Fahim é abandonado
Governo e PSDB/MG fecharam questão quanto a Fahim Sawan, depois de ter concedido 24h para que o uberabense pensasse na sugestão para que retirasse sua candidatura a prefeito. “Ele fará campanha sem o apoio do PSDB mineiro e do Governo do Estado” – sentenciou o deputado Marcus Pestana, assegurando que “Fahim está ciente disso, pois eu mesmo disse a ele, depois de aguardar sua manifestação por 24h” (contadas a partir de terça-feira). “O que virá será por conta e risco dele [Fahim] – acrescentou.
Coração partido
O presidente do PSDB/MG jura ter tomado a decisão de isolar Fahim “de coração partido, pois ele é meu amigo e estive em outras campanhas dele, inclusive com gravação de depoimento na última”. A verdade, afiançou Marcus Pestana, é que a candidatura de Fahim não está inserida no projeto Aécio Neves (para presidente), diferentemente de Lerin (PSB). “A decisão está tomada e o próprio governador dirá isso aos uberabenses quando estiver aí no sábado (para a convenção do PSB)” – frisou.
Recuo
Há duas semanas, o ex-vereador Gilberto Caixeta disse que o secretário/deputado Narcio Rodrigues “está com Fahim”. Ontem, perguntado sobre o papel do “tucano de alta plumagem” no episódio, Pestana garantiu que o próprio Narcio falou com Fahim, no início da semana, alinhado com a posição do Governo e do partido. Ou seja: Narcio é Aécio, que optou por Lerin e, consequentemente, o secretário embarca junto.
Crimes
Crimes comuns praticados por prefeitos e vereadores, em prejuízo do patrimônio público, passarão a integrar o Código Penal. Muitos deles enquadrados como crime de peculato ou contra as finanças públicas. Os chamados crimes de responsabilidade permanecerão regidos por legislação específica já existente (lei 201/67). No grupo está, por exemplo, o prefeito deixar de prestar contas à Câmara de Vereadores ou ao Tribunal de Contas.
Também isolada
E quem também está isolada no processo eleitoral é a ex-vereadora Marilda. Seu isolamento dentro do PT começou com a renovação do Diretório Municipal. Mesmo sendo a liderança mais popular do PT, ela (e seus correligionários) foi alijada do grupo. No sábado, Marilda foi procurada por Adelmo, que, segundo pessoa do relacionamento da ex-vereadora, cobrava explicações sobre notícia veiculada na imprensa de que ela (Marilda) ficaria distante da campanha de prefeito. As relações entre os dois não são as melhores.
Condenação
A Tim Celular terá de depositar R$400 mil para o Fundo Estadual de Defesa do Consumidor por condenação do Tribunal de Justiça. O Ministério Público acionou judicialmente a operadora de telefonia, acusada de promover venda casa ao impor a aquisição de aparelho aos consumidores interessados nos planos “Tim Fixo Pré” ou “Tim Fixo Pós”. Em Uberaba são inúmeras as queixas contra a Tim registradas pelo Procon.
Porte de arma
Boa notícia para os agentes penitenciários: a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou projeto do deputado Jair Bolsonaro concedendo a esses profissionais o direito de portar arma de fogo fora do serviço. Pelo Brasil afora, inclusive em Uberaba, agentes penitenciários têm sido alvos de ameaças e até mesmo de ataques por parte de marginais que tiveram interesses contrariados por eles enquanto presos.
Polícia devolve papagaio
A Polícia Ambiental e o Ibama terão de devolver papagaio apreendido em Delta. A determinação é do juiz federal Osmar Vaz de Melo, acolhendo ação assinada pelo advogado/professor Eduardo Augusto Jardim, do Núcleo de Práticas Jurídicas da Uniube, em nome de Vanderlúcia Mendes dos Santos. Apreensão do “bichinho” ocorreu em Delta em julho do ano passado e ainda gerou multa de R$5 mil à mulher. Papagaio estava com a família desde o nascimento há 25 anos, e bem tratado. É da família. Agora é saber onde o “louro” está, e com quem.
Sujou
Principal adversário do petista Gilmar Machado na disputa pela Prefeitura de Uberlândia recebeu um “soco no queixo”. O deputado Luiz Humberto Carneiro (PSDB) – apoiado pelo prefeito Odelmo Carneiro – figura, como presidente da Calu, nos anos 90, em lista de contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União, enviada ao Tribunal Superior Eleitoral. Pode até não dar em nada, mas o “prefeitável” terá de correr atrás do prejuízo.
Ingerência
Nunca, em eleição alguma, Belo Horizonte – principalmente – e Brasília interferiram tanto em Uberaba. Os partidos “nanicos” estão obrigados a rezar pela cartilha dos “caciques” (mesmo pagando contribuições mensais e anuais) e os chamados grandes estão a reboque dos chamados “projetos nacionais” – como o de Aécio, no PSDB. O “samba do crioulo doido” evidencia também a fragilidade das lideranças locais na hora da decisão.
Uma e outras
Por mais de 40 minutos, Luiz Guaritá e o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia – “cacique” do PSB – conversaram ao telefone, terça-feira. Na pauta, a política em Uberaba.// Ontem, o ex-prefeito fez o mesmo com o deputado Carlos Meles, do DEM.// Aécio e turma abraçam a candidatura de Lerin não pelo deputado, mas de olho no seu partido, o PSB, para o projeto 2014. Nada a ver com Uberaba diretamente.// A AGS (praça do Uberabão) é academia de resultados para quem que ter qualidade de vida.// Piau fez movimentações estratégicas ontem em Uberaba.
“O que temos de fazer é instruir, e não proibir.”
(Sócrates, o filósofo)