelente condutor de calor é o alumínio, bem mais barato e com menos risco de envenenar a família. Costuma ser a grande vedete das panelas. Algumas recomendações sobre elas.

Vale prestar atenção na espessura do alumínio no fundo da panela. Se muito finas, o calor não tem como se espalhar pela área do fundo. Neste caso, deve-se manter o alimento em movimento, mexendo sempre, ou você terá um queimado no fundo exatamente onde o fogo estava. Na melhor das possibilidades, forma-se uma bela rapinha. Podendo escolher, escolha as de fundo mais grosso, as laterais não importam muito.

Outro detalhe que faz uma enorme diferença é o revestimento com teflon. Material extremamente antiaderente, vale muito a pena. Exige apenas cuidados especiais na hora de lavar, nada de materiais abrasivos, nunca use o lado verde ou azul da bucha ou mesmo sapólio. Estes materiais o danificam.

Panelas de aço inox. São lindas, porém têm alguns pequenos problemas. Primeiro, o inox não é um condutor de calor dos melhores. O alumínio é quatro vezes mais eficiente e o cobre oito. Este problema foi resolvido pela indústria que as fabrica com fundo triplo. Preste atenção em uma delas, observe o fundo. Existe ali um sanduiche de metais. Por dentro da panela, inox, por fora, inox também, mas, entre eles existe uma placa de outro metal. Nas de melhor qualidade cobre, ou alumínio nas mais baratas. Como já disse, cobre é caro. Outro pequeno problema é que grande parte delas tem uma alça para segurar muito pequena. Depois de algum tempo no fogo se torna impossível tocar nelas. Eu pessoalmente acho muito aborrecido calçar uma luva ou pegar um pano cada vez que tento segurar uma panela.

E as panelas de ferro ou de barro? Tem até umas de vidro, já viu?

Este assunto é um pouco longo, retomamos na próxima semana!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por