Arbitragem inteiramente feminina escalada para o jogo decisivo do Campeonato Mineiro da 2ª Divisão preocupa diretores do USC. Não por causa do gênero, mas no entendimento de que a partida em Divinópolis será “pegada”. E, que, dependendo do placar, poderá apresentar situações complicadas no aspecto disciplinar.
Pra vencer
“Vamos a Divinópolis para vencer, e tudo que não queremos são incidentes dentro de campo” – afirmou um deles, certo de que, completo, “o USC tem bola suficiente” para reverter o resultado do último domingo.
Qualidade
Ainda nesta 4ª feira é possível que o USC envie correspondência à Federação Mineira de Futebol manifestando as suas preocupações. Embora reconheça a qualidade técnica das árbitras escaladas. Duas do quarteto, a principal, Francielly Fernanda, e a 4ª árbitra, Andreza Helena, são dos quadros da FIFA.
Incidente
O que seria um simples incidente ganhou proporções piores no saguão de entrada do quartel da Guarda Civil. Equipe do canil da GCM estava de passagem por lá e um dos cães adestrados, não está bem claro o motivo, mordeu um dos guardas que se encontravam no prédio da antiga Estação da Mogiana.
Reação
Guarda Civil feminina também presente teria reagido de forma desproporcional ao incidente, apontando a pistola que portava para o cão e, eventualmente, para o adestrador que o conduzia. Um bate boca foi iniciado e a guarda teria sido então desarmada a contragosto por dois ex-comandantes.
Sindicância
A Secretaria de Defesa Social, à qual a GCM está subordinada, instaurou sindicância para apurar o incidente. E “sendo configurada a infração disciplinar, será instaurado o Processo Administrativo Disciplinar, que tramitará na Controladoria Geral” – explicou a controladora Júnia Cecílio.
Denunciado
Vereador eleito Thiago Mariscal responderá na 3ª Vara Criminal a acusação de ter praticado crime previsto no Estatuto da Pessoa Idosa. A representação à Polícia Civil contra ele, pedindo a instauração de inquérito, foi feita pela vítima, Marcelo Palmério. E coube ao delegado Luís Fernando apurar o que havia sido relatado, concluindo pelo indiciamento de Mariscal.
Prazo de defesa
Na última sexta-feira, o titular da 3ª Vara Criminal acolheu a denúncia formalizada pela promotora Carolina Marques e deu 10 dias de prazo para Mariscal responder à acusação. Segundo os advogados de Marcelo Palmério, Gilberto Ferreira, Victória Magalhães e Diogo Hemmer, o empresário sentiu-se ofendido em vídeos feitos pelo por Thiago para as redes sociais, e nos quais constam expressões depreciativas como “coronel” e até acusação de crime em que houve absolvição.
O super
Secretário de Administração desconhece rumores de que uma secretaria seria criada com a reforma administrativa na Prefeitura para transformar Celso Neto em um supersecretário. Belzinho confirma a existência de estudos para a reforma, mas garante não ter recebido qualquer orientação da prefeita nesse sentido.
Estudos
Acrescenta o titular da SAD que estão em curso os estudos preliminares da reforma administrativa, feitos por uma comissão e com a participação da Controladoria Geral do Município. Um esboço será entregue à chefe do Executivo no dia 13, observando-se rigorosamente o que dispõe a Lei de Responsabilidade Fiscal quanto às despesas.
Muito além
Belzinho detalha que o estudo vai muito além de sugestões para mudança de nomes de secretarias ou desmembramento. “Estudo dará à prefeita um conjunto de alternativas para a segura tomada de decisões, inclusive com a indicação de leis que eventualmente necessitem ser alteradas” – disse.
Integridade
O trabalho que vem sendo feito a muitas mãos, com a indispensável participação de experientes servidores de carreira, inclui o Programa de Integridade da Prefeitura. Mas, sugere também a contratação de uma assessoria especializada em reforma administrativa.
Figurão
Ex-deputado Eduardo Cunha estará em Uberaba neste fim de semana para encontros políticos. Entre uma reunião e outra, ele tomará um café com o CEO do USC, Rodrigão Alcino, por iniciativa do político.
Pá de cal
STF decide, diante da insistência recursal do Ministério Público Federal, que nada existe de ilegal na existência de crucifixo, imagens e outros símbolos religiosos em prédios públicos. Os votos contra a pretensão já são suficientes para rejeitar o recurso, mas a votação somente estaria encerrada nesta terça-feira.
Narcisismo
Alguns gestores se consideram “deuses”, mas nem por isso existe ação proibindo os seus retratos em órgãos públicos (contém ironia).
Só faltava...
Em delito com características de ter havido informação privilegiada, dois ladrões levaram um caminhão baú colocado a serviço da Secretaria de Saúde. Crime ocorreu na madrugada do dia 19, semana passada, e, ainda nesta terça-feira (26), era desconhecida a identidade dos autores.
Coincidência!?
O veículo havia acabado de sair da oficina da Prefeitura, onde teria recebido reparos de aproximadamente R$ 25 mil, e estava com o tanque de combustível cheio. Os ladrões não tiveram a menor dificuldade em arrombar portão eletrônico da antiga AISP Centro, onde estava estacionado o veículo, e sair de lá com ele.
Evitando câmeras
Os ladrões também conseguiram evitar as ruas com câmeras do Cidade Segura, pois o sistema não registrou a passagem do caminhão por nenhuma delas. Serviço de Inteligência da GCM e a Polícia Civil tentam chegar aos criminosos.
Vigilância
O prédio em que funcionou a AISP não tem vigilância e “a segurança” das instalações da SMS, que fica ao lado, era feita por uma vigia, naturalmente desarmada, mesmo sabendo-se a importância de documentos, processos administrativos e licitatórios armazenados ali.
Nada feito
Completando um ano de contrato em outubro, a UNIMED postulou reajuste nos valores do plano contratado pela Prefeitura para os servidores. Negociador pelo município, o secretário diz que o índice (não revelado) não foi aceito pela administração e os entendimentos prosseguem.
Rolando
Regulamentação da lei das funerárias, aprovada pela Câmara em agosto de 2023, ficará mesmo para 2025. Segundo o secretário Beethoven Oliveira, da SeGov, o documento ainda tramita por algumas secretarias.
Constrangimento
Por falta de médico – à exceção de um dia por semana – servidores municipais têm se sentido constrangidos ao procurarem a Casa do Servidor em casos de afastamento por doença. Tem havido desencontros entre a data do término de licença e o da passagem pelo médico do Trabalho, fazendo com que o servidor seja ouvido por colegas sobre os seus problemas para uma resposta posterior.
Momentâneo
Informou a SAD que a falta de médico na Casa do Servidor é temporário, resultando do afastamento de profissionais por questão de saúde e de férias regulamentares.
Protocolo de vagas
Instabilidades e a necessidade de uma revisão no sistema informatizado do Protocolo de Vagas para a educação infantil levaram a SEMED a suspender o procedimento. A revisão está sendo feita pela CODIUB e a expectativa, segundo o assessor de Comunicação da secretaria, é que o sistema volte ao ar ainda esta semana.
Sem prejuízos
Diante da inquietação dos pais, a SEMED esclarece que não haverá prejuízos para a meninada de até 5 anos de idade. Trata-se de um pré-cadastro e não há previsão de data para o encerramento do protocolo.