FALANDO SÉRIO

“Quem fala pela PF é ela mesma” – afirma delegado à Prefeitura

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 13/04/2023 às 19:53Atualizado em 14/04/2023 às 20:14
Compartilhar

Chefe da PF não avalizou a plano de segurança (Foto/Jairo Chagas)

Chefe da PF não avalizou a plano de segurança (Foto/Jairo Chagas)

Nem tudo foi calmaria na reunião feita no Gabinete para que Prefeitura e órgãos de segurança pública discutissem eventuais medidas a serem adotadas em torno das escolas municipais e estaduais. O chefe da PF teria se manifestado contra o planejamento que já estava feito.

De fora
E feito sem a participação da PF, pois ele teria sido convidado para a reunião de 2ª feira somente por volta das 20h do domingo. Os demais órgãos já tinham um plano de ação (o envio de viaturas para as portas dos estabelecimentos de ensino).

Discordância
Ainda de acordo com um dos participantes do encontro, o delegado Mário Veloso teria chegado a dizer que assunto de tamanha gravidade não poderia ter decisões tomadas em reunião de apenas 1h30. Para ele, deveria ter sido constituída uma comissão, pois são diferentes órgãos.

Prevenção
O policial ainda teria discorrido sobre a falta de prevenção, citando que, dos vinte e dois registros de atentados em escolas no País a partir de 2002, onze teriam ocorrido de 2022 para cá.

Quem fala
Além da discordância, Veloso teria deixado claro que quem fala pela Polícia Federal é a PF, diante do anúncio do vereador Marão de que a prefeita daria entrevista à TV, ao vivo, e diria que a PF e a PC ficariam encarregadas das investigações.

Intervenção
De acordo com o informante, ao ouvir a afirmação do delegado federal, a prefeita teria contra-argumentado que a PF estava na reunião. De fato estava, não teria dado o seu aval ao planejado, mas foi citada no release da SeCom.

No aguardo
A coluna tentou falar com o delegado Mário Veloso, que não atendeu nem deu retorno.

Aumento
Na comparação com 2022, a folha de pagamento da Prefeitura crescerá 11,86% este ano com a aprovação de reajustes resultantes dos novos planos de carreira e correção salarial geral submetida à Câmara de Vereadores.

Salto
Esses 11,86% representarão um acréscimo de quase R$ 76 milhões nas despesas com pessoal, que chegarão a R$ 683 milhões 217 mil 374 em 2023. Os valores decorrentes dos cargos criados recentemente na SAD, indenizações com demitidos e salários de recém-nomeados não constam do levantamento.

Limite
Com isso, o comprometimento da receita corrente líquida passará de 36,23% em 2022 para 40,53% este ano, encurtando pouco mais de quatro pontos percentuais na diferença entre a despesa real e o limite permitido em lei federal (54%).

Abusador
Condenado a 10 anos de reclusão em regime fechado o homem que foi preso em flagrante em janeiro deste ano, depois de ter feito sexo e praticado outros atos libidinosos, sem consentimento, com menino de apenas 13 anos.

Em hotel
A sentença é do juiz da 3ª Vara Criminal. Nela é narrado que o crime ocorreu em hotel/pensão da avenida Barão do Rio Branco. O Ministério Público pediu a condenação do abusador e a defesa queria a absolvição.

Deficiência
A vítima possui deficiência intelectual e comorbidade com déficit de atenção e, segundo o que ficou apurado, ainda foi agredida com tapas no rosto, de forma humilhante, durante a prática dos abusos. 

Violência
Na sentença, o titular da 3ª Vara deixou claro que, havendo ou não consentimento da vítima, isso não alteraria os fatos. É absoluta a presunção de violência nos crimes de estupro praticados contra menores de 14 anos.

Confissão
O condenado fez confissão espontânea do crime. E a ele o magistrado negou o direito de recorrer em liberdade (já estava preso preventivamente).

Fecha o cerco
Sessão de 4ª feira no Legislativo sinalizou que dificilmente, a partir de agora, Túlio Micheli ficará sem resposta de integrantes da bancada situacionista sempre que criticar o Executivo. O ocorrido deixou a sensação de que é só o começo.

Munição
E Túlio ainda forneceu a “munição” para Eloísio falar que foi vítima de um ato discriminatório da parte do colega, que o pulou ao distribuir para os vereadores cópia de um projeto de sua autoria. Consequência de outro enfrentamento que tiveram, mas agora levado para o campo do preconceito.

Absolvição
Depois de quinze anos de muitos embates jurídicos, o ex-prefeito Marcos Montes foi absolvido pelo Tribunal de Justiça pela contratação por inelegibilidade de licitação a Adebrac, agência de desenvolvimento que atuava principalmente no Triângulo Mineiro, onde nasceu.

Na garupa
Foi igualmente absolvido na ação civil pública o então procurador-geral do município, advogado Paulo Salge, por pareceres existentes no processo de contratação da agência. Considerado um dos grandes especialistas mineiros em Direito Administrativo, Paulo Salge fez a defesa dos dois.

Sem prejuízo
A Corte acatou por 3x0 votos a defesa defensiva do advogado Paulo Salge de que os serviços contratados à Adebrac foram efetivamente prestados, não houve prejuízos ao erário e os atos foram praticados de boa-fé.

Funerárias
Uberaba poderá ter no máximo seis (uma por 50 mil hab) ou sete funerárias (dependendo do censo) de acordo com o PL enviado pelo Executivo ao Legislativo. O objetivo é a regulamentação dos serviços, assumida em TAC celebrado com o Ministério Público.

Onerosa
Depois da aprovação do projeto pela Câmara de Vereadores será produzido o edital de concorrência. A outorga será onerosa, com base no valor proposto pela proposta vencedora.

Pois é!
Não só a Secretaria de Fazenda está enfrentando problemas com a empresa de informática contratada pela Prefeitura. Agora surgem denúncias de que o sistema em implantação não está “conversando” com o de bancos quando o tema é empréstimo consignado.

Ocupando espaço 
Eleita deputada por Uberlândia, a ex-vereadora Dandara (PT) volta a Uberaba no fim de semana para mais um encontro com populares, organizado por seus apoiadores. Será às 10h de domingo, no Sindicato dos Bancários.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por