Nada pessoal. O atentado a bala que deixou agente penitenciário Evaristo ferido há três meses foi um recado ao sistema com alvo escolhido aleatoriamente. Essa deve ser a conclusão do delegado Luiz Fernando Bernardes de Paula, da Divisão de Homicídios. Ainda ontem o policial redigia seu relatório a ser encaminhado ao Fórum Melo Viana nesta sexta-feira, apontando como responsáveis pela tentativa quatro homens já recolhidos à penitenciária.
Autores. Fábio Júnior Sousa teria pilotado a moto que transportava o atirador, Jeferton Romualdo, aparecendo como mentores Fábio Alexandre Garcia e Robson de Natal, segundo o delegado. Investigações levaram Luiz Fernando à conclusão de que foi mais um crime de marginais ligados ao PCC, do qual, diz ele, Robson Natal se autointitula chefe de facção em Uberaba. O agente penitenciário foi encontrado por acaso, embora exista registro também de desentendimentos dele com marginal.
Manda quem pode... Na penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira” é flagrante a liderança exercida por Robson sobre os demais presos, com os quais se reúne durante o chamado “banho de sol”. Uma das determinações do “chefe”, cumprida rigorosamente pelos presos, eliminou a presença do crack no complexo. Considerada droga explosiva do cérebro e devastadora das condições físicas do dependente, o crack foi substituído pela cocaína.
Queixa. Ala do PT está descontente com jovem e conhecido padre que, segundo informações a ela chegada, estaria fazendo pregação contra a presidenciável Dilma Rousseff. Pelo menos um dos descontentes mandou recado ao religioso. Como instituição, a Igreja se mantém neutra na disputa, mas cada um com o seu livre-arbítrio.
Vaidades. Faltou espaço para tanto “chefe” à mesa na hora da entrevista em que a Polícia Civil anunciou a prisão dos assaltantes rodoviários no Triângulo. Se não bastasse, em cada uma das falas era preciso mencionar o “doutor fulano”, o “doutor beltrano”, para evitar “beicinhos”.
Força tarefa. A operação chefiada por Grilo, que culminou na prisão dos assaltantes, foi mais uma demonstração de que a criação de força-tarefa para situações específicas leva a bons resultados, diferentemente da rotina diárias das delegacias e batalhões. Causa estranheza, porém, que, diante dos gravíssimos problemas de segurança pública, isso não ocorra com mais frequência.
Sonegação. Acusadas da sonegação de R$ 75,5 milhões em impostos, dezessete pessoas de cinco empresas de Uberlândia foram formalmente denunciadas à Justiça pelo promotor Genney Randro.
Rebaixado. Coisa rara de se ver: contestado em ação popular, um coronel da PM do Mato Grosso acaba de ser rebaixado a major. Em menos de um ano, Eumar Novacki, ex-secretário de Estado na gestão Blairo Maggi, foi promovido duas vezes (a tenente-coronel e a coronel) por merecimento. A última em votação secreta no Alto Comando da PM. Decisão é de 1ª instância e cabe recurso.
Miséria. Depois dos traumáticos minutos (que pareceram horas) à mercê dos assaltantes, na madrugada de 2ª-feira, passageiros da Nacional Expresso, linha Barra do Garças (MT)/São Paulo, ouviram do motorista – tão vítima quanto eles – o anúncio de que a empresa decidira pagar o café da manhã para todos. Já no Posto Graal, viram o tamanho da cortesia: um pão-de-queijo e café com leite. Antes fosse pão com linguiça.
Imagem. Passa por restauração a belíssima imagem da Medalha Milagrosa, instalada à entrada do santuário. Ela, que já foi bronzeada, tem renovada a pintura em azul e branco, consideradas as cores de Nossa Senhora.
De joelho. Frequentadora do Santuário Medalha Milagrosa corrige: padre Ricardo não exigiu que a comunhão ocorra com os fiéis de joelhos, mas apenas sugeriu. Sugestão objetivou, segundo fonte da Igreja, a deixar à vontade aqueles que quisessem ficar de joelhos, mas se sentiam constrangidos de alguma forma.
Flash. Autoridades policiais vivem se queixando da imprensa, mas quando fazem alguma prisão de destaque, só faltam chamar a BBC de Londres e o Washington Post para o anúncio em coletiva.
Uai. Em Citroën seminovo adquirido em revenda do Guarujá/SP, tenente PM paulista veio a Uberaba e aqui verificou que o veículo apresentava problemas em amortecedor. O oficial procurou a Uberscap e ali descobriu que o equipamento era de um carro Peugeot.
E aí?. Por telefone, a concessionária paulista estranhou o fato, argumentando que o veículo havia sido usado apenas pela Citroën. Na dúvida e por cautela, o tenente Fábio Luiz acionou o 4º Batalhão para deixar o episódio devidamente registrado, entendendo que sua família havia sido colocada em risco durante a viagem.
Decorados. Entram em circulação na 2ª-feira 16 ônibus zero km da Líder, decorados com pontos turísticos de Uberaba em suas laterais. E até dezembro, toda a frota do transporte coletivo na cidade estará adaptada para deficientes físicos.
Oleiros. A partir dos fatos relatados por FALANDO SÉRIO, o deputado Adelmo Carneiro Leão comprou a briga dos oleiros de Conceição e provocou, ontem, reunião com a presidência do IEF mineiro, em BH. “A legislação ambiental deve ser respeitada, mas não se pode ignorar as dificuldades por que passam 400 famílias” – sentenciou o parlamentar, cobrando agilidade na tramitação da documentação de regularização das 60 olarias garimpenses.
Restrição. Sargento da PM passou constrangimento em loja do shopping. Ao tentar obter cartão de desconto das Lojas Americanas, via financeira do grupo Itaú, ouviu sonoro não. Disse-lhe representante da empresa que a negativa resulta da política de crédito do Itaú. Será que a instituição está considerando “miserável” o salário que o Estado paga a um sargento?
Uma e outras. A criação do Partido da Segurança Pública e Cidadania foi discutida em Vitória/ES por lideranças PMs de todo o País.// Reflexos do clube de futebol empresa: o Barueri virou Prudente, o Guaratinguetá agora é Americana e o São Caetano deve deixar o ABC, depois que a Prefeitura retomou a área em que treina e joga.// Impecável o estado de conservação da Transitolândia do 4º Batalhão, destinada à educação das crianças para o trânsito.// Uberaba jurídica está de lut faleceu Helvécio Moreira de Almeida, com passagem pela Prefeitura como vice-prefeito.
“Apenas uma coisa é estável no coração dos ambiciosos: a gana
por novas conquistas, sejam elas amorosas ou materiais.”
(Renato Modesto/Espírito Amadeu)